Páginas

3 de março de 2021

Congresso e governadores propõem grupo para acompanhar vacinas

Arthur Lira reuniu governadores na residência oficial da Presidência da Câmara (Foto: Luis Macedo)


Encontro entre governadores e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), propôs ontem a criação de um fórum permanente entre Congresso e estados para acompanhar e facilitar a importação de insumos e a instalação de infraestrutura de olho na produção de vacinas contra a Covid-19 no País.

“Foi sugerida a criação de um Fórum ou um Comitê permanente para discutir essas situação entre Congresso e os Estados, não só dos termos que estão no Congresso Nacional, como a reforma tributária, e outros processos que estão em tramitação, para assim manter o diálogo aberto e encaminhar essas demandas, e construirmos saídas”, explica Camilo Santana (PT), que participou do encontro.

Segundo a proposta discutida na reunião, devem compor o grupo um governador de cada região do País, além de representantes indicados pela Câmara e pelo Senado. Apesar da ausência de representantes do Governo Federal no encontro, Lira destacou intenção de que os Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores também participem do grupo.

“Que esse encaminhamento seja dado com harmonia e calma para que possamos nos unir com uma vacinação mais rápida para todos os brasileiros”, afirmou Lira.

Entre os focos do grupo, estariam o acompanhamento da importação de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas, assim como de plantas de laboratórios que estão produzindo vacinas no Brasil.

Coordenador do fórum dos governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), destaca a importância da criação do grupo para facilitar o diálogo entre os entes federativos na busca por imunizantes. Nas últimas semanas, governadores têm se queixado da falta de articulação do governo Jair Bolsonaro com o tema.

“Temos essa perspectiva de sair dessa situação de superlotação dos hospitais e desse número elevado de óbitos (...) foi colocado um aceno de baixar a temperatura, e isso é uma tarefa que depende de todos nós, e temos que estar focados no nosso inimigo comum que é o coronavírus”, disse Dias.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Camilo tem dia de "corrida" por vacinas em Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.