![]() |
| O Missão se torna a 30ª agremiação do país e poderá concorrer nas eleições de 2026, sob o número 14 (Foto: Alejandro Zambrana) |
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, durante a sessão noturna desta terça-feira (4/11), o registro do estatuto do Partido Missão, formado por membros do Movimento Brasil Livre (MBL), da direita liberal. O deferimento viabiliza a criação da nova sigla, que se torna a 30ª do país e poderá concorrer nas eleições de 2026, sob o número 14.
Os outros seis ministros acompanharam o voto do relator André Mendonça, que vetou trechos do estatuto considerados "genéricos", que tratam sobre combate à violência de gênero, e determinou que o artigo seja adequado nos próximos meses. Apesar disso, ele afirmou que a sigla cumpriu os requisitos necessários para o deferimento.
O número mínimo de assinaturas favoráveis para o registro da sigla era de 547.042 e o MBL conseguiu, ao todo, mais de 589 mil. O movimento ainda conseguiu comprovar a criação de diretórios em nove estados diferentes.
Como
o período mínimo para que um partido novo participe das eleições é de seis
meses, os candidatos do Missão terão direito de receber, em 2026, os recursos
dos fundos partidários e eleitoral, além de acesso à propaganda no rádio e
televisão, entre os outros direitos previstos durante as eleições.
Publicado
originalmente no Correio Braziliense
Leia também:
TSE: Relatora vota pela cassação de Castro por abuso de podere ministro pede vista

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.