Páginas

28 de fevereiro de 2021

Os Pódios da Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira

Em virtude da pandemia da Covid19 a Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira foi realizada em 4 baterias, todas disputadas nos dois últimos finais de semana de janeiro no circuito da Trilha Sítio Poças. 43 ciclistas participaram da etapa, sendo 37 homens e 6 mulheres. Além da Elite Masculino e Feminino os ciclistas disputam medalhas em cinco categorias, divididas por faixa etária de idade. Os tempos dos ciclistas foram cronometrados pelo professor Pedro Rafael.

Classificação da Camisa Laranja na Copa MTB Altaneira - 2021 (Segunda Etapa)

 


6 ciclistas das cidades de Altaneira e Farias Brito participaram da Segunda Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. As meninas disputam a Camisa Laranja de Campeã Feminino. Confira a Classificação Feminino na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Segunda Etapa:

Classificação da Camisa Branca com Bolinhas na Copa MTB Altaneira - 2021 (Segunda Etapa)

11 ciclistas altaneirenses participaram da Segunda Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os altaneirenses disputam a Camisa Branca com Bolinhas Azuis de Campeão Local. Confira a Classificação Local na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Segunda Etapa:

Classificação da Camisa Rosa na Copa MTB Altaneira - 2021 (Segunda Etapa)

33 ciclistas das cidades de Assaré, Barbalha, Crato, Campos Sales Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Salitre  e Santana do Cariri, participaram da Primeira Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os visitantes disputam a Camisa Rosa. Confira 20 melhores na Classificação Visitante na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Segunda Etapa:

Classificação da Camisa Verde na Copa MTB Altaneira - 2021 (Segunda Etapa)

8 ciclistas com idade superior a 40 anos participaram da Segunda Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. O grupo disputa a Camisa Verde de Campeão Veterano. Confira a Classificação Veterano da Copa MTB Altaneira - 2021, após a Segunda Etapa:

Classificação da Camisa Vermelha na Copa MTB Altaneira - 2021 (Segunda Etapa)

8 ciclistas com até 23 anos de idade participaram da Segunda Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. A molecada disputa a Camisa Vermelha de Campeão Jovem. Confira a Classificação Jovem na Copa MTB Altaneira - 2021, após a Segunda Etapa:

Altaneira registra oitava morte por COVID-19

Foi publicado na noite de ontem (27/02) no portal oficial do Governo Municipal e nas redes sociais o Boletim Informativo registrando a oitava morte em decorrência da infecção do novo coronavírus em Altaneira.

Classificação Geral (Camisa Amarela) na Copa MTB Altaneira - 2021 (Segunda Etapa)

45 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri, participaram da Segunda Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Os melhores ciclistas do Cariri cearense disputam a Camisa Amarela de Campeão Geral. Confira a Classificação Geral da Copa MTB Altaneira - 2021, após a Segunda Etapa:

Resultado da Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira - 2021

45 ciclistas das cidades de Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Santana do Cariri, participaram da Segunda Etapa da 8ª edição da Copa MTB Altaneira realizada no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. Confira o resultado da Segunda Etapa da Copa MTB Altaneira - 2021

Camilo tentará aquisição direta de vacina russa

Camilo em ato de entrega de novos leitos de UTI  (Foto: Reprodução/Facebook)


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou em suas redes sociais ontem (27/02), que irá até o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V, em Brasília, para tratar de "possível aquisição direta do produto". 
A tentativa deve acontecer na próxima terça-feira, 2, e funciona como complemento ao Plano Nacional de Imunização.

Jair Bolsonaro debocha dos mortos e maltrata os vivos por Henrique Araújo

 

Presidente Jair Bolsonaro causa aglomeração em evento no município de Tianguá (Foto: Júlio Caesar)

Jair Bolsonaro é um inconsequente em série. O presidente já negou a gravidade da pandemia de Covid, estimulou medicamentos sem eficácia, boicotou as medidas de proteção sanitária, tentou sabotar o auxílio emergencial, atrapalhou governadores e prefeitos, se desincumbiu de suas obrigações, foi negligente na compra de vacinas, usou politicamente a Anvisa, fez trocas inoportunas no Ministério da Saúde, serviu como contraexemplo ao aglomerar e desrespeitar medidas profiláticas, minimizou a falta de oxigênio no Acre e, quando nada fazia crer que poderia se superar, passou a questionar o uso da máscara no dia em que o Brasil atingiu o recorde de mortos em 24 horas: quase 1,6 mil pessoas.

