Páginas

25 de abril de 2020

Governadores se pronunciam sobre saída de Moro nas redes sociais


Diante do anúncio do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, sobre seu pedido de demissão do governo Bolsonaro feito na manhã de ontem (24/04) , alguns governadores se pronunciaram e tiveram reações diferentes nas redes sociais.

O Correio Braziliense selecionou as primeiras manifestações dos governadores, dentre eles o governador do estado do Ceará, Camilo Santana e os chefes dos principais estado brasileiros, Rio de Janeiro e São Paulo.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), chamou Moro para compor seu governo. "Ficaria honrado com sua presença em meu governo porque aqui, vossa excelência, tem carta branca sempre", escreveu no Twitter.

"Assisto com tristeza ao pedido de demissão do meu ex-colega, o Juiz Federal Sergio Moro, cujos princípios adotamos em nossa vida profissional com uma missão: o combate ao crime. Ficaria honrado com sua presença em meu governo porque aqui, vossa excelência, tem carta branca sempre" comentou Wilson Witzel.

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, durante coletiva de imprensa logo após o pronunciamento do ex-juiz, disse que a saída era "um golpe na Justiça, um golpe na liberdade e um golpe na democracia do Brasil". No Twitter, o tucano, que tem protagonizado embates com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), escreveu: "O Brasil perde muito com saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça”.  

"O Brasil perde muito com saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça. Moro mudou a história do País ao comandar a Lava Jato e colocar dezenas de corruptos na cadeia. Deu sinal de grandeza ao deixar a magistratura, para se doar ainda mais ao nosso País como ministro" escreveu Dória.

O governador do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que também havia rompido com Bolsonaro após as afirmações contrárias às medidas de isolamento social impostas em diversos Estados em razão da pandemia de Covid- 19, foi outro a se pronunciar sobre a saída do ministro. "Lamentável que essa situação tenha chegado a esse ponto."
  
No campo oposicionista ao governo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), publicou em seu Twitter: “Fico impressionado com a ingratidão de Bolsonaro. Ele jamais seria eleito presidente da República sem as ações do então juiz Moro”, referindo-se à atuação do então juiz na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dino ainda destacou as afirmações de Moroquanto a uma tentativa do presidente Jair Bolsonaro de interferir na Polícia Federal (PF).

"O depoimento de Moro sobre aparelhamento político da Polícia Federal como base para o ato de exoneração do delegado Valeixo constitui forte prova em um processo de impeachment", postou Flávio Dino.

O posicionamento do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foi semelhante ao de Dino. Em seu Twitter, ele também se referiu à tentativa do presidente de interferir na Polícia Federal.

"Mais grave que a mudança no Min da Justiça, são os fatores alegados pelo ministro para essa mudança. Órgãos de controle e investigação como a Polícia Federal, devem estar blindados de interferências políticas e atuar sempre com autonomia e isenção, imprescindíveis numa democracia" escreveu Camilo.

Com informações portal Correio Braziliense


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.