Páginas

10 de fevereiro de 2020

Democracia em Vertigem perdeu para filme ainda mais à esquerda

Equipe de "Democracia em vertigem" faz protesto em cerimônia do Oscar Foto: Reprodução Twitter
O brasileiro Democracia em Vertigem perdeu o Oscar de Melhor Documentário para uma produção Netflix em parceria com produtora do casal Barack Obama e Michelle Obama que aborda sindicalismo e questões trabalhistas. Indústria Americana mostra a reativação de uma antiga fábrica da General Motors numa periferia de Ohio, pela empresa chinesa Fuyao, em 2014. 



No discurso de agradecimento, a cineasta Julia Reichert fez alusão ao lema do Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friederich Engels. "Os trabalhadores têm cada vez mais dificuldade hoje em dia, e acreditamos que as coisas vão melhorar quando os trabalhadores do mundo se unirem", disse, em referência a "Trabalhadores do mundo, uni-vos".

Indústria Americana mostra a realidade cotidiana de uma empresa onde trabalhadores americanos e chineses trabalham lado a lado. Aborda as diferentes noções sobre trabalho. Os chineses são motivados por um senso de missão coletiva. É também alimentado o nacionalismo e o antagonismo entre as duas nacionalidades. O documentário também mostra como, em nome da velocidade e eficiência, a empresa chinesa acaba descumprindo procedimentos de segurança.

A questão sindical tem papel central na obra. A empresa chega a contratar um consultor para evitar que os operários se sindicalizem.

A derrota de Democracia em Vertigem foi comemorada por conservadores brasileiros, mas venceu um filme que tem temáticas até mais à esquerda.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.