Páginas

25 de fevereiro de 2013

Prefeitos discutem ações de convivência com a seca no Interior

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, convidou todos os prefeitos do Interior cearense para apresentar mais um projeto que mostrará experiências de convivência com o semiárido - foto divulgação
Em mais uma tentativa de unir esforços para avançar nas políticas de convivência com a estiagem no Ceará, prefeitos de municípios do Interior cearense se reúnem hoje com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, para acompanhar o lançamento de projeto de práticas agrícolas para o semiárido.

Segundo Nelson, pelo menos 19 ações que poderão ser aplicadas em regiões atingidas pela seca serão apresentadas a gestores municipais para que eles repassem as experiências aos agricultores de seus municípios. Dentre os programas, estão projetos de irrigação sustentável, aproveitamento de açudes, produção de forragem (alimento para o rebanho) e de mudas para cultivo.

Em linhas gerais, a ideia é apresentar aos prefeitos e secretários municipais de agricultura relatos de experiências bem sucedidas já aplicadas no Ceará, além de informações sobre a documentação necessária para o processo de realização de convênios e normas de prestação de contas. “O encontro deverá compartilhar também práticas agrícolas específicas recomendadas a cada região do Estado”, detalha a assessoria da SDA.


Na semana passada, em outra ação de mobilização para avançar nas políticas de convivência com a seca, o secretário Nelson Martins reuniu a bancada federal cearense em Fortaleza para tentar viabilizar uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff. O objetivo de Nelson é levar diretamente à presidente as propostas do Governo do Ceará que tentam minimizar a burocracia que vem emperrando a ágil execução das ações de convívio com a estiagem em território cearense.

Uma das propostas do secretário é agilizar a chegada ao Ceará das sacas de milho oriundas do Centro-Oeste, além da utilização de perímetros irrigados ociosos do território cearense para a produção de forragem.

De acordo com Nelson, há cerca de 15 mil hectares de terras pertencentes ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) que estão livres para plantio. O problema, explica o secretário, é que para o Estado se apropriar desses lotes é preciso que uma medida provisória seja aprovada em Brasília, daí o interesse da SDA em fazer a situação chegar ao conhecimento da presidente Dilma. “Em nível de Ministério da Agricultura, a coisa não tem se resolvido. A gente precisa fazer o problema chegar até a Dilma, porque a burocracia não tem ajudado”, disse o secretário, na semana passada.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.