Páginas

9 de junho de 2016

Ceará é estado mais transparente do Brasil, segundo MPF

Ceará tirou nota máxima em Transparência e ficou em primeiro lugar entre os estados do País. Empatados com ele, Espírito Santo e Rondônia. O dado foi obtido na segunda fase da análise dos portais da transparência de municípios e estados feita pelo Ministério Público Federal (MPF).O Resultado foi divulgado ontem (08/06). Na primeira fase, apresentada em dezembro do ano passado, o Ceará ficou em sétimo lugar, com nota 8,2. O estado com menor nota é Roraima, seguido pela Bahia e o Acre.


O governador Camilo Santana (PT) comemorou o resultado nas redes sociais. “O levantamento leva em conta aspectos legais e boas práticas de transparência. Ao mesmo tempo que nos enche de orgulho, o resultado aumenta a nossa responsabilidade”, afirmou.

“O Ceará já estava em uma posição boa, figurando com nota oito no ranking. Agora, alcançou um 10, e esse resultado é fruto de um trabalho realizado pelo Governo do Estado no sentido de dar mais transparência aos dados oficiais, parcerias e convênios”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT).

“Ficamos bastantes satisfeitos com o resultado do Ceará, pois, ao mesmo tempo que nos enche de orgulho, também aumenta a nossa responsabilidade para mantermos nosso mecanismos de transparência sempre disponíveis e atrativos para os cidadãos”, avalia o secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá.

Além do índice dos governos estaduais, o órgão dividiu resultados pela média da transparência dos municípios de cada estado e pela nota das capitais. Na média dos municípios, o Ceará ficou em 8° lugar, com nota 5,87. Na 1ª avaliação, a pontuação era 4,04. Entre as capitais dos estados, Fortaleza ocupa o 10° lugar, com nota 9,2. Na primeira fase, sua pontuação era 8º e ela ocupava o 13° lugar. Entre os municípios do Estado, porém, Fortaleza caiu do primeiro para o 8° lugar, mesmo com aumento da sua pontuação.

Altaneira recebeu nota 5,6 na primeira avaliação e 7,00 na segunda subindo para 63º posição empatada com os municípios de Campos Sales, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Groaíras, Jucás, Meruoca, Mucambo, Palhano Quixeramobim e Tianguá, mas a frente de vários município da região do Cariri.


Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.