Páginas

8 de dezembro de 2020

Evandro Leitão será o novo presidente da Assembleia do Ceará

 

Encabeçando chapa única, deputado vence disputa interna no PDT (Foto: Thaís Mesquita)

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) será o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Ele sucede o prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), no biênio 2021-2022. O nome de Evandro, hoje 1º secretário da Casa, foi anunciado ontem em coletiva de imprensa com presença de vários deputados da base do governador Camilo Santana (PT).

A formalização do pedetista como condutor do Legislativo Estadual ocorre hoje em sessão convocada para 10 horas. Rito mais simbólico do que definidor de algum rumo. A chapa governista foi a única posta até o fechamento desta página.

Como a oposição na Casa é formada por oito deputados, e o Parlamento tem 46, não há margem para qualquer projeção que não seja a de Leitão na Presidência do Legislativo. A posse está datada para 1º de fevereiro de 2021.

Ontem à tarde, porém, parte dos opositores formalizou bloco partidário para, amparada nos princípios da proporcionalidade, pleitear cadeira na Mesa. Delegado Cavalcante (PSL) e Soldado Noelio (Pros) devem levar a discussão à tribuna. Prometeram até mesmo judicializar a questão caso sejam contrariados. Leitão prometeu conversar com esse grupo.

Ele é o nome que emerge após alguns dias nos quais outros interesses foram colocados à mesa de conversas. Puseram candidaturas os pedetistas Tin Gomes, Sérgio Aguiar e Antônio Granja. Mesmo caso de Zezinho Albuquerque (PP), licenciado da AL-CE por estar à frente da Secretaria de Cidades.

A maior viabilidade de Evandro em relação aos demais ficou constatada em reunião presencial quando, um a um, deputados e dirigentes do PDT se manifestaram sobre a sucessão. O assunto também passou pelo senador Cid Gomes (PDT). Nas palavras de Leitão, ali ficou evidenciado que àquele momento o nome dele "unia mais".

Afora os que se colocaram abertamente, Leitão citou também Salmito Filho (PDT) entre os que poderiam liderar o Legislativo. "Talvez tenham até mais condições do que eu de estarem conduzindo os destinos dessa Casa", disse, "porém, no momento, o escolhido fomos 'nós'."

Granja ficou com a 1ª secretaria, posto mais cobiçado depois da Presidência. Supervisão de departamentos como o de Recursos Humanos e o despacho do expediente do Legislativo passarão por ele.

Diante da impossibilidade de galgarem a Presidência, Tin e Sérgio preferiram mais uma vez não tentar nenhum assento da Mesa.

"Nós dialogamos com praticamente todos os deputados, tive contato com todos, e respeitando os partidos e a proporcionalidade, formamos a chapa", afirmou Leitão em entrevista.

Havia interrogações quanto a um acordo feito em 2019 sobre membros da atual Mesa não serem reconduzidos no biênio seguinte. Àquele momento, modo de serenar ânimos e assegurar que outros aliados da extensa base de Camilo, mais tarde, seriam contemplados.

Questionado sobre o não cumprimento do trato informal, porém público, Leitão afirmou não ter tido notícias do combinado à época. "Não participei de nenhum tipo de acordo."

O discurso do futuro presidente foi o de dar continuidade ao trabalho de Sarto, retomando o projeto do concurso público para servidores da Casa, atropelado pela pandemia de Covid-19.

Afirmou ainda que buscará a aproximação da sociedade com o Legislativo. Esse estreitamento, segundo disse, se dará por meio de lives periódicas, entre outras ações.

PERFIL E COMPOSIÇÃO

Presidente: Evandro Leitão (PDT) - Está no 2º mandato parlamentar. Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, na gestão Cid Gomes. Foi líder do governo Camilo no 1º mandato. É ex-presidente do Ceará Sporting Club.

Os demais:

1° vice-presidente: Fernando Santana (PT)

2° vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)

1° secretário: Antônio Granja (PDT)

2° secretário: Audic Mota (PSB)

3ª secretária: Erika Amorim (PSD)

4° secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP)

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

A remontagem do grupo do poder


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.