Páginas

14 de dezembro de 2010

Eleição na Câmara Municipal de Altaneira não deve ter surpresas

Vereadores que formarão a  nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira 

Será eleita hoje (14/12) a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira para o biênio 2011/2012. Conforme disposição prevista na Lei Orgânica do Município a renovação dos dirigentes do Legislativo Municipal dar-se-á na última Sessão Ordinária do segundo ano da Legislatura.

Até o final do expediente de ontem (13/12) apenas a Chapa que leva o nome do atual presidente da Câmara, vereador Raimundim (PSDB), candidato a reeleição estava inscrita. Os vereadores Deza Soares (PCdoB) e Devaldo Nogueira (PSB) completam a chapa concorrendo aos cargos de vice-presidente e secretário, respectivamente.

A chapa registrada conta com o apoio do vereador Flavio Correia e da vereadora Lélia de Oliveira ambos do PCdoB. A definição da chapa se deu a pedido do empresário Delvamberto Soares que segundo declarações ao blog reconheceu o esforço e trabalho do atual presidente da Câmara que rompeu com o grupo do prefeito Antonio Dorival e alinhou-se aos vereadores de oposição.

Com o apoio dos 4 vereadores da oposição é certa a reeleição do atual presidente, uma vez que os vereadores situacionistas não conseguiram seduzir nenhum parlamentar com os seus votos e promessas.

A aparente tranquilidade do pleito desse ano é uma exceção a regra das disputas pelo comando do Legislativo de Altaneira. A história das últimas eleições mostra que as disputas acirradas em torno do principal cargo na Casa são frequentes. A disputa começa nos bastidores geralmente vai até o dia do pleito e a decisão final acaba sendo tomada na última hora antes da sessão de escolha da Mesa Diretora da Casa.

Disputas intensas na Câmara de Altaneira são registradas desde o final da década de 70. Em 1977 o estreante vereador Mundim Soares (ARENA) foi eleito presidente quando tudo indicava que a preferência era de um veterano.

Em 1982 um sorteio entre os postulantes decidiu a eleição do vereador Caboquinho (PDS) para Presidência, uma vez que não havia nenhum nome de consenso entre os parlamentares e as lideranças política não queriam uma disputa.

Na renovação da Mesa em 1994 o prefeito Mago (PSDB) apoiou o vereador Zé Arrais (PSDB), mas foi eleito o vereador Zé de Enéias (PDT) que recebeu os votos da oposição.

Em 2002 o então vereador Antonio Dorival (PSDB) era o preferido do prefeito João Ivan (PSDB) para presidir o Legislativo, mas mais uma vez os vereadores da oposição decidiram o destino do Legislativo e reelegem o vereador Raimundo Rufino (PFL).

Uma situação pitoresca aconteceu em 2005, quando a votação ficou empatada, cada candidato recebeu 4 votos e um voto foi anulado. Disputavam a Presidência os vereadores Deza Soares (PPS) e Raimundo Rufino (PSDB). O Regimento Interno da casa previa que em caso de empate seria procedida nova votação. Na segunda votação foi eleito o vereador Raimundo Rufino por 5 votos a 4. Apenas 10 pessoas testemunharam a eleição da Mesa Diretora em 2005 uma vez que o prefeito marcara missa católica para o mesmo horário.

Em 2006, mais uma disputa acirrada pelo comando do Legislativo Municipal. O vereador Raimundo Nonato (PTB) lançou-se candidato, como não conseguira apoio dos vereadores da base Prefeito decidiu faria parte do grupo de oposição. A resistência ao nome do mais integrante do grupo era grande, o candidato natural, mais uma vez, era o vereador Deza Soares (PPS). O vereador Raimundo Rufino (PSDB) candidato a reeleição aguardava uma decisão para formar sua chapa, pois tinha a promessa de receber o apoio do vereador trabalhista, caso não saísse candidato.

Os vereadores de oposição participaram de um embate acirrado nos bastidores da Casa que durou até o momento da eleição, no entanto para não perder mais uma eleição decidiram votar no vereador Raimundo Nonato que foi eleito Presidente. Não houve registro de chapa da situação.

Em 2008 o vereador Raimundim (PSDB) negocia sua candidatura para Presidente, para agradar os vereadores da oposição anuncia que votou em Delvamberto para Prefeito. Em reunião na Casa de Palito foi formalizado acordo e escolhida a chapa para a Mesa Diretora do Legislativo tendo como candidato a Presidente o vereador Raimundim.

No dia anterior a eleição o vereador Raimundim comunica que o acordo estava desfeito e que seria candidato com o apoio dos vereadores de seu partido, aceitando, pois, convite formalizado pelo Prefeito. Coube ao vereador Flavio Correia (PCdoB) liderar a chapa da oposição que foi derrotada por 5 votos a 4.

Eleito Presidente. O vereador Raimundim rompe com o Prefeito e seu partido antes do término do primeiro ano do seu mandato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.