Páginas

3 de outubro de 2019

Benigna de Santana do Cariri será a primeira Beata cearense


O Papa Francisco aprovou a beatificação da Menina Benigna. Nascida em 1928 na vizinha cidade de Santana do Cariri, ela será a primeira Beata do Estado do Ceará.

O anúncio foi feito oficialmente pelo bispo Dom Gilberto Pastana, em entrevista na Rádio Educadora do Cariri na manhã de hoje (03/10). De acordo com a Diocese, um documento vindo do Vaticano será lido durante missa de beatificação, que não tem data confirmada, mas acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato.

O portal Vaticano News informou que Papa Francisco recebeu em audiência ontem (02/10) o Cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, autorizou a Congregação a promulgar os Decretos concernentes a cinco novos Beatos para a Igreja, dentre eles a Menina Benigna.

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 em Santana do Cariri, e é considera a “heroína da castidade”. A jovem foi assassinada aos treze anos, após se defender de uma tentativa de estupro. O crime aconteceu em 24 de outubro de 1941, cometido por um jovem chamado Raul Alves.

Segundo os relatos históricos, a Menina se recusou a ter relações sexuais com ele, que enfurecido, a golpeou com um facão. Ela morreu sendo considera mártir, por lutar pela sua castidade. Após a morte da garota, visitas constantes ao túmulo começaram a serem feitas pela população do município. Muitos faziam promessas e tinham seus pedidos alcançados.

Desde então, a fé e devoção a Benigna foi aumentando, até o surgimento da Romaria, que já está em sua 16ª edição.

A Romaria da Menina Benigna entrou neste ano para o calendário de eventos oficiais do Ceará. As festividades acontecem dos dias 15 a 24 de outubro. A data é em alusão ao aniversário de nascimento e morte da jovem.

A notícia da beatificação da Menina Benigna foi noticiada na manhã de hoje em todos os principais portais da grande mídia nacional.

Clique aqui e leia a história da Menina Benigna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.