Família Bolsonaro critica medidas de isolamento em meio ao avanço da pandemia

 

Presidente e seus filhos sempre foram contra as medidas de enfrentamento apontados pelos especialistas (Foto: Reprodução/Facebook)

A família Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento social para enfrentamento da covid-19, em meio ao pior momento da pandemia no país, segundo especialistas, e quando a maioria dos Estados aumentam as restrições para frear o contágio da doença.

27 de fevereiro de 2021

Decreto do governador determina toque de recolher mais rígido e reduz horário de atividades

BR-116: vias de Fortaleza ficam vazias com o toque de recolher. Hoje a medida começa as 19 horas (Foto: Fabio Lima)

Com o agravamento da segunda onda da pandemia no Ceará, medidas de restrição continuam sendo ampliadas na tentativa de conter a disseminação do vírus e, consequentemente, a pressão sobre o sistema de saúde. Ontem, o governador Camilo Santana (PT) anunciou novo decreto que antecipa o horário do toque de recolher para as 20 horas de segunda à sexta-feira e para as 19 horas aos sábados e domingos. A proibição de circulação segue até as 5 horas do dia seguinte. Nesse intervalo, somente são permitidas saídas "em situação de comprovada necessidade".

Bolsonaro promove aglomerações e discursa pensando em 2022

Em Tianguá, Bolsonaro não só não evitou como também estimulou o desrespeito às normas sanitárias  (Foto: Julio Caesar)

Em visita ao Ceará um dia após o Brasil registrar recorde de mortos por Covid-19 num único dia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promoveu aglomerações ao abraçar apoiadores que o aguardavam no município de Tianguá, Interior do Estado. Na cidade serrana, o presidente assinou ordem de serviço para conclusão de duas obras, uma delas a de um viaduto que estava parada havia mais de dez anos, segundo ele. De lá, o chefe do Executivo seguiu de avião para Fortaleza e depois para Caucaia, na Região Metropolitana, onde também cumpriu agenda.

Bolsonaro volta a criticar governadores por medidas mais rígidas de combate a pandemia

Em visita ao Ceará, presidente diz que ninguém aguenta mais ficar em casa (Foto: José Dias)


O presidente Jair Bolsonaro reclamou ontem (26/02) dos estados que aderiram ao lockdown. Ele repetiu críticas, caracterizando a medida contra a covid-19 como "politicalha". O mandatário disse ainda que o estado que aderir ao fechamento da economia após os novos quatro meses de auxílio emergencial, deverá "bancar" a ajuda. O chefe do Executivo voltou a dizer que o povo quer trabalhar e não aguenta mais ficar em casa. Vários estados estão adotando o lockdown, incluindo o DF por conta do aumento de casos do contágio pelo novo coronavírus e da lotação nas UTIs.

26 de fevereiro de 2021

Governador critica visita de Bolsonaro ao Ceará neste momento: "grave equívoco"

Camilo avisou que não vai encontrar o presidente (Foto: Reprodução/Facebook)


O governador Camilo Santana (PT) afirmou ontem que não vai encontrar Jair Bolsonaro (sem partido), que vai estar (26/02) em visita ao Ceará. Em meio à alta do número de casos da Covid-19 no Estado, o governador qualificou como um "grave equívoco" e se disse "frontalmente contrário" à passagem do presidente pelo Estado no atual momento, dada a possibilidade de formação de aglomerações.

Bolsonaro silencia sobre mais de 250 mil mortes por covid-19

 

 Segundo divulgação do Ministério da Saúde nas últimas24 horas a covid-19 vitimou fatalmente em  1.541 brasileiros (Foto: Reprodução/Facebook)

Em costumeira live semanal, o presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou ontem (25/02) a respeito dos mais de 250 mil brasileiros que perderam a vida pela covid-19. No entanto, utilizou alguns minutos para colocar em dúvida o uso de máscaras como forma auxiliar de prevenção contra o vírus. O mandatário citou um estudo alemão que supostamente versa que o uso do equipamento higiênico "pode ser prejudicial  às crianças".

25 de fevereiro de 2021

Vereador quer ampliação definitiva de professores em Altaneira

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) apresentou na Sessão Virtual da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (25/02) uma Indicação ao Poder Executivo Municipal para que proceda a análise e posterior encaminhamento ao Legislativo de projeto de lei que assegura a ampliação definitiva da carga horária de todos os professores da rede de ensino deste Município, nos moldes e termos definidos no texto do referido projeto.

