Páginas

19 de janeiro de 2021

Vacinação contra Covid-19 começa no Ceará

Uma técnica de enfermagem foi a primeira pessoa vacinada contra COVID-19 no Ceara (Foto: Aurelio Alves)

O Ceará começou a vacinação contra a Covid-19, com a CoronaVac ainda na noite de ontem (18/01). Ao longo dos últimos dez meses, o mundo acompanha trágicos indicadores: novos infectados, mortos, taxa de reprodução do vírus, taxa de mortalidade, ocupação de leitos. Não obstante o árduo caminho que ainda deve ser percorrido no enfrentamento à pandemia, o Ceará começou uma contagem de esperança. A primeira imunizada no Estado foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, que atua no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV) desde o início da pandemia.

Das janelas de todos os andares da unidade, espectadores gritavam e aplaudiam na aplicação de cada vacina. Alegria para os profissionais que enfrentaram meses de agonia. Na unidade, também foram vacinados Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56, serviços gerais; Francisco Adailton Alencar Braga, 55, médico intensivista; Cristine Aparecida da Cunha, 39, fisioterapeuta; Regiane Sousa Torres, 34, enfermeira; Antônio Ricardo Domingos Dourado da Costa Tapeba, 49, liderança indígena de Caucaia. A unidade era um antigo hospital privado que foi adquirido pelo Governo do Ceará para ser a unidade referência no tratamento da infecção no Estado e, posteriormente, comprado pelo governo.

Desde o início da pandemia, Maria Silvana sai de casa, na Jurema, no município de Caucaia, às 5h, para trabalhar na linha de frente do combate à infecção. Mesmo com 20 anos de experiência na saúde, a atuação dos últimos meses foi uma experiência totalmente diferente.

 "No começo, foi muito difícil para a gente porque tinha muito óbito. Era demais, demais. Você não sabia para quem correr primeiro. Mas, graças a Deus, a gente está vencendo. E com mais essa agora, a vacina que chegou, que era o mais esperado, com certeza vai melhorar", relata.

Ela conta que não foi infectada e que nunca imaginou ser a primeira vacinada do Estado. Após a vacinação, ela fez o alerta: "não tenham medo de tomar a vacina" e contou sobre os momentos mais duros da atuação. 

"É muita dor você ver a pessoa indo a óbito sem ter como fazer nada. Vocês não têm noção do que nós passamos", se emociona Maria Silvana.

O intensivista Francisco Adailton Braga, 39, é coordenador do setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. 

"É fundamental que as pessoas entendam que a pandemia não acabou e que nós temos que nos manter alertas com o uso de máscara e distanciamento, porque junto com as medidas e agora com imunização é o que realmente vai controlar essa pandemia nos próximos meses", comenta.

O médico afirma que a unidade está preparada para seguir no combate à pandemia com grande capacidade de ampliação de leitos de internação, considerando a segunda onda em curso.

Dourado Tapeba, uma das lideranças na luta pelos direitos das populações indígenas no País, defendeu a vacinação para salvar as vidas e aldeias. "Deixo uma mensagem para todos que perderam os entes queridos antes de a vacina chegar. Porque chegou e vai nos ajudar a vencer esse coronavírus. Pai Tupã vai nos ajudar", disse. 

"Vim dar o exemplo para os nossos povos do Ceará e mostrar que a vacina é a salvação, para que ninguém recuse", acrescenta.

Na ocasião, o governador Camilo Santana homenageou os profissionais de saúde do Estado que atuaram diretamente no combate à infecção. 

"Mais uma vez, queria ressaltar e agradecer a todos os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente, que salvaram vidas, que receberam, que acolheram. A partir de agora, se inicia a campanha de vacinação em todo o Estado do Ceará", comemorou.

O momento contou com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário estadual da Saúde, dr. Cabeto, do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, e da secretária municipal da Saúde, Ana Estela.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Primeiro lote da Coronavac chega ao Ceará com 218 mil doses

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.