Páginas

1 de dezembro de 2019

Especialista espera Camilo neutro novamente no pleito municipal


De acordo com a cientista política e socióloga Paula Vieira, o governador Camilo Santana (PT) deverá caminhar para a mesma conduta adotada por ele em pleitos anteriores: distanciamento e neutralidade.

"Em teoria, o Camilo não tem mais a perder, não tem que galgar nenhuma eleição (a curto prazo). Há ainda os acordos políticos que ele precisa costurar tanto (futuramente) com deputados e prefeitos", justifica a professora.

Paula Vieira que destaca um outro fato importante: "ele não tem perfil de se posicionar." Hoje, o governador tem mais de 20 partidos alocados em sua base de apoio.

Outro ponto sobre o qual a estudiosa joga luz é na influência daqueles que, hoje, são os principais líderes políticos do País, Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT). Por mais que tenha afirmado insistentemente que não pretende influir no processo eleitoral, as ideias e os comportamentos do atual presidente da República certamente estarão inseridos na eleição.

"Discurso já encontrou permeabilidade. Importante ressaltar o quanto esse bolsonarismo está ligado a uma ideia de um antissistema e antipolítica", ressalta. Resta ver quem será o principal intérprete das concepções, avalia a professora.

Se estiver livre e puder militar pelo país, Lula também será protagonista do mesmo fenômeno, mas ao seu modo e numa outra perspectiva. Também por isso, ela rechaça a ideia de o partido entrar para somente marcar presença. Outro ponto que inviabilizaria a tese é a cultura hegemônica do PT.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.