Páginas

20 de junho de 2020

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de coronavírus

O Brasil se tornou ontem o segundo país do mundo a superar a marca de 1 milhão de casos da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possui 2,1 milhões de registros de infectados desde o início da pandemia. A atualização do Ministério da Saúde feita na noite desta sexta-feira, 19, apontou, além do total de 1.032.913 casos, o recorde de 54.771 novos contágios computados em 24 horas.

Ainda segundo o ministério, 1.206 novas mortes foram registradas em relação ao dia anterior - foi o quarto dia consecutivo em que o número de óbitos passa de 1,2 mil, algo inédito até então. São Paulo lidera entre os estados com maior número de mortes, com 12.232, seguido por Rio de Janeiro (8.595), Ceará (5.460), Pará (4.469) e Pernambuco (4.102).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o aumento no número de casos registrados de um dia para o outro se deu, em parte, devido a uma instabilidade na rotina de exportação dos dados relatados, principalmente, pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo na quinta-feira, 18. Juntos, os três estados representariam um incremento de 27.436 casos novos em relação ao dia anterior.

O primeiro milhão de infectados pelo coronavírus no Brasil aconteceu menos de quatro meses após o primeiro caso confirmado (no dia 26 de fevereiro, em São Paulo) e 35 dias depois que o médico Nelson Teich deixou o cargo de ministro da Saúde, hoje ocupado interinamente pelo general Eduardo Pazuello.

O Brasil é o segundo país com mais casos da Covid-19 e também o segundo com mais vítimas fatais da doença, com 48.954 vidas perdidas. Os Estados Unidos haviam chegado à marca de um milhão de infectados no dia 28 de abril, com o primeiro caso registrado no dia 21 de janeiro - o que indica uma evolução mais rápida do que a brasileira- e tiveram 120 mil mortos. A taxa de letalidade brasileira (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,7%, ao passo que a estadunidense alcançou os 5,4%.

Brasil e Estados Unidos estão longe de terem seus números alcançados por outros países. Na compilação de dados feita pela universidade americana Johns Hopkins, a Rússia, em terceiro lugar no número casos, conta até o momento 568 mil, seguida da Índia, com 380 mil. Globalmente, a Johns Hopkins conta 8,5 milhões de casos e 457 mil mortes em decorrência da Covid-19.

Segundo o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, o mundo entrou em uma "fase perigosa" da pandemia de coronavírus com o desconfinamento em curso em vários países. "A pandemia está acelerando. Mais de 150 mil casos foram reportados ontem à OMS, o número mais alto em um único dia. Quase a metade desses casos foram reportados nas Américas, e outra grande parte no sul da Ásia e no Oriente Médio", disse Tedros durante a coletiva de imprensa da OMS.

"Os países estão ansiosos para reabrir suas economias, mas o vírus está se espalhando e ainda é mortal", disse Adhanom. "O mundo entrou em uma fase nova e perigosa. Muitas pessoas estão obviamente cansadas de ficar em casa. Os países estão ansiosos para reabrir sua sociedade e economia", declarou.

O coronavírus avança constantemente e, em um mês e meio, o número de mortos dobrou. Desde que foi detectado na China, em dezembro de 2019, infectou mais de 8,5 milhões de pessoas.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Mais de 370 mil pessoas já desenvolveram anticorpos contra coronavírus em Fortaleza,de acordo com pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.