![]() |
Guilherme Boulos foi eleito deputado federal por São Paulo com mais de um milhão de votos (Foto: Ricardo Stuckert) |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20/10) o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Mais cedo, Lula se reuniu com Márcio Macêdo. Segundo fontes do Planalto, o encontro foi convocado para discutir a substituição de Macêdo e definir os detalhes da transição. A nomeação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21/10).
A Secretaria-Geral da Presidência é responsável pela articulação do governo com movimentos sociais — um dos eixos centrais da estratégia política de Lula. O nome de Boulos, que foi uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), é visto como uma tentativa de reforçar os laços do governo com setores populares e de esquerda em meio a um cenário de disputas internas e pressão por maior presença de aliados históricos no primeiro escalão.
Márcio Macêdo, que é um dos fundadores do PT em Sergipe e ocupa a pasta desde o início do terceiro mandato de Lula, vinha enfrentando críticas de movimentos sociais por uma suposta falta de diálogo. Pessoas próximas ao presidente afirmam que Lula pretende promover uma “reaproximação simbólica” com as bases que foram decisivas na eleição de 2022, especialmente após a deterioração da relação com parte dos grupos progressistas.
A nomeação de Boulos, também tem um peso político estratégico. O deputado ampliará a visibilidade nacional ao integrar o governo federal — ainda que a decisão possa gerar desconforto dentro do próprio PSol, que busca manter independência em relação ao Planalto.
Quem
é Guilherme Boulos
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar a Secretaria-Geral da Presidência nesta segunda-feira, 20. A pasta é responsável pela articulação com os movimentos sociais e era ocupada pelo ministro Márcio Macêdo (PT), alvo de críticas por não ter conseguido melhorar a relação do governo com os grupos.
O início das conversas sobre Boulos assumir a pasta ocorreu em maio. O anúncio oficial ocorre quase cinco meses depois.
Boulos ganhou projeção política justamente por sua atuação nos movimentos sociais. Praticamente desde a origem do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre 2002 e 2003, foi o coordenador nacional da organização, o que lhe rendeu a fama na oposição de "invasor de casas", amplamente utilizada por adversários nos pleitos em que concorreu.
Professor, Boulos é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e disputou cargos no Executivo três vezes, aos quais não foi eleito.
A estreia do psolista de 42 anos foi em 2018, quando tentou a Presidência. Obteve 617.122 votos, ficando em 10º lugar entre os 13 candidatos do pleito. Em 2020, se candidatou a prefeito em chapa com Luiza Erundina (PSOL), recebendo 40,62% dos votos válidos no segundo turno contra Bruno Covas, do PSDB, que tinha Ricardo Nunes (MDB) como vice.
Ano passado, tentou novamente a Prefeitura, em chapa formada com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) e com apoio de Lula, mas perdeu para Nunes, que teve o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), como principal cabo eleitoral.
O pleito foi marcado por baixarias, principalmente envolvendo o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que teve o psolista como principal alvo. Na véspera do primeiro turno, Marçal divulgou um laudo falso acusando Boulos de ter sido internado por uso de cocaína. O documento teve assinatura forjada de médico que já faleceu.
Em 2022, Boulos foi eleito deputado federal por São Paulo com mais de um milhão de votos, a maior votação entre candidatos paulistas, sendo um dos 13 parlamentares integrantes da bancada do PSOL em exercício.
Publicado
originalmente no Correio Braziliense
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.