Páginas

6 de fevereiro de 2020

Câmara Municipal de Altaneira inicia os trabalhos do último ano da Legislatura

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira na abertura dos trabalhos de 2020 (Foto: Felipe Lima)
Realizou-se na manhã de ontem (05/02) a primeira Sessão Ordinária do último ano da atual Legislatura. Na abertura dos trabalhos o Presidente da Câmara, vereador Professor Adeilton (PSD) desejou bom retorno aos parlamentares, conclamou a todos para continuar lutando em defesa da municipalidade e do interesse da coletividade e registrou a ausência do vereador Flávio Correia que se encontra em tratamento de saúde.

No expediente foram apresentados os projetos de leis de reajuste dos servidores municipais e profissionais do Magistério, uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica, alterando o recesso da Casa e ofícios e mensagens do Poder Executivo.

O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) participou da abertura dos trabalhos legislativos, mas não foi informado se apresentou a tradicional Mensagem de inicio do ano ou apenas discursou na Tribuna da Casa.

A vereadora Zuleide Ferreira (PSDB) foi a primeira a discursar, falou dos benefícios da mudança da folha dos servidores para o Bradesco e cobrou melhorias no atendimento, parabenizou a comunidade da Serra do Valério pela aquisição de um trator e agradeceu ao governo municipal pela “sensibilidade de não precisar ser cobrado esses reajustes”.

A vereadora tucana cobrou ainda que seja colocado em pauta um projeto que existe na casa desde a Legislatura anterior que trata da gratificação dos gestores municipais e outro projeto que solicita autorização para contratação de enfermeiros, pediu também a compreensão do relator da comissão para que possa colocar essas duas matérias em pauta.

A vereadora Silvania Andrade (PT) também parabenizou os gestores municipais  “pelo trabalho que eles vêm fazendo pelo povo” e o presidente da associação da Serra do Valério “pelo trator recebido”. A vereadora petista ainda pediu “para que todos se unissem para o bem do povo”.

O primeiro discurso do ano do vereador Antonio Leite (PDT) foi de críticas a gestão da saúde registrando que houve casos de pessoas se obrigar a fazer ”vaquinhas” para arrecadar dinheiro para a realização de exames, ausências de médicos para realização de pré-natal e dos profissionais da fisioterapia.

Antonio Leite criticou ainda a não implementação do programa de arações de terras e lamentou que o trator adquirido pela comunidade da Serra do Valério não venho equipado com os implementos necessários para a aração de terras.

Já o vereador Cier Basto (PDT) criticou o discurso de “união” dos governistas, alegando que “que é preciso sim ter união, mas que comece do Executivo e que vise buscar o melhor para o povo e não trabalhar com mentiras”. Cier parabenizou a comunidade da Serra do Valério pela aquisição do trator e também criticou a interrupção do programa de aração de terras.

A vereadora Alice Gonçalves parabenizou o prefeito pelo reajuste dos professores e pela maneira que sempre chega à casa, “com humildade, pedindo ajuda de todos os vereadores para poder trabalhar e que isso é uma coisa louvável”.

O vereador Valmir Brasil (PDT) pediu mais atenção com a questão da iluminação pública, lembrando que “se paga uma taxa e quando há cobrança é porque realmente está precisando”.

Por sua vez o vereador Devaldo Nogueira lembrou que “passou por um momento difícil e voltar é uma satisfação muito grande, de humildade e agradecimento”, parabenizou associação da Serra do Valério, mas lembrou de que “o difícil não é a aquisição desse bem, difícil é a manutenção dele”.

O Presidente da Casa vereador Professor Adeilton iniciou registrando que o deputado Idilvan tem dado um grande exemplo para a política nacional, registrou a realização do Desafio Terras no Sítio Poças no último domingo (26/01) que contou com a participação de 90 ciclistas de todas as regiões do estado do Ceará e três pernambucanos e os organizadores. 

O presidente também parabenizou a associação da Serra do Valério pela aquisição do trator e lamentou que alguns se aproveitaram do momento para “tirarem proveito político partidário” e que durante a carreata estavam reproduzindo músicas de campanha.

“Devemos valorizar as contribuições de cada um, porém, respeitando as devidas proporções, não é correto deixar o empenho da diretoria da associação em terceiro plano e acompanhar a autopromoção de políticos em cima de conquistas associativistas”, disse o presidente Adeilton.

Na Ordem do dia foi aprovado um Requerimento de autoria do vereador Antônio Leite, requerendo providências na desobstrução de bueiros da passagem molhada do Sítio Valério para propiciar o escoamento natural das águas das chuvas, bem como não causar danos aos agricultores que efetuam plantio nas imediações. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Ao encerrar a Sessão o presidente desejou, mais uma vez, bom retorno, um ano cheio de bom trabalho em defesa dos interesses da municipalidade e desejou uma boa recuperação ao Vereador Flávio, que possa já na próxima sessão retornar a Casa Legislativa.

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira é transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.