Páginas

16 de fevereiro de 2013

Perigo que cai do espaço

Queda do meteoro, além do espetáculo visual, deixou um rastro de destruição e, segundo cálculos oficiais, mais de 1.100 feridos na Rússia – foto Oleg Kargopolov
A passagem de um meteorito que cortou o céu na região Oeste da Sibéria, nos montes Urais, assustou os moradores da cidade de Cheliabinsk. A explosão causou uma onde de choque que estilhaçou vidraças e derrubou muros na cidade, deixando 1.100 pessoas feridas, das quais cerca de 200 crianças. Estima-se que o acontecimento tenha atingido uma área de 100 mil metros quadrados e danificado cerca de três mil edificações, entre as quais muitas escolas.

Segundo especialistas, este é o maior objeto a atingir a Terra em um século. O anterior havia sido também na Rússia, em 1908 no lago Tunguska, na Sibéria, quando um objeto de 100 metros explodiu sobre a região. Estima-se que o corpo celeste de agora pesasse sete mil toneladas antes de se partir na atmosfera.

“Estava sentado trabalhando e a janela estava levantada. Em segundos foi como se a cidade inteira tivesse sido iluminada. Olhei para fora e vi uma grande mancha brilhante no céu que durou dois, três minutos e então os cachorros começaram a uivar”, disse um homem identificado como Artyom.

Cheliabinsk tem pouco mais de um milhão de habitantes e se localiza cerca de 1.500 quilômetros a leste de Moscou. A região tem forte presença de indústria bélica, inclusive com produção de armas nucleares. Falta informações de vazamento de radiação, segundo fontes do Governo.

Asteroide paralelo
Apesar da coincidência, a queda do meteorito na Rússia e a passagem “de raspão” de um asteroide pela Terra ontem não são eventos relacionados, segundo especialistas. “É literalmente uma coincidência cósmica”, afirmou Alan Fitzsimmons, do Centro de Pesquisa de Astrofísica da Universidade da Rainha em Belfast, na Irlanda do Norte.

“O asteroide vai do Norte para o Sul”, afirmou Don Yeomans, chefe da Seção de Objetos Próximos, da agência espacial norte-americana Nasa. Segundo ele, a trajetória do corpo celeste que caiu na Rússia não era compatível com o que se esperaria de um objeto que viajasse junto ao asteroide que se aproximou da Terra .

Na opinião de Daniela Lazzaro, chefe do projeto Impacton do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e que monitora asteroides e outros objetos espaciais potencialmente perigosos, a discrepância na direção entre o asteroide e o meteoro é mesmo uma evidência forte de que esses eventos não foram relacionados.

Ela ressaltou, porém, que a ocorrência de fenômenos como esse é até bastante comum. O que termina o nível dos estragos é a região atingida e não só o tamanho do objeto.

Segundo a pesquisadora, é preciso destacar que as pessoas não foram feridas pelo meteorito em si, mas pelos efeitos secundários. A entrada do meteorito na atmosfera foi captada por diversas câmeras de vigilância instaladas sobre painéis de veículos russos. Os motoristas do país usam as câmeras nos carros para obter provas para reclamar o seguro de acidentes, num país em que más estradas, tempo extremo e condutores alcoolizados produzem altas taxas de acidentes.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.