Páginas

14 de junho de 2013

População ganha as ruas em protesto contra a violência na Capital

Após apitaço e pinturas nos rostos, os manifestantes do Fortaleza Apavorada caminharam em direção à avenida Beira Mar - foto Sara Maia
O movimento Fortaleza Apavorada ganhou as ruas ontem (13/06) em protesto convocado por meio da rede social Facebook. As mãos vermelhas, já características do grupo, foram utilizadas para pedir ações imediatas do poder público contra a insegurança na capital cearense. Não foram apresentadas propostas concretas.

Segundo o comandante de policiamento da Capital, Carlos Ribeiro, pelo menos três mil pessoas estavam concentradas em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, às 15 horas, quando o movimento teve início. No fim da manifestação, a organização do evento disse ter contabilizado dez mil pessoas.

Após realizar apitaço e pinturas de tinta vermelha nos rostos, os manifestantes desceram em direção à avenida Beira Mar. A caminhada se estendeu até as proximidades do Jardim Japonês. Durante o trajeto, uma parada foi feita perto da rua Tibúrcio Cavalcante para leitura de um manifesto cobrando ações na área da segurança pública.

 A estudante Lara César, 26 anos, vestiu a camisa do movimento. Para ela, a insegurança é tão grande que não é mais possível andar com tranquilidade. “Até dentro das faculdades temos assaltos e sequestros”, lamenta.

Por volta das 17 horas, ainda nas proximidades do Palácio, as avenidas foram fechadas para dar passagem ao trio elétrico e à multidão de manifestantes trajando camisetas pretas e vermelhas, amparados por faixas e cartazes com pedidos de paz.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), policiais do Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar (BPTur) e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) deram suporte para a realização do evento. Era possível ver policiais durante todo o trajeto.

Depois do encerramento, nas vias próximas, o policiamento continuava intenso, com homens posicionados em cada quarteirão.

A representante comercial Andreia Lobo, 37, disse que Fortaleza seria um bom lugar para se viver se a população tivesse segurança pública efetiva. “As pessoas deveriam estar mais envolvidas, cobrar mais. Isso já vem da cultura do brasileiro: aceitar coisas erradas passivamente.”

O Fortaleza Apavorada surgiu em 30 de abril deste ano como um grupo no Facebook. A página chegou a ser suspensa duas vezes, quando já contabilizava mais de 20 mil pessoas.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.