Páginas

22 de setembro de 2025

Fortaleza contra a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas

Manifestação contra PEC da Blindagem em Fortaleza (Foto: Samuel Setubal)

A Praia de Iracema em Fortaleza virou palco de uma grande manifestação Popular. Bandeiras de várias cores, cartazes, rostos de deputados que votaram a favor da PEC e discursos políticos ecoaram por lá. Movimentos estudantis, sociais e representantes do campo progressista também marcaram presença. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Romeu Aldigueri (PSB), fez um discurso contundente contra a votação secreta, afirmando que a cidadania não aceita mais que políticos decidam secretamente sobre investigações e possíveis punições, numa afronta à transparência e ao respeito às leis.

"É um absurdo. O Brasil merece respeito. Não podemos aceitar, em pleno século XXI, que o Congresso dê as costas ao povo. A Constituição é clara: todos somos iguais perante a lei. Não faz sentido políticos decidirem, às escondidas, quem será investigado ou punido. O voto secreto, nesses momentos, é inadmissível", afirmou ao O POVO.

Desde a aprovação da PEC, muitos deputados que votaram a favor tentam se justificar ou negar sua participação, alegando confusão na hora do voto ou até mesmo negando a votação favorável, apesar das evidências. Com as eleições próximas, ninguém quer arriscar sua imagem e perder votos, principalmente quando o eleitorado demonstra uma clara rejeição à medida.

As manifestações de ontem reforçam que o povo brasileiro tem voz e capacidade de se mobilizar em defesa de seus direitos e do seu futuro. Essas ações mostram que a indignação é real e que a sociedade pode se organizar espontaneamente para exigir respeito e transparência por parte de seus representantes.

É improvável que o Senado, agora na posição de revisora da PEC, aprove a proposta. Os atos de domingo reforçam que a maioria da população não aceita medidas que beneficiam apenas os privilegiados do Congresso, colocando em risco a moralidade e a credibilidade do sistema político brasileiro.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

As leituras diferentes de governistas e de oposicionistas sobreas manifestações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.