Páginas

8 de abril de 2020

Prefeitos pressionam Governo por resultados de testes para Covid-19


Prefeitos cearenses pressionam o Governo do Estado a acelerar a divulgação dos resultados de exames para detectar a Covid-19 entre pacientes testados há duas semanas. Presidente da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), Nilson Diniz afirma que, hoje, "há muitos testes que estão represados" e que o "Governo precisa expandir esse processo".

Segundo ele, que é prefeito de Cedro, a demora nos retornos de testagens de Covid-19 é mais ampla e preocupa num momento de escalada da doença. "É um problema estrutural, não é local nem pontual. A gente tem no Crato, no Iguatu, onde há 18 pacientes sem receber resultado", disse. "O Governo precisa arranjar outros equipamentos, e está se desdobrando nisso."

Ainda de acordo com Diniz, "um grupo de prefeitos" o procurou "reclamando", e então a "Aprece levou a demanda ao governador com o pedido para agilizar" o processamento das operações.

Em nova rodada de discussão ontem do Comitê de Combate ao Coronavírus, integrado por 25 entidades, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Cabeto, garantiu que o Ceará vai expandir a capacidade de testes.

"O Cabeto disse que teríamos margem maior de exames para serem realizados. Hoje, temos muitos exames e capacidade para realizar pequena", contou Diniz.

A intenção é ampliar a aplicação para mil testes por dia. "O cenário melhorou e deve melhorar mais ainda porque a UFC (Universidade Federal do Ceará) e a UFCA (Federal do Cariri) vão poder fazer exames", acrescentou o presidente da Aprece.

Prefeito de Barbalha, na região caririense, Argemiro Sampaio (PSDB) queixou-se de que espera resultados de 34 exames para coronavírus há quase 15 dias. "A gente trabalha de olhos vendados, não temos como fazer vigilância sem saber onde atuar. Posso ter pessoas que estão contaminadas e estão circulando", criticou o gestor.

"Não sabemos se tem contaminado, quais contatos teve. Fica muito vago trabalhar", continua Sampaio. "A minha secretária (da Saúde) liga todo dia atrás do resultado. É sempre dizendo que a demanda é alta, mas até quando vai ficar alta?"

Em transmissão pelas redes sociais na última segunda-feira, Cabeto anunciou a compra de 200 novos leitos para o Hospital Regional do Cariri (HRC), o Hospital Regional Norte (HRN) e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), três unidades de alta complexidade na rede estadual.

Além disso, a Sesa deve incrementar insumos, com a aquisição de 270 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 300 mil testes rápidos, que terão foco na Capital e Interior. Neste momento, o esforço da pasta é o de interiorizar as ações de combate ao coronavírus.

Os prefeitos têm reunião virtual com o governador Camilo Santana (PT) a partir das 9h30min de hoje. No encontro, o chefe do Executivo e os mandatários municipais irão discutir cenários de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que chegou a 1.188 casos no Estado em menos de um mês - 1.053 deles em Fortaleza.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.