Páginas

6 de junho de 2019

Técnicos da extensão rural visitam Câmara Municipal de Altaneira

Técnicos da Ematerce na galeria da Câmara de Altaneira (Foto: Felipe Lima)
Técnicos, veterinários e agrônomos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (05/06).

O coordenador da Ematerce local, Joaquim Rodrigues, utilizou a tribuna para apresentar as ações desenvolvidas em atendimento aos produtores rurais de Altaneira, iniciando pelo histórico da Ematerce, bem como sua missão, visão e valores, enfatizando o seu público alvo.

Joaquim ressaltou que o agricultor familiar é o público alvo das ações de assistência técnica, sobre os programas desenvolvidos cita o programa hora de plantar bem como outras ações que distribui sementes selecionadas para o agricultor familiar realizar o seu plantio, e que para a safra de 2019 e 2020 foram cadastrados no município e na zona rural em torno de 550 agricultores e que governo do estado juntamente com a secretaria do desenvolvimento agrário estão organizando a licitação para aquisição dessas sementes.

Sobre o programa garantia safra, Joaquim ressaltou que compete ao gestor público e que é realizado através de parcerias, e que para o enquadramento no programa e preciso se enquadrar a pouco mais de 17 critérios, atua em parceria com a ADAGRI (Agencia de Defesa Agropecuária) em diversos serviços pré definidos fazendo com o que os agricultores não se desloquem constantemente a outros municípios, cita algumas culturas importantes para o desenvolvimento do município como, a cultura do milho, feijão entre outras e que foram distribuídos inseticidas naturais para o controle de pragas na cultura do milho, fala sobre a revitalização da cultura da mandioca em parceria com o município de Altaneira bem como sua importância para a economia local e geração de renda.

Joaquim falou sobre a revitalização da palma forrageira para os pecuaristas do município, e o sorgo forrageiro onde no momento são atendidos cinco agricultores com semente distribuída pelo programa hora de plantar.

Acrescentou que a Ematerce tem várias unidades demonstrativas como base para o desenvolvimento do seu trabalho e citou que foram distribuídas mudas nativas no município.

Lembrou que a Ematerce acompanha e orienta os agricultores do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), fala sobre as DAPs (Declaração de aptidão ao Pronaf), bem como o programa de cisternas e Projeto Dom Helder. Finalizou falando alguns dados de acompanhamento e assistência aos agricultores de base familiar.

Além dos técnicos, veterinários e agrônomos da Empresa, a Sessão foi prestigiada pelo Gerente Regional da Ematerce, Francisco Lóssio, que elogiou a iniciativa do Coordenador local e que o exemplo deve ser seguido pelos demais municípios.

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira é transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.