Páginas

18 de agosto de 2017

TJCE aprova alterações no projeto de lei de Organização Judiciária do Estado

Desembargadores aprovaram alterações no projeto de lei atendendo vários setores da sociedade (Foto: Ascom/TJCE)
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará TJCE aprovou, por unanimidade, na sessão de ontem (17/08) alterações no projeto de Lei de Organização Judiciária do Estado, apresentado à Assembleia Legislativa no dia 4 de julho. O presidente da Corte, desembargador Gladyson Pontes destacou o cumprimento da agenda de encontros e aprofundamento do diálogo com parlamentares, prefeitos, vereadores e vários setores da sociedade, vindo a coletar sugestões que foram avaliadas como aptas a aperfeiçoar o texto original.

O desembargador afirmou que as mudanças foram avaliadas pelo Pleno como positivas e por isso serão incorporadas ao texto original. “Temos ressaltado, desde o início desse processo, que as contribuições seriam muito bem-vindas. Coletamos diversas sugestões importantes, com o verdadeiro propósito de aperfeiçoar a estrutura do Judiciário estadual. Estamos assegurando a manutenção das atuais estruturas físicas e do regime de atendimento aos jurisdicionados nas comarcas vinculadas. Além disso, estamos tratando as unidades identificadas como subdemandas, promovendo agregações que elevarão os quantitativos de demanda e reforçando a estrutura onde há maior número de casos novos”.

O presidente reiterou que o diálogo mantido com a Assembleia Legislativa e demais instituições tem sido bastante positivo no aprimoramento do projeto.

Entre as principais mudanças aprovadas está a manutenção do regime de atendimento nas comarcas vinculadas, possibilitando que as atuais estruturas físicas do Judiciário sejam preservadas em todos os municípios do Estado. A proposição original restabelecia os termos judiciários, com a prestação da atividade jurisdicional concentrada na sede das comarcas e a criação de postos avançados de atendimento nos municípios-termo.

Pela nova proposta, o Tribunal de Justiça manterá as comarcas vinculadas e poderá determinar, em casos específicos, de acordo com critérios como a demanda e a disponibilidade de recursos humanos e materiais, a reunião dos processos na sede da comarca, regulando o protocolo de petições e documentos, atendimento ao público, expedição de certidões e os atos processuais que continuarão a ser realizados nas vinculadas.

Além disso, foram incorporadas propostas que permitirão reduzir a quantidade de unidades transferidas, passando de 25 para 16 as comarcas da Entrância Inicial que serão vinculadas a comarcas vizinhas. A reestruturação, nesse ponto, alcança as unidades que apresentaram baixa demanda no último triênio (inferior à metade da média do Estado), e atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça.

Com as mudanças, o projeto passa a contemplar a criação de 17 unidades em comarcas que apresentam altas taxas de demanda e congestionamento, possibilitando uma distribuição mais racional e equilibrada da estrutura do Judiciário, sem aumento de despesa.

Com informações Assessoria de Comunicação TJ-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.