Páginas

5 de fevereiro de 2012

Instituto Lula confirma construção de museu na Nova Luz, em São Paulo

Terreno no centro de São Paulo cedido pelo prefeito Gilberto Kassab ao Instituto Lula - foto Epitácio Pessoa
Em nota, a entidade afirmou que o Memorial da Democracia “mostrará a história da luta pela democracia em nosso país” e “dará visibilidade pública à cultura política democrática”.

O museu, diz o comunicado, “será construído e mantido pelo Instituto Lula, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo nas proximidades da Estação da Luz, seguindo desenho institucional a ser definido entre poder público e a entidade responsável pela iniciativa”.

De acordo com o Instituto Lula, o memorial vai oferecer à população informações sobre figuras importantes como Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Frei Caneca e passagens marcantes da história brasileira, entre elas o advento da República, a Guerra de Canudos, a resistência durante as duas ditaduras do século 20, as grandes campanhas cívicas do Abolicionismo, a campanha Diretas Já, a Constituinte de 1988, o impeachment do ex-presidente Fernando Collor e a luta pela terra.

O museu abrigará ainda o acervo documental referente aos oito anos de mandato do ex-presidente Lula (2003-2010), mas “sem nenhuma concessão a enfoques maniqueístas ou partidarizados”.

De acordo com o Instituto Lula, o Memorial da Democracia também desenvolverá “cursos rápidos sobre variados temas da educação democrática”.

O Instituto Lula diz que assumirá todos os custos da construção do museu e ressalta que o terreno será cedido pela prefeitura por meio de concessão administrativa – isto é, sem transferência de posse.

“O Instituto Lula se responsabilizará pela aquisição de todos os equipamentos do Memorial e pela sua operação, sendo a gestão compartilhada com o poder público municipal e, possivelmente, incluindo parcerias com os governos estadual e federal, através das respectivas áreas de Educação e Cultura, não importando a composição partidária nos Executivos dos três entes federados em cada momento”, afirma a nota divulgada hoje.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apresentou na quarta-feira (1º) um projeto de lei na Câmara Municipal para ceder o terreno ao Instituto Lula. A área está localizada na rua dos Protestantes e será emprestada por 99 anos.

Em entrevista, Kassab disse que “seria uma injustiça” se Lula não tivesse um local em sua homenagem.

- Afinal de contas, é um brasileiro que merecidamente alcançou o cargo de presidente. É legítimo e bom para o país que seja construída uma fundação com sua inspiração, para prestar serviços ao nosso país e também para deixar lá registradas as memórias de um período da história.

Com informações Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.