Páginas

23 de abril de 2013

Dr. Soares sai do PT

Raimundo Soares Filho em recente visita ao Plenário da Câmara dos Deputados - foto João Matias 
Na manhã de ontem (22/04), Raimundo Soares Filho, advogado e blogueiro, entregou ao Presidente da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT, em Altaneira, uma carta comunicando sua desfiliação “caráter irrevogável e irretratável, por motivos de ordem pessoal”, conforme o documento oficial. Mais tarde, declarou que, no momento, não pretende se filiar a nenhum outro partido, dedicará seu tempo livre ao Blog de Altaneira e, em breve, concluirá seu livro sobre a história política de Altaneira.

O Dr. Soares, que militou no Partido dos Trabalhadores desde 1989, não esclareceu “os motivos de ordem pessoal” que levou a sua desfiliação, mas parece que a decisão foi tomada em visita ao Senado Federal, após não ser recebido pelo Senador José Pimentel (PT), conforme se vê em comentário postado na rede social Facebook.

Soares e Pimentel na Campanha
 de 2012 - Foto: Arquivo do Blog
Eleitor do atual senador Pimentel desde a primeira campanha a Deputado Federal, Soares promoveu em 2012 uma verdadeira cruzada pelos municípios do Cariri em apoio à candidatura do Senador Pimentel. Este disputava uma vaga no Senado contra o ex-governador e candidato a reeleição Tasso Jereissati (PSDB).

O presidente da Executiva Municipal do Partido, Dariomar Soares, disse que lamentava a saída de tão importante quadro, mas também afirmou desconhecer os reais motivos da desfiliação.

 saída de Soares do PT gerou especulações em conversas de rua em Altaneira e a ainda rendeu publicações em redes sociais. Em primeira mão o Blog Informações em Foco, do professor José Nicolau, publicou o fato traçando na matéria um resumo histórico da militância política do advogado dentro e fora do Partido dos Trabalhadores.

“Defensor eloquente de suas convicções ideológicas, o jurista ainda é conhecido como estrategista importante nas campanhas eleitorais, sendo um dos principais símbolos nesse quesito sua contribuição nas últimas campanhas eleitorais do grupo oposicionista em Altaneira. Ele era um dos principais representantes e articuladores do PT municipal, além de ter sido o principal responsável pela manutenção e organização do Partido”, segundo o Informações Em Foco.

A desfiliação gerou comentários de colegas. A ex-secretária de Cultura de Altaneira, Mirian Almeida Tolovi, disse “acho que você não precisa ser rotulado como partidário, seja PT ou outro qualquer, continue militando pela justiça social e mantendo a coerência. É isso ai Soares!”. Já para o radialista Lucion Oliveira, a sigla (PT) perde "um grande militante como já perdeu outros".

Para o líder político da cidade de Farias, empresário Silvio Neco “o PT perde do seu quadro um militante, um idealista, um homem que sonha com políticas publicas para todos. Agora Dr. Raimundo Soares segue a luta sem partido, fazendo seus questionamentos sobre a política na região e contribuindo para o fortalecimento da democracia no Brasil”.


Candidata a Governadora em 2006, a professora Salete Maria lembra que quando deixou o PCdoB estava deixando um exército e não a luta. “Por isto, o tempo provou que fora do partido eu segui mais e mais aguerrida sem as amarras e os dissabores próprios das organizações políticas que nos dias atuais, em termos de prática, nada mais fazem do que trair a teoria. Te parabenizo pela atitude e te reconheço como um ser político destacado, inteligente, participativo e, sobretudo, coerente! Avante ao clube dos ‘livre pensadores’” comentou Salete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.