Páginas

27 de dezembro de 2019

O que será do amanhã? por Henrique Araújo


Não é uma pergunta retórica. O amanhã nunca esteve tão em falta. Vivemos o déficit de expectativa, talvez de esperança, essa palavra já destituída de sentido. Admitir-se esperançoso é como supor a existência de fadas ou criaturas maravilhosas. Crer na melhora é de pouca valia nestes dias, e, no entanto, a interrogação persiste: o que será de 2020? Quem ou quê nos espera na virada do ano?

Boa parte de 2019 consumiu-se na peleja com uma língua que traduzisse todo o estupor e incredulidade. Os fatos desafiaram o léxico e a gramática, que se mostraram sempre insuficientes para descrever o real. Tentamos (eu tentei) escrever sempre de modo abarcar numa visada a agonia do momento, vendo no político a emergência das forças que se refletem na coletividade, ou dela parte para se inscrever na vida de cada um de nós.

Mas é possível que a política nunca tenha sido tão movediça quanto agora. Daí a relativização da realidade e do que a sustenta, daquilo que lhe serve de arcabouço: o fato. Antes incontroverso, foi alvo de contorcionismo, servindo a argumentações de toda sorte, torcido no debate e ofertado ao gosto da audiência.

Eu diria que, em 2019, a verdade, essa verdade factual, verificável e compartilhável, foi subtraída do debate público. Importou mais quem dizia do que o que se disse. E isso é resultado direto de um ambiente no qual os personagens exercem poder excessivo, impondo-se como fonte de onde emana não essa verdade científica, mas a versão.

Este foi sem dúvida um ano repleto de versões: a de que o óleo que invadiu o Nordeste era venezuelano, de que a precarização do trabalho gera empregos, de que as universidades produzem drogas e que os professores se valem de sua influência para perverterem seus alunos, ensinando-lhes a baderna. 

A seu modo, os agentes públicos demonstraram-se incapazes de lidar com o dissenso, apelando sempre a meias verdades ou mentiras inteiras, criando fabulações a fim de justificar o que subjazia às suas teses. Foi assim em praticamente todas as áreas do governo: da economia às ciências, da cultura ao meio ambiente. Nelas prevaleceu a versão, a gambiarra, o engodo.

Para 2020, então, espero que tenhamos todos a capacidade de encontrar sempre a melhor expressão para falar o que trazemos de mais precioso. Afinal, não é o falseamento que vence ao final, mas essa verdade de que apenas a palavra íntima está imbuída.

Publicado originalmente no O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.