Páginas

25 de fevereiro de 2013

Altaneira ganha sua primeira Professora Mestra

A Professora Maria Eveuma Oliveira defendeu a sua Dissertação de Mestrado com o título Dôra, Doralina: caminhos e percalços de sua travessia no último dia 18, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Pau dos Ferros, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte e tornou-se a primeira Professora Mestra de Altaneira.

Eveuma iniciou o Mestrado como aluna especial em 2010. Cursou três disciplinas: uma obrigatória (Metodologia da Pesquisa) e duas optativas (Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: texto literário e ensino e Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: pesquisa sobre o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura).

O percurso que fazia para cursar a disciplina de Metodologia da Pesquisa era duro, pois saía de Altaneira para Nova-Olinda e de lá seguia viagem num ônibus até Juazeiro do Norte, onde pernoitava, pois às cinco horas da manhã seguia para Cajazeiras/PB chegando por volta das oito horas da manhã, onde aguardava o único carro que fazia linha a Pau dos Ferros/RN que saía por volta das dez e trinta e chegava lá entre doze e meia e uma hora da tarde. A aula começava as treze e trinta e no dia seguinte fazia o percurso de volta a Juazeiro do Norte onde seu irmão Eudes a esperava, pois deveria comparecer no seu trabalho, pontualmente, às treze horas.


A disciplina, Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: texto literário e ensino, ia com o seu irmão Eudes que para ela foi e é um amigo e companheiro essencial naquela jornada e em todos os momentos de sua vida. “Sou grata a ele por tudo o que fez e faz por mim... Saíamos de Altaneira às oito horas da manhã e chegávamos uma da tarde em Pau dos Ferros, assistia aula e saíamos de lá às dezessete e trinta; chegávamos em Altaneira por volta de meia noite e assim consegui o meu êxito naquele ano” disse Eveuma em mensagem ao Blog.

Já a outra Disciplina, Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: pesquisa sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Eveuma cursou em apenas três dias, no mês de julho, por isso não atrapalhou a sua rotina no trabalho.

Em novembro de 2010 a Professora Eveuma participou da seleção do Mestrado em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Pau dos Ferros/RN, no qual fui aprovada tanto na prova dissertativa como no Projeto de Pesquisa, seguindo para a entrevista. Dos 57 participantes da seleção, 30 foram aprovados e participaram da entrevista. O resultado final saiu no dia 18 de dezembro onde entre os vinte selecionados Eveuma obteve o honroso sétimo lugar.

A Professora Eveuma ingressou no Mestrado em março de 2011 onde cursou as disciplinas obrigatórias e optativas finalizando-as em março de 2012 num total de 32 créditos. Nesse percurso ela já estava escrevendo os capítulos da Dissertação. Em agosto de 2012 qualificou o seu texto com dois capítulos e obtive nota 8,5.

Apaixonada que é pela Literatura Eveuma optou como objeto de estudo para o seu trabalho o romance Dôra, Doralina, da escritora cearense Rachel de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.