Páginas

1 de fevereiro de 2020

Pré-estação registra chuvas 11% acima da média no Ceará


Hoje tem início a estação chuvosa no Ceará. A pré-estação, que terminou ontem (31/01) registrou chuvas 11% acima da média histórica para o período. Conforme balanço preliminar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas acumuladas nos meses de dezembro e janeiro somaram 144,6 milímetros (mm) em relação à normal do bimestre, que é de 130,3 mm. 

Na pré-estação chuvosa anterior, o saldo de precipitações observado no Estado foi bem mais significativo. Foram 197,8 mm registrados entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, o equivalente a 51,8% acima da média do período.

Para a quadra chuvosa de 2020, o prognóstico da Funceme, divulgado no último dia 21, é de 45% de probabilidade de chuvas acima da média para os três primeiros meses (fevereiro, março e abril). Também são 35% de chances para a categoria em torno da normal e 20% para a categoria abaixo da normal para o trimestre. Em 2019, o quadrimestre chuvoso finalizou com 676,3 mm, índice considerado dentro da média. Em 2018, primeiro ano após os seis anos de estiagem enfrentados pelo Estado, o registro também foi considerado dentro da média (581,4 mm).

O mês de janeiro somou 134,9 mm, número 36,65 acima da média. A redução do acumulado da quadra foi reduzida devido ao mês de dezembro, que registrou 9,8 mm, um índice 69,2% menor que a normal. As precipitações de janeiro têm sido provocadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte e também de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que apresenta-se ao leste.

"Em dezembro, não ocorreu nenhum sistema meteorológico que favorecesse as chuvas. Em janeiro, tivemos atuação da ZCIT que favoreceu a ocorrência de chuvas acima da média no Estado", explica o meteorologista da Funceme, David Ferran.

Em relação a distribuição das chuvas, o Litoral Norte (51,3%), Litoral de Fortaleza (39,5%), Litoral do Pecém (36,9%) e Ibiapaba (34,6%) foram as macrorregiões mais beneficiadas. No Cariri, a média de chuvas acabou 14,8% abaixo do volume considerado normal para esse intervalo. No Maciço de Baturité (17,3%) e em Jaguaribara (0,2%), os registro também foram acima da média, diferente da macrorregião do Sertão Central e Inhamuns (-0,2%).

Para a estação chuvosa, o prognóstico da Funceme indica que o padrão de aquecimento das águas do Oceano Atlântico — condição favorável para as chuvas — está mais bem estabelecido do que no ano passado. Segundo o órgão, a previsão é de que os meses de fevereiro e março sejam os mais chuvosos da quadra.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.