Páginas

2 de dezembro de 2018

A sessão de cassação do prefeito de Altaneira na mídia cearense

Mosaico com as 13 postagens compartilhadas pelos leitores do BA
Ao longo de todo o dia de ontem (01/12) eram compartilhadas nas redes sociais as postagens nos diversos portais da mídia regional e da Capital sobre o desfecho da Sessão Especial da Câmara Municipal de Altaneira que julgou pedido de cassação do mandato do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT) por supostas práticas de infrações político-administrativa realizada na manhã da última sexta-feira (30/11).

O portal do Diário do Nordeste foi o primeiro veículo a divulgar o resultado da Sessão, com a seguinte manchete: Por um voto, prefeito de Altaneira é mantido no cargo”.

A matéria do DN narra o resultado da votação e descreve os principais da denúncia e da defesa do prefeito. O DN usou uma foto da posse para ilustrar a matéria. Confira:


Com apenas cinco minutos de diferença o portal Miséria também noticiou o resultado da Sessão da Câmara de Altaneira também com o mesmo título: Por um voto prefeito de Altaneira é mantido no cargo foi o título da matéria, assinada pelo jornalista Felipe Azevedo.

O Miséria traz a relação dos vereadores e vereadores com seus votos. O portal usou uma foto da campanha de outubro passado para ilustrar a matéria. Confira:


O segundo portal da Capital a noticiar  o resultado da Sessão foi CN7 que deu destaque ao voto da vereadora Zuleide Ferreira.


A matéria cita que “Deixando questões partidárias de lado, vereadora Zuleide Ferreira (PSDB) deu o voto decisivo que manteve Dariomar no poder”, também traz a relação dos votos.

O CN7 usou uma foto antiga para ilustrar a matéria. Confira:


O jornalista Madson Vagner como a Sessão a uma luta de boxe e narra que o prefeito foi derrotado por pontos, mas escapou da cassação. Assim escreveu: Em Altaneira, Dariomar é salvo pelo ‘gongo’.

Madson Vagner também registra que “Um dos votos favoráveis ao petista veio da vereadora Zuleide Ferreira, filiada ao PSDB” apesar de ter sido eleitora de Bolsonaro, sob a bandeira da anticorrupção.

Madson Vagner usou uma foto do prefeito com apoiadoras e as três vereadoras  para ilustrar sua matéria. Confira:


O radialista e blogueiro Ranilson Silva publicou a postagem mais completa de todas, traz um relato completo da Sessão, com os áudios dos vereadores e descreve cada voto.

Vereadora do PSDB salva o mandato de prefeito do PT foi o título da postagem destacanado a posição da vereadora Zuleide Ferreira do PSDB.

Ranilson usou uma foto da Sessão para ilustrar a postagem. Confira:


O portal Badalo registra a necessidade do quórum especial para cassação e traz a matéria com o seguinte título: Prefeito de Altaneira escapa de cassação pela Câmara de Vereadores

O Badalo registra ainda que o prefeito tentou, através da Justiça, barrar a votação, não obtendo êxito.

O portal Badalo também usou uma foto antiga para ilustrar a matéria. Confira:



O portal altaneirense A Pedreira deu destaque para o fato dos vereadores de oposição votarem para salvar o prefeito da cassação.

Vereadores de oposição salvam Prefeito de Altaneira Dariomar foi o título da postagem do Pedreira que também faz uma narrativa pormenorizada dos trâmites da Sessão e dos votos dos vereadores.

O Pedreira usou uma foto da Sessão para ilustrar a postagem. Confira:

Já o radialista e blogueiro da vizinha cidade de Assaré, Josélio Leite, foi mais econômico, apenas noticiou o resultado e relacionou os vereadores contra e a favor.

O título do blog do Jocélio Leite foi o seguinte: Prefeito de Altaneira é mantido no cargo.

Jocélio ainda registrou que o prefeito comemorou a permanência no cargo, mas também optou por uma foto antiga para ilustrar sua postagem. Confira:


O blog News Cariri seguiu a mesma linha e registrou “Prefeito Dariomar Rodrigues de Altaneira escapa da Cassação”

Todas as rádios do Cariri e várias emissoras da capital noticiaram o fato e rádio O Povo/CBN também compartilhou o áudio em seu portal com o seguinte título: Prefeito de Altaneira se livra de cassação por apenas um voto.

O portal aparece assim:



O blogueiro altaneirense Italo Duarte ironizou o resultado final da Sessão e a postagem no seu blog foi “E AI? AINDA QUEREM CASSAR O PREFEITO?”, assim mesmo em letras caixa alta.

Italo descreve as denuncias como “pequenas atecnias que já foram sanadas”, considera a ação como golpe político e registra a comemoração do prefeito com seus apoiadores.

O Palavra do Itim ilustrou a postagem com várias imagens da comemoração do resultado, mas nenhuma aparece com o título, confira:


O segundo portal a falar em golpe foi o Flávio Pinto News que postou matéria de dois parágrafos com o seguinte título: Fracassa tentativa de golpe em Altaneira: Vereadores mantêm prefeito Dariomar no cargo.

No primeiro parágrafo Flavio Pinto escreveu que “a tentativa de golpe orquestrada por um grupo de vereadores e políticos sem  exercício do mandato, fracassou em Altaneira”.

No segundo parágrafo relaciona os vereadores que votaram contra e a favor da cassação e os vereadores derrotados foram “vaiados pelo povo de Altaneira, após a sessão desta sexta na Câmara Municipal”, fato que não correu.

Flávio Pinto usou uma foto da Sessão, no momento que o prefeito usa a Tribuna para ilustrar a postagem. Confira:



Na manhã de hoje foi compartilhada a postagem do blog Papo Reto que trouxe a seguinte manchete: Dariomar Rodrigues continua na gestão e Altaneira segue Nas Mãos do Povo”

O blog registra a fala do prefeito na Sessão, o resultado do julgamento, a comemoração dos apoiadores e ao final compartilha um vídeo de agradecimento do gestor.

O Papo reto usou uma foto do abraço do prefeito petista na vereadora tucana após Sessão. Confira:

Alguns navegantes das redes sociais estranharam a ausência de postagem sobre o fato histórico no portal Negro Nicolau e no blog do Vereador Professor Adeilton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.