Páginas

15 de dezembro de 2021

Altaneirenses criticam uso de fogos de artifícios na cidade

Soltar fogos de artifícios é uma prática tradicional em Altaneira, mas foi proibida na campanha eleitoral (Foto: Arquivo/BA)

O artista Claudio Xupil usou o grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira na tarde de ontem (14/12) para pedir mais empatia aos altaneirenses e criticar o uso de fogos de artifícios na cidade. “Peço mais empatia a todos, acho desumano comemorar algo de uma forma q prejudique outros... principalmente se tratando de religião... fogos não demonstra gratidão alguma... boas ações e empatia sim alegra a Deus e eleva a alma” escreveu Xupil.

Claudio ressaltou que é de conhecimento de todos o quão danoso são os barulhos de fogos  para crianças, idosos, autistas e animais e afirmou que sua uma cadela chegou a convulsionar e teve um tímpano estourado por conta dos fogos. tive q  correr pro Veterinário com ela q ainda não está bem... agora exames e medicamentos...” disse Claudio.

O apelo de Claudio ganhou apoiou de vários altaneirenses, principalmente de profissionais da área da Educação.

O ex-secretário de Educação do Município, professor Dhony Nergino, disse que já passou “da hora de nossa sociedade ou boa parte dela amadurecer e adotar comportamentos que levam em consideração o bem comum em detrimento ao desejo pessoal”.

Dhony disse que já presenciou cachorros de rua que correm desesperados por conta de barulhos de fogos de artifícios e causam até acidentes de veículos/motos com atropelamentos. “Fica aqui o nosso repúdio a tal prática infeliz”, escreveu.

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) e vereadora Robercivania Oliveira (PSD) lembraram que a bancada da maioria na Câmara Municipal rejeitou projeto de lei no sentido de proibir fogos de estampidos no Município.

Os fogos de artifícios foram proibidos na última campanha em Altaneira por recomendação do Ministério Público eleitoral, mas ainda é tradição eventos religiosos e festejos populares, inclusive os organizados pelo Governo Municipal.

Até o fechamento desta postagem nenhuma outra autoridade municipal se manifestou sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.