Páginas

9 de fevereiro de 2020

Quem tem medo de Petra Costa? por Émerson Maranhão

Desde que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2020, ama-se ou odeia-se Petra Costa. À diretora de Democracia em Vertigem, que conseguiu o prodígio de estar entre os cinco longas que disputam a estatueta de Melhor Documentário, coube a inglória missão de materializar a polarização ideológica que grassa no País.

Aos que têm como leitimotif o ódio à uma “esquerda genérica”, a indicação do filme de Petra foi tomada como um insulto inadmissível. Portanto, razão mais que suficiente para desqualificar a obra, e sua autora, de todas as maneiras possíveis.

A sanha deletéria ultrapassou os limites do razoável e chegou ao risível. Houve até quem encontrasse no tom de voz da diretora ao narrar o documentário e em sua origem abastada razões para menosprezar o filme. Curiosamente, os mesmos em nada se incomodaram com o tom de voz do narrador de Santiago, ou com o caráter eminentemente intimista de No intenso agora, dois premiadíssimos documentários do também abastado João Moreira Salles (e que não foram indicados ao Oscar).

Por fim, ofensa das ofensas, muitos destes detratores entenderam que classificar o filme como “ficção” seria a pior das pechas, ressaltando sua suposta imparcialidade ao narrar fatos recentes da política brasileira. Pobres moços! Mal sabem que não existe documentário imparcial, e que a simples escolha do que estará em quadro (e fora dele) implica um posicionamento do diretor.

O fato é que Petra, e este é ponto, alcançou multidões mundo afora com sua visão pessoal do impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a consequente chegada ao poder da extrema direita no Brasil. E não há xingamento nem mimimi que reverterá isso. 

Democracia em Vertigem pode até se tornar hoje o nosso primeiro Oscar, ou não. Mas, indubitavelmente, já entrou para a história. E não só pela conquista da cobiçadíssima indicação, mas pelo mérito de, mesmo depois de finalizado, continuar revelando o Brasil destes tempos.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.