Páginas

11 de janeiro de 2021

30 dias da Operação Salus em Altaneira

Resultados de pesquisas no Google por imagens da Operação Salus em Altaneira


Ontem (10/01) completou um mês da deflagração da Operação Salus em Altaneira que culminou com a prisão preventiva de 13 pessoas, sendo dois secretários municipais (Finanças e Saúde), um ex-secretário de Saúde, dois empresários, servidores e assessores do prefeito municipal Dariomar Rodrigues (PT), afastamento de outros servidores de funções e bloqueio de bens dos investigados. Ao todo foram 113 mandados de busca e apreensão.

A Operação Salus foi conduzida pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e combate à corrupção (NRLD) da Polícia Civil que tem por objetivo esclarecer as circunstâncias em que se verificaram os ilícitos penais consubstanciados nos tipos Lavagem de Dinheiro, Peculato, Associação Criminosa e Fraude à Licitações em Concurso Material de Crimes.

O prefeito Dariomar Soares (PT) se manifestou publicamente apenas uma vez sobre a operação que aponta uma “organização criminosa” instalada na Prefeitura. A única manifestação do prefeito se deu ao anunciar na rede social Instagram na tarde do mesmo dia da operação os novos titulares das secretarias municipais de Administração e Finanças e Saúde.

Na ocasião o prefeito disse que estava surpreso com a operação e disse acreditar ser “perseguição política” para prejudica-lo.

Dois dias depois os juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza levantaram o sigilo sobre um dos autos demonstrando que a investigação foi iniciada após a prisão de um empresário altaneirense. Do celular apreendido foram extraídas mensagens com indícios de crimes contra a administração pública, em especial fraude a licitações. Com a quebra de sigilo telefônico servidores e secretários municipais foram flagrados articulando esquema de favorecimento a empresários locais.

A liberação dos autos provou que o prefeito Dariomar, mais uma vez, faltou com a verdade, pois a investigação não tem nenhuma relação com a política local e o alvo principal da operação era a secretaria municipal de Saúde e não empresas de outras cidades como afirmou em sua declaração no Instagram e em entrevistas.

Na Sessão Solene de Posse dos eleitos em 15 de novembro apenas o vereador Ariovaldo Soares (PDT) tocou no assunto, lamentando o fato e pediu que as instituições como Procuradoria, Ouvidoria e Controladoria funcionasse no Município, foram as únicas pastas que os titulares não foram nomeados.

Decorridos 30 dias da Operação o Delegado responsável pelo caso indiciou todos os presos na Operação e mais 11 Pessoas. Nenhum bem apreendido foi liberado. O Tribunal de Justiça já negou Habeas Corpus para seis presos e O Superior Tribunal de Justiça negou de uma.

Apenas a uma empresária e uma servidora foi concedida a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar, ambas tem filhos menores de 12 anos, os demais continuam nos presídios de Crato e Juazeiro do Norte.

A Operação Salus foi amplamente noticiada nos principais jornais e telejornais do Ceará e reproduzida em vários portais nacionais.

Saiba mais:


Prefeito de Altaneira apresenta novos gestores das secretarias de Saúde e Finanças e fala sobre a “Operação Salus”


Juiz retira sigilo da Operação Salus. Investigação não tem conotação política


Os estranhos diálogos captados na Operação Salus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.