Páginas

6 de janeiro de 2012

MEC recebe a partir do dia 14 inscrições para vagas no Prouni



Estarão abertas entre os dias 14 e 19 de janeiro no portal do Ministério da Educação (MEC) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). No Ceará, serão ofertadas 2.896 bolsas no primeiro semestre de 2012. Pode concorrer a uma vaga em instituições privadas de ensino superior quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

Além de ter feito o Enem, o candidato ao Prouni precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou, se cursou em escola privada, deve comprovar ter recebido bolsa integral. Também podem tentar uma vaga pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico que buscam formação em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O Prouni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial de 50%. As bolsas integrais são destinadas para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais são voltadas para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. A comprovação da renda é feita no momento da matrícula do candidato na instituição de ensino, em caso de ter sido selecionado.

No Ceará, há vagas em instituições privadas de ensino superior de 20 municípios: são 1.759 vagas na Capital e 1.137 no Interior. O MEC promete para os próximos dias divulgar a relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior no site do Prouni.


O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, lembra que a inscrição no Prouni e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são distintas. No Sisu, os candidatos disputam vagas em instituições públicas de ensino superior.

A professora Ana Flávia Chaves, diretora-geral da Estácio-FIC, diz que a instituição ofertará 353 vagas integrais no Prouni; 37 delas são de ensino a distância. Em Juazeiro do Norte, serão 18 vagas no Prouni da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ).

“Os alunos do Prouni são muito dedicados, contagiam os demais. Temos um projeto que acompanha o desempenho deles e o resultado é fantástico”, cita Ana Fávia, que lembra a necessidade de rendimento superior a 75% a cada semestre.

O gerente de marketing da Fanor, Rafael Vieira, cita que 8,5% das vagas da instituição estarão disponíveis no Prouni em bolsas integrais e parciais. “O aluno se inscreve no sistema, escolhendo curso, instituição e modalidade. A seleção é feita pelo MEC e não pelas instituições”, explica.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004. Para o primeiro semestre de 2012, oferece 195.030 bolsas. Somados às 108.552 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), são 303.582 oportunidades de ingresso no ensino superior para quem fez Enem em 2011. 

Cronograma

Prouni
Inscrições de 14 a 19/1

 1ª Chamada

Resultado: 22/1
Comprovação de informações: 23/1 e 1º/2 

2ª Chamada
Resultado: 7/2

Comprovação de informações: 7/2 e 15/2
 
Lista de Espera
1ª Convocação
Manifestação de Interesse: de 22/2 a 24/2
Convocação dos candidatos pelo Sisprouni: 27/2

2ª Convocação
9, 12 e 15/3

Sisu
Inscrições de 7 a 12/1
Resultado 1ª Chamada
15/1
Matrícula 1ª Chamada
19 e 20/1
Fonte: Ministério da Educação 

Serviço

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Como se inscrever: pelo site prouniportal.mec.gov.br, acesse o link “Sistema Prouni”, no lado esquerdo 

Quando: Entre os dias 14 e 17 de janeiro
Quem pode se inscrever: 

É preciso ter feito o Enem 2011 e ter obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC. É necessário que o estudante tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.