Páginas

24 de junho de 2023

Comissão divulga relação de candidatos habilitados para eleição ao Conselho Tutelar em Altaneira

Foi publicada no portal oficial do Governo Municipal, nessa manhã de ontem (23/06) a relação os candidatos habilitados para escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município de Altaneira.

A nota informa que “cada candidato realizou breve apresentação sobre sua trajetória profissional e educacional como também seus números para as eleições”, mas não apresenta maiores informações.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, para um mandato de 4 anos. Apenas seis nomes foram habilitados, são eles: Ana Edina Alencar Oliveira, Antonia Damiana Ferreba, Cicero Barbosa da Silva, Everton de Souza Venâncio, Israel Rodrigues dos Santos e Maria Yris Alencar Ferreira.

O Ministério Público orienta que para cumprir com eficácia sua missão social, o Conselho Tutelar, por meio de seus membros, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o que, na prática, resulta na faculdade de aplicar medidas em relação: às crianças e adolescentes; aos pais ou responsáveis; às entidades de atendimento; ao Poder Executivo; à autoridade judiciária; ao Ministério Público; às suas próprias decisões.

A faculdade de aplicar medidas deve ser compreendida e utilizada de acordo com as características e os limites da atuação do Conselho Tutelar.

O conselheiro tutelar deve zelar pelo cumprimento de direitos, garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos e orientar a construção da política municipal de atendimento.

Processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é unificado em todo o Brasil. A votação para escolha dos membros do   que ocorrerão no primeiro domingo de outubro do corrente ano. 

Uma Comissão especial foi criada para conduzir o processo eleitoral que conta com a fiscalização do Ministério Público, mas não divulgados a composição da referida comissão, nem tão pouco o calendário eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.