Páginas

4 de fevereiro de 2020

A volta da Câmara Municipal e as eleições

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
O competente Carlos Mazza do jornal O Povo lembrou em artigo, republicado aqui, que fevereiro é o único mês do calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sem qualquer atividade relacionada às eleições municipais, mas que o tema deve movimentar os parlamentares na Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza. Não será diferente na Câmara Municipal de Altaneira que volta aos trabalhos amanhã (05/02).  

Carlos Mazza lembra também que no "calendário próprio" da política real, a partir de 5 de março, está prevista uma janela de 30 dias onde vereadores poderão trocar livremente de partidos para a disputa, pauta que deve dominar os bastidores da política até o início de abril.

Movimentação nesse sentido deve ser intensa em Altaneira, não só por conta do fim das coligações proporcionais para a eleição deste ano, mas pela salada de letras que forma a atual base de apoio ao prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT), que conta em seu partido apenas a vereadora Silvana.

Devaldo Nogueira é filiado ao MDB, Alice Gonçalves é do PRB e Zuleide Ferreira é do PSDB e ainda tem o suplente Genival Ponciano que é filiado ao PTB. A tendência é o prefeito organizar os parlamentares em dois partidos, já que é praticamente impossível mantê-los todos no PT.

A situação não é muito diferente nos grupos de oposição que é formado pelos partidos PDT, PSD, Podemos e Solidariedade. O Podemos já definiu que lançará candidatos a vereador e estuda a possibilidade de uma terceira via para prefeito.

Os lideres do PDT, PSD e Solidariedade defendem a união do grupo em torno de um só projeto, mas ainda não definiram os candidatos, mas a reunião realizada na vizinha cidade de Nova Olinda motivou diversas postagens nas redes sociais, com repercussão na mídia regional.

Também chamou a atenção um texto apócrifo que batizou o ato dos grupos de “Reunião dos Ex”, onde relaciona os participantes da reunião do grupo de oposição com prefixo “ex”, inclusive para alguns que ainda exercem mandatos e acrescenta palavras e adjetivos pejorativos as lideranças.

O texto foi compartilhado nos grupos de WhtasApp, inclusive com elogios de pessoas ligadas ao Governo Municipal, inclusive em áudio direcionado ao blogueiro Junior Carvalho a secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, faz referencia a lista, também de forma pejorativa.

O texto ataca os ex-prefeitos João Ivan, Antonio Dorival e Delvamberto Soares, aponta como “ex” o vice-prefeito Charles Leite, os vereadores Antonio Leite, Cier Bastos, Flávio Correia, Valmir Brasil e o presidente da Casa Professor Adeilton. Sobrou até para este blogueiro, que apesar de não participar da reunião foi taxado de “renomado adivogado frustado” (SIC).

O texto é um prenúncio de uma campanha de baixo nível por aqueles que defendem o prefeito e com certeza será um dos temas dos discursos de amanhã, ao longo do próximo semestre os vereadores de oposição devem intensificar as denúncias de desvios de recursos públicos e concluir a CPI atualmente em funcionamento e devem usar a Tribuna da Casa para reforçar a tese da importância do Legislativo independente.

O presidente da Câmara, vereador Professor Adeilton, já compartilhou nas redes sociais convite para que os altaneirenses acompanhem a sessão de abertura dos trabalhos legislativos.

Por outro lado, ainda não é certo se o prefeito municipal apresentará a Mensagem de abertura dos trabalhos com a prestação de contas do ano de 2019 e os projetos e propostas para 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.