4 de dezembro de 2010

Primeira Etapa do Plano de Habitação de Interesse Social é Aprovada em Altaneira

O Município de Altaneira foi palco ontem, dia 02, de uma reunião realizada no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ministrada pelo Sociólogo Adriano.

Na presente oportunidade foi discutido o Plano Local de Habitação de Interesse Social no Município. O Objetivo do encontro é conhecer a realidade de Altaneira de forma efetiva no que toca a carência de Moradia, tentando perceber os fatores que leva, ao morar bem. Faz parte das finalidades ainda desse encontro diagnosticar a real necessidade no que diz respeito à habitação.

Ainda aqui, a partir desse conhecimento prévio dos moradores de Altaneira no que toca a questão da Moradia, permitindo assim que se verifiquem todas as condições que levam ao morar bem, as condições das moradias e o acesso a elas por meio de pesquisas a serem desenvolvidas terá um quadro panorâmico da realidade de Altaneira. Feito isso, tais dados servirá para que se definam políticas públicas e, ou, projetos nessa área para o Município de Altaneira.

De acordo com o Sociólogo Adriano, o Plano Local de Habitação de Interesse Social é constituído de três etapas, quais sejam: a Primeira é referente à Discussão e, ou, apresentação da Metodologia a ser empregada no plano, ou seja, o como fazer. A segunda faz parte do conhecer a realidade municipal na habitação, ou seja, é diagnosticar os principais problemas que atingem os moradores altaneirenses na área habitacional e, por último, tem-se a terceira etapa composta do Plano de Ação, ou seja, o partir para a prática, para a realização do Plano Local Habitacional.

Todas essas etapas são compostas de equipes que deverão se engajar em prol da realização do PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social, bem como também da mobilização da sociedade. È constituída, todas as três etapas de Oficinas e visitas na localidade rurais e na sede. Vale lembrar que as equipes são formadas por representantes do Poder Público Municipal e da sociedade Civil.

Ontem, o encontro era referente à apresentação da Primeira etapa, a Plano Metodológico. O mesmo foi discutido e aprovado. Segundo O Sociólogo Adriano, ministrante do Plano e que, inclusive faz parte da Empresa contratada junto a Prefeitura Municipal para realizar todo o Processo coordenativo, com essa aprovação será necessário ainda a elaboração de um documento para ser enviada a Caixa Econômica Federal. Caso esse órgão aprove a documentação, parte-se então para a segunda etapa. Realiza-se o mesmo procedimento da primeira etapa e se tudo estiver de acordo com os procedimentos normais para se realizar o PLHIS, chega-se a terceira e última etapa.

Na presente oportunidade, o Adriano ressaltou que esse plano é em longo prazo e, que é muito importante que a comunidade estejas atenta com relação a isso, haja vista que o mesmo não é para realizar cadastro de pessoas, mas conhecer os principais problemas do município na área de habitação e poder desenvolver políticas públicas que venham, ao encontro de superá-los.
Esse Plano está estipulado para o Município de Altaneira em um valor liberado pelo Ministério das Cidades em R$ 29.700,00. Vale lembrar que esse não corresponde ao valor total, mas apenas o valor licitado. O evento teve início às 09h00 e se estendeu até as 11h00 da manhã.

Por José Nicolau - Altaneira FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.