Páginas

10 de janeiro de 2012

Relatório aponta diminuição do percentual de carros poluidores no Ceará em 2011


Os números do Programa de Combate à Fumaça Negra em 2011, realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), indicam um decréscimo em termos percentuais de veículos movidos a diesel poluindo o meio ambiente no Ceará. 

Dos 11.905 carros vistoriados, quase 55% a mais que em 2010, apenas 431 foram multados por estarem fora dos padrões, o que representa 3,6% do total. No ano anterior, essa porcentagem foi de 4,7.

Em 2011, a Semace realizou 132 blitze em Fortaleza, Região Metropolitana e municípios do Interior do Estado. O objetivo do programa é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão em excesso de material particulado proveniente dos escapamentos dos veículos movidos a diesel.

Para o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco Oliveira, essa diminuição de carros irregulares se dá devido a uma maior consciência dos motoristas em manterem seus veículos regulados e ao avanço da tecnologia utilizada nos automóveis, que hoje já saem de fábrica com equipamentos menos poluentes. O coordenador informa que no início desse trabalho, em 1990, a quantidade de autuados chegava a 34,5% dos vistoriados.

Para medir o índice de fumaça emitido pelos automóveis, a equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. 

Na ocasião, o técnico faz uma comparação dos níveis colorimétricos da escala com a cor do material particulado expelido pelo escapamento do veículo. Quando as emissões se enquadram em 20 e 40%, elas estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100%, o veículo é autuado. As multas podem variam de R$ 1.174 a R$ 4.696.

Com informações Assessoria de Imprensa da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.