O Município de Altaneira foi palco ontem, dia  02, de uma reunião realizada no Centro de  Referência de Assistência Social – CRAS ministrada pelo Sociólogo  Adriano.
Na presente oportunidade foi discutido o Plano  Local de Habitação de Interesse Social no Município. O Objetivo do  encontro é conhecer a realidade de Altaneira de forma efetiva no que  toca a carência de Moradia, tentando perceber os fatores que leva, ao  morar bem. Faz parte das finalidades ainda desse encontro diagnosticar a  real necessidade no que diz respeito à habitação.
Ainda aqui, a partir desse conhecimento prévio  dos moradores de Altaneira no que toca a questão da Moradia, permitindo  assim que se verifiquem todas as condições que levam ao morar bem, as  condições das moradias e o acesso a elas por meio de pesquisas a serem  desenvolvidas terá um quadro panorâmico da realidade de Altaneira. Feito  isso, tais dados servirá para que se definam políticas públicas e, ou,  projetos nessa área para o Município de Altaneira.
De acordo com o Sociólogo Adriano, o Plano Local  de Habitação de Interesse Social é constituído de três etapas, quais  sejam: a Primeira é referente à Discussão e, ou, apresentação da  Metodologia a ser empregada no plano, ou seja, o como fazer. A segunda  faz parte do conhecer a realidade municipal na habitação, ou seja, é  diagnosticar os principais problemas que atingem os moradores  altaneirenses na área habitacional e, por último, tem-se a terceira  etapa composta do Plano de Ação, ou seja, o partir para a prática, para a  realização do Plano Local Habitacional.
Todas essas etapas são compostas de equipes que  deverão se engajar em prol da realização do PLHIS – Plano Local de  Habitação de Interesse Social, bem como também da mobilização da  sociedade. È constituída, todas as três etapas de Oficinas e visitas na  localidade rurais e na sede. Vale lembrar que as equipes são formadas  por representantes do Poder Público Municipal e da sociedade Civil.
Ontem, o encontro era referente à apresentação  da Primeira etapa, a Plano Metodológico. O mesmo foi discutido e  aprovado. Segundo O Sociólogo Adriano, ministrante do Plano e que,  inclusive faz parte da Empresa contratada junto a Prefeitura Municipal  para realizar todo o Processo coordenativo, com essa aprovação será  necessário ainda a elaboração de um documento para ser enviada a Caixa  Econômica Federal. Caso esse órgão aprove a documentação, parte-se então  para a segunda etapa. Realiza-se o mesmo procedimento da primeira etapa  e se tudo estiver de acordo com os procedimentos normais para se  realizar o PLHIS, chega-se a terceira e última etapa.
Na presente oportunidade, o Adriano ressaltou  que esse plano é em longo prazo e, que é muito importante que a  comunidade estejas atenta com relação a isso, haja vista que o mesmo não  é para realizar cadastro de pessoas, mas conhecer os principais  problemas do município na área de habitação e poder desenvolver  políticas públicas que venham, ao encontro de superá-los.
Esse Plano está estipulado para o Município de  Altaneira em um valor liberado pelo Ministério das Cidades em R$  29.700,00. Vale lembrar que esse não corresponde ao valor total, mas  apenas o valor licitado.  O evento teve início às 09h00 e se estendeu até as 11h00 da manhã.
Por José Nicolau - Altaneira FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.