Páginas

25 de fevereiro de 2013

"Um projeto pra dar certo precisa nascer da vontade do povo" por Mirian Tolovi


Fico contente em perceber que os altaneirenses hoje, discutem política, como sujeitos ativos, capazes de intervir em sua própria História. Iniciamos a construção do Primeiro Museu de Altaneira a partir do momento que iniciamos essa discussão nas redes sociais. 

Um projeto pra dar certo precisa nascer da vontade do povo, precisa estar bem alicerçado, precisa vir da construção coletiva.


Convido vocês a deixarem fotos, com um pequeno histórico, de objetos que pertencem a algumas famílias e que retratam a historia de nossa terra. O primeiro rádio, o primeiro telefone, oratórios, os objetos de Mãe Glória, etc.. A casa de Dona Fausta é História viva. Vários prédios da comunidade fazem parte do nosso patrimônio Histórico.

Hoje, mais do que prédio, precisamos criar exposições temporárias, visitações programadas e planejadas a partir das escolas e outras ações. Tendo como base uma boa justificativa, com um acervo iconográfico que justifique a necessidade, podemos conseguir recurso Federal para construção do nosso Museu ou Memorial.

Quando um projeto não nasce da vontade da comunidade, quando a comunidade não é sensibilizada, acontece como a Biblioteca da Comunidade São Romão. Responsabilizo-me pela iniciativa não ter dado certo. Foi um projeto que eu sonhei e partilhei com poucas pessoas. Não consultei a comunidade e enviei o mesmo para participar do Edital. Ganhamos a Biblioteca completa. O melhor acervo bibliográfico de Altaneira se encontra no São Romão. E eu pergunto: está aberta à comunidade? Está em funcionamento? O que aconteceu? Não tenho certeza, mas acho que talvez esteja à espera de um prédio. Mas, um prédio justifica o fato de um bem tão precioso, que nos conduz ao conhecimento, não estar circulando? O que acontece é que a comunidade não assimilou esse tesouro como seu patrimônio.

As Redes Sociais vem ajudando a nossa comunidade a partilhar ideias e definir o que é melhor. Às vezes a nossa sugestão não é levada em conta naquele momento. Não devemos entrar em um estado de frustração. Fica arquivado e em algum momento será levado em conta. Vamos continuar contribuindo. Vamos continuar utilizado esse espaço digital como nossa ágora, ou seja, nosso espaço de encontro, nosso espaço político democrático.

Finalmente, independente de onde será aplicado esse recurso, espero que possa contribuir com a melhoria na qualidade de vida de nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.