Páginas

9 de abril de 2020

Governador ressalta importância de diálogo entre ações em reunião com prefeitos

Também houve cobranças relacionadas a equipamentos e estrutura básica (Foto: Reprodução/Facebook)

Em reunião com prefeitos de mais de 130 municípios cearenses e o governador Camilo Santana (PT), os gestores municipais expuseram demandas relacionadas a saúde, assistência social à população e questões fiscais das cidades referentes ao momento de pandemia do novo coronavírus. Pedidos por mais testes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e pela recomposição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estiveram entre as principais pautas debatidas. 

Em avaliação de Nilson Diniz, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito do Cedro, a reunião mostrou a importância de diálogos contínuos entre o governo e os gestores municipais. Uma das principais reclamações dos prefeitos se referiu ao processo de testagem da Covid-19.

"Falamos sobre a questão dos testes e resultados e da possibilidade de termos mais deles para realizá-los mais, tanto os rápidos quanto os exames de PCR. Em relação ao último, todo mundo reclamou em relação à questão dos atrasos nos resultados", afirma Diniz. "O governo, em resposta, mostrou que habilitou outros aparelhos para poder ajudar e, assim, que a demanda represada pudesse ser feita com mais rapidez", avança o presidente da Aprece.

Na reunião, também houve cobranças relacionadas a aquisições anunciadas pelo governo de insumos, equipamentos e estrutura básica. No início da semana, a Secretaria da Saúde (Sesa) anunciou compra de 200 leitos para os hospitais regionais do Cariri, do Norte e do Sertão Central, além da aquisição de EPIs.

"As falas dos prefeitos foram no foco estrutural, demandando EPIs, equipamentos como os respiradores. Houve um afinamento de diálogo entre os gestores e a Secretaria, para alinhar o trabalho", explica Nilson.

Além do governador e dos prefeitos do Interior, estiveram presentes o secretário da Saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT). Entre os gestores municipais, estava o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT).

Nas outras pautas, também foram debatidos os auxílios sociais anunciados pelo Governo do Estado - como a isenção das contas de água e luz e a entrega de botijões de gás para famílias de baixa renda. Em questões econômicas, o foco do debate foi sobre os fundos de recursos para os municípios, que devem enfrentar dificuldades por conta da baixa arrecadação em 2020.

"Todos nós vamos enfrentar um problema muito sério que é o de recursos, orçamentos e receitas. Tenho conversado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para que a gente tenha mecanismos que deem garantias para que municípios e estados possam garantir as ações essenciais à população", afirmou Camilo sobre a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Camilo também destacou o diálogo com os gestores municipais como forma de alinhar ações no combate ao novo coronavírus. "Reforcei com os prefeitos a importância de estarmos cada vez mais juntos nas ações neste momento. O Estado continuará sendo parceiro dos municípios para que a gente possa fazer essa travessia da melhor forma possível, minimizando os efeitos para a população", disse.

Segundo o presidente da Aprece, a reunião mostrou a necessidade de diálogo entre prefeitos e governo. "É preciso, nesses momentos de dificuldade, melhorar a comunicação para não ter ruído, então é importante demais a participação do governador de forma mais regular conversando com os gestores, mostrando o que está fazendo, nós mostrando o que vem acontecendo nos municípios", ressalta.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.