Páginas

17 de dezembro de 2021

André Mendonça toma posse como novo ministro do STF

O ministro André Mendonça foi um dos primeiros a chegar ao evento (Foto: Fellipe Sampaio)

Com com toda pompa e rigor, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça tomou posse nesta quinta-feira (16/12) em Brasília. A cerimônia durou cerca de 15 minutos. Houve Hino Nacional e juramento. A Corte montou uma estrutura para receber o magistrado, os convidados e a imprensa.

Mendonça chegou ao local acompanhado da esposa. O indicado "terrivelmente evangélico" do presidente Jair Bolsonaro aguardou durante quatro meses para ser sabatinado pelo Senado Federal e assumir a cadeira deixada por Marco Aurélio Melo, aposentado desde 12 de julho.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, contrariou os protocolos sanitários do Supremo Tribunal Federal (STF) e entrou na Corte sem máscara de proteção facial. A instituição exigia a máscara, além do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Durante a posse, o presidente do STF, Luiz Fux, ao lado de Bolsonaro, que chegou ao local de máscara e com ela permaneceu, destacou o currículo técnico de Mendonça e desejou boas vindas ao novo ministro, agradecendo a presença dos presentes.

André Mendonça foi um dos primeiros a chegar ao evento. Diversas autoridades estiveram presentes, mas chamou a atenção a ausência dos ministros Gilmar Mendes e Carmem Lúcia, ambos integrantes da Corte.

Prestigiaram a sessão de posse o presidente Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente Hamilton Mourão (PTRB), os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, o procurador-Geral da República, Augusto Aras, entre outras autoridades do Judiciário.

Do STF, compareceram os ministros Roberto Lewandowski, Dias Toffoli, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e o ex-ministro Marco Aurélio Mello, substituído por André Mendonça.

Ao Correio Braziliense, o STF disse que a ausência de Gilmar Mendes já era esperada e havia sido avisada, já que ele está em viagem. Não há, por enquanto, informações sobre a ausência de Carmem Lúcia.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Mendonça: "Compromisso com a Constituição, democracia e liberdade de imprensa"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.