Páginas

10 de setembro de 2015

De olho em 2016, tucanos iniciam encontros regionais no Ceará

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do Ceará inicia hoje uma série de encontros regionais para fortalecer a sigla com foco nas eleições municipais de 2016. 

Em processo de se reerguer no cenário político, o partido inicia a ofensiva pela região do Cariri, na cidade do Crato. 

O presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes (foto), destaca que, nos últimos meses, o partido fez um trabalho de renovar diretórios e instalar comissões provisórias nos municípios. O PSDB tem investido também em campanha de filiação. A expectativa do PSDB é de eleger de 40 a 50 prefeitos no Estado em 2016, afirma o presidente.

Além do encontro no Cariri, já estão programados eventos em Sobral (Região Norte) e em Quixadá, nos dias 24 e 25 de setembro, respectivamente. Destaque nacional do partido, o senador e ex-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, deve vir ao Ceará para participar de encontros em Fortaleza e na Região Norte até o final do ano, segundo Pontes.

“O caminho é longo. Não posso deixar de reconhecer que estamos vivendo um novo momento. Quando assumi, em 2013, era um partido sem perspectiva. Estamos reconstruindo o PSDB e não nos interessa oportunistas”, afirma Pontes.

Atualmente, o PSDB detém sete prefeituras (Abaiara, Aracoiaba, Horizonte, Jaguaribara, Tururu, Senador Sá e Trairi) e está presente em 140 municípios, com diretórios ou comissões provisórias. Após a derrota de Tasso para o Senado em 2010, o partido sofreu baixas e perdeu representatividade no Estado.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos destaca que o PSDB estrutura candidaturas tanto para prefeitos, como para vice e vereadores. No entanto, aguarda decisões sobre a reforma política no Congresso Nacional. Entre as propostas que podem incidir sobre os planos partidários estão a “janela partidária” e a permanência das coligações, por exemplo.

Enquanto não há definições, o partido aproveita a crise no cenário político e econômico, no qual desponta como oposição, para ter fôlego de brigar novamente pelo comando político no Ceará.

O primeiro encontro regional do PSDB no Crato não acontece sem projeto estabelecido. A cidade é uma das primeiras para a qual a sigla conta como certa a disputa pelo Executivo em 2016. Ex-prefeito do município e atual vice-presidente estadual do PSDB, Samuel Araripe vai disputar a sucessão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), segundo o presidente estadual Luiz Pontes.

Quem também se filia hoje ao PSDB com foco nas eleições do próximo ano é o ex-deputado federal Manoel Salviano. Desfiliado do PSD, Salvino tem planos de disputar a prefeitura de Juazeiro do Norte, também ocupada por um peemedebista: Raimundo Macêdo. 

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.