Câmara Municipal de Altaneira volta a trabalhar de forma virtual

Realizou-se, de forma virtual, na manhã de ontem (25/02) a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira. Após pressão nas redes sociais, pedidos de vereadores, vereadoras e até do Líder da Maioria, o presidente da Casa, vereador Deza Soares (PT). só determinou a retomada das sessões virtuais após o decreto do governador Camilo Santana.

O que significam 250 mil mortes por covid-19 no Brasil

 

O marco acontece na mesma semana do aniversário de um ano do primeiro caso de coronavírus (Foto: Reprodução/Tv Globo)

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa (formado por Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1), o país alcançou nesta quarta-feira (24/02) a marca de 250.079 mil mortos por coronavírus — o segundo país a chegar nesse patamar, atrás apenas dos EUA, que nesta semana superou a marca de 500 mil mortes. 

É como se a pandemia tivesse aniquilado totalmente a população de uma cidade média brasileira — como Americana (SP), Itaboraí (RJ) ou Novo Hamburgo (RS) — ou até mesmo de um país pequeno, como São Tomé e Príncipe, na África.

 O número de 250 mil pessoas assusta quando é colocado em perspectiva:

 É como se a pandemia tivesse matado três Maracanãs lotados.

A pandemia matou até agora a mesma quantidade total de brasileiros que morreram de qualquer causa nos dois primeiros meses de 2019.

O número de mortos pela covid na pandemia é quase seis vezes maior do que o de mortos por homicídio no Brasil em todo 2020

É como se tivessem morrido 680 pessoas por dia desde que o primeiro caso de covid-19 foi registrado no Brasil. Isso equivale a 28 mortes por hora.

O marco acontece na mesma semana do aniversário de um ano do primeiro caso de coronavírus confirmado oficialmente no Brasil. No dia 26 de janeiro, um homem de 61 anos foi internado em um hospital em São Paulo, após ter passado os dias do carnaval na Lombardia, na Itália.

 Apenas duas semanas depois, no dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que havia uma pandemia de coronavírus, que se originou em Wuhan, na China. Naquele dia, havia 118 mil casos confirmados em 114 países do mundo, com 4,2 mil mortes. No entanto, naquela época ainda pouco se sabia sobre o vírus, e havia poucos testes e estatísticas confiáveis.

Nos meses que seguiram, houve muita confusão e pouco entendimento do que poderia acontecer. Estimativas sobre o número de mortos variavam de 1 milhão de mortos (previsão de pior cenário feita pelo Imperial College de Londres) a menos de 3 mil mortos (previsão do político Osmar Terra).

No final de março, o então ministro da Saúde, Henrique Mandetta, previu que até abril haveria um colapso do sistema brasileiro de saúde, que seria incapaz de lidar com as hospitalizações em massa. No mesmo dia, o presidente brasileiro se referiu ao coronavírus como "uma gripezinha".

Nas semanas seguintes, o Brasil viu disputas políticas, medidas desencontradas e superlotação de hospitais. Três ministros da Saúde (Henrique Mandetta, Nelson Teich e o atual, Eduardo Pazuello) passaram pela pasta. Estados e municípios ficaram responsáveis por decidir localmente sobre medidas de restrição de quarentena e fechamentos de estabelecimentos comerciais, escolas e transporte público. O governo federal começou em abril o pagamento de um auxílio emergencial para trabalhadores que perderam sua renda por causa da pandemia.

No dia 8 de agosto de 2020, foi atingida a marca de 100 mil mortos. No dia 7 de janeiro deste ano, o país ultrapassou as 200 mil mortes.

Em janeiro deste ano, começou a vacinação da população, mas, sem doses suficientes, muitas cidades tiveram de interromper suas campanhas.

Números proporcionais

Apesar de ser o segundo país com o maior número absoluto de mortos por covid-19, a situação é diferente quando se analisam apenas mortes em relação ao tamanho da população. O Brasil tem a sexta maior população do mundo.

Na comparação com o tamanho da população, o Brasil fica entre os 30 países com mais mortes por covid-19 para cada 100 mil pessoas de sua população. Em alguns países como Reino Unido, Portugal, Itália e Estados Unidos, houve mais mortes do que no Brasil, na proporção da população.

Também na comparação proporcional, houve mais mortos no Brasil do que na Argentina, Alemanha e Rússia..

