Páginas

24 de abril de 2020

Açude Araras sangra depois de nove anos

Açude Araras fica no município de Varjota (Foto: Emanuel Coelho)
O açude Paulo Sarasate, conhecido como Araras, localizado no município de Varjota, sangrou ontem (23/04) após nove anos. Desde 2011, o reservatório, que é o quarto maior do Ceará, não supera a capacidade de armazenamento, que é de 859,533 milhões de metros cúbicos. O sistema hídrico do Estado está com 30,27% da capacidade de abastecimento, conforme o Portal Hidrológico.

Localizado na bacia hidrográfica do Acaraú, o reservatório registrou volume mais crítico em 2017, após anos de estiagem, chegando a acumular apenas 3,41% da capacidade de armazenamento. Sete dos 15 açudes da bacia do Aracaú estão em sangria, somando 88,3% da capacidade da região hidrográfica.

O Araras faz o abastecimento humano dos municípios de Ipu, Pires Ferreira, Tamboril, Nova Russas, Hidrolândia, Crateús e Reriutaba, na região do montante (acima do barramento do açude) e Varjota, Cariré, Groaíras, Forquilha, parte de Sobral, Santana, Morrinho e Marco, na região  jusante (abaixo da parede da barragem).

Além disso, projetos de irrigação do açude disponibilizaram água para irrigar 5,5 mil hectares para produção agrícola em 2019, conforme Bartolomeu Almeida, gerente regional da Cogerh da bacia do Acaraú e do Coreaú. "Com a sangria, a perspectiva é de voltar a produzir de forma plena com possibilidades de incrementar a produção", projeta.

As bacias do Coreaú (97,9%), Litoral (98,3% ) e Serra da Ibiapaba (78,3%) também estão com bons volume e situação confortável. Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 36 estão sangrando e 11 estão com mais de 90% da capacidade. Apesar disso, 55 reservatórios estão com menos de 30% do volume, 13 estão com volume morto e um está seco.

Castanhão, o maior reservatório do Estado, registra o maior nível desde 2015, com 13,31% do volume total.

Com informações portal O Povo Online


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.