Páginas

18 de novembro de 2014

Silêncio sobre sucessão na Câmara Municipal de Altaneira

Bancada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Junior Nevoeiro)
No próximo dia 09 de dezembro a Câmara Municipal de Altaneira elegerá os seus novos dirigentes para o biênio 2015/2016. Serão escolhidos dentre os vereadores titulares os ocupantes para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário. Os eleitos serão empossados no dia primeiro de janeiro de 2015. 

A Lei Orgânica do Município estabelece que a eleição para renovação da Mesa Diretora deve ser realizada na última Sessão Ordinária do segundo ano da segunda Sessão Legislativa de cada Legislatura.

A sucessão da Mesa ainda não foi abordada em Plenário, mas já é alvo de conversas nos bastidores. As posições adotadas pelas vereadoras Alice Gonçalves (PSB) e Lélia de Oliveira (PCdoB) nas últimas votações plenária deixam uma dúvida sobre a possibilidade de consenso do Bloco da Maioria, mesmo com a saída do vereador Gilson Cruz (PSL) do bloco de oposição.

Pelo Regimento Interno todos os vereadores titulares são candidatos, uma vez que não existe registro de chapas. A votação é aberta e pelo processo nominal, a presidente que é a última a votar chama o nome do parlamentar e este fala o nome de seu candidato.

Nas últimas eleições para Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa foram desrespeitados na questão da proporcionalidade, pois, a escolha dos novos dirigentes deve ser balizada na proporcionalidade dos partidos com assento na bancada.

Um problema a mais, pois são oito os possíveis candidatos de oito partidos diferentes, fato que foi superado com a criação dos blocos, mas as vereadoras Alice e Leila não estão seguindo a orientação do líder de seu Bloco e o vereador Gilson Cruz deixou o Bloco da minoria.

Espera-se que nas próximas Sessões o tema seja abordado, bem como que os possíveis candidatos se apresentem para conhecimento público.

Assim como aconteceu em 2010 e 2012 criamos uma enquete para saber a preferência dos altaneirenses para o comando do Legislativo. O resultado da enquete será divulgado aqui no Blog no dia 07 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.