Páginas

15 de outubro de 2019

Câmara Municipal de Assaré restaura fachada original de sua sede

Fachada a Câmara Municipal de Assaré (Foto: Divulgação/Facebook)
O verde com o branco gelo trouxe de volta os detalhes da fachada original do prédio que abriga a Câmara Municipal de Assaré. A Casa do Povo, que recebe o nome do ex-vereador Raimundo Mendes Rats, passou por uma ampla reforma na atual gestão do Legislativo do vizinho município.

O prédio, construído entre os anos 1935 e 1943, pertenceu a antiga União Operária Assareense, entidade que desapareceu com o tempo, mas teve um papel importante no desenvolvimento do Município nas décadas de 1930/40 e 50. O prédio passou a ser a sede do Poder Legislativo no final da década de 1980. 

O presidente da Câmara Municipal de Assaré, vereador Anísio David ressaltou que que a fachada não ficou totalmente original, porque não teve como fechar a entrada principal da sede e voltar a porta original no encontro das paredes. 

A porta larga foi aberta em reforma passada. Se fosse hoje, eu não faria aquilo. Mas, ficou muito bonito. A cidade precisa preservar a sua história através dos prédios construídos no passado, pela boa vontade dos seus proprietários, que contribuíram com a bela imagem da cidade pelas linhas arquitetônicas das edificações”, comentou o vereador Anísio.

O presidente disse ainda que “O prédio da União, como era chamado o imóvel tem história, pois, além de abrigar a entidade, era ele o auditório da cidade, requisitado pelo órgãos públicos e outras entidades para reuniões e ainda era uma espécie de clube dançante, nele ocorriam as festas glamorosas da cidade”.

Anísio David informou ainda que além da restauração da fechada do prédio, deixando legível a sua beleza e imponência na paisagem urbana da cidade, também realizou uma reforma interna  e restaurou os móveis, disse que ainda fazer outros serviços, mas sem mexer com a originalidade do imóvel.

Com informações portal Assaré News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.