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Compra descentralizada de vacinas não é consenso entre estados


24 de fevereiro de 2021

Ceará receberá sexta remessa de vacinas contra Covid-19

Além das vacinas, Camilo Santana tratou com o ministro Pazuelo a habilitação de mais leitos para o Ceará  (Foto: Tatiana Fortes)

O Ceará deve receber hoje (24/02) a sexta remessa de vacinas contra a Covid-19. Ontem, 23, dois milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford produzidas pelo Instituto Serum chegaram ao Brasil. O Estado deve receber 72.500 doses do imunizante. É o segundo lote das vacinas desenvolvidas em parceria com a Fiocruz encaminhado ao Ceará. O estado já recebeu quatro remessas da CoronaVac.

Ceará ultrapassa 11 mil mortes por contaminação

O Estado Ceará tem 414.492 casos confirmados de Covid-19, segundo dados divulgados às 17h20min de ontem, 3, pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). São 2.588 casos a mais quando comparados com a última atualização. Foram registrados 11.072 mortes em decorrência da doença desde o começo da pandemia.

STF forma maioria para autorizar Estados e Municípios a comprar vacinas contra covid-19

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria ontem (23/02) para permitir que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra covid-19. A decisão permite que, no caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, ou caso a União não forneça imunizantes o suficiente para atender a população, estados, municípios e o Distrito Federal poderão adquirir vacinas previamente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

23 de fevereiro de 2021

Ministério Público Eleitoral opina pela rejeição do pedido de cassação do prefeito de Altaneira

O promotor de Justiça, atuante na 53ª Zona Eleitoral, Dr. Daniel Ferreira de Lira, encaminhou parecer pela total improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pela Coligação formada pelos partidos PDT, PSD, Solidariedade e Podemos em desfavor do prefeito reeleito Dariomar Rodrigues (PT).

Pandemia avança em todas as regiões do Ceará

Magda Almeida é secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Foto: Reprodução/Youtube) 


"Diferentemente daquele primeiro momento da pandemia, quando tivemos aumento somente na Capital para depois haver no Interior, nesse momento estamos com epidemias simultâneas." É assim que Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) define o panorama atual do Estado em relação à doença causada pelo Sars-Cov-2. "Todas as regiões apresentam aumento de casos, internações e óbitos por Covid-19", afirma.

22 de fevereiro de 2021

Governador anuncia mais leitos de enfermaria e UTI para Covid-19 no Ceará

A ampliação é uma resposta à alta taxa de ocupação de UTIs no Estado (Foto: Reprodução/Facebook)

Em meio a um cenário de agravamento da pandemia no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (21/02) a abertura de mais de mil leitos de enfermaria e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) exclusivos para Covid-19 até o fim de março. “Temos feito todos os esforços possíveis para acolher e proteger nossos irmãos e irmãs cearenses. Mas reforço que a abertura de leitos tem um limite”, alertou Camilo nas redes sociais.

21 de fevereiro de 2021

As 11 postagens mais visualizadas nos 11 anos do Blog de Altaneira


Por ocasião do 11º aniversário do Blog de Altaneira, como é de costume, foi feita uma análise da audiência do BA. Mais uma vez constata-se que as postagens mais visualizadas ao longo dos últimos 11 anos estão diretamente relacionadas com a política local, com destaque para o relato sobre as eleições 2008, a síntese da História Política de Altaneira e o nosso "Vestibular". A postagem mais visualizada foi a apuração paralela das eleições do ano passado que superou todos os limites imagináveis.

11 Anos do Blog de Altaneira

Gráfico da audiência do Blog de Altaneira nos últimos 11 anos

Hoje (21/02) comemoramos o 11º aniversário do Blog de Altaneira. Nesta data tão significativa fazemos um balanço de nossas postagens e da receptividade de nossos leitores. Superamos marca de 5.535.340 acessos e continuamos como a principal fonte de informações de nosso Município.

20 de fevereiro de 2021

Presidente da Câmara de Altaneira determina retorno das sessões virtuais

Presidente da Câmara Deza Soares na última sessão da Casa (Foto: Divulgação/Ascom)

Após pedido do líder da bancada da maioria na Casa, vereador Gean Moura (PT) e várias críticas nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Deza Soares (PT), determinou o retorno das sessões virtuais para o Legislativo altaneirense. A informação é do Blog Negro Nicolau que informa a publicação de portaria nesse sentido na edição de ontem (19/02) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará.

Doria rebate Pazuelo: "de 10 brasileiros, 9 estão recebendo a vacina do Butantan"

Dória taxou como "inacreditável" fala do ministério sobre distribuição da CoronaVac  (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador de São Paulo, João Doria, ficou indignado com a postura do Ministério da Saúde de tentar colocar a culpa pela falta de vacinas contra Covid-19 no País no atraso na entrega de doses da Coronavac. 
"O Ministério da Saúde omitiu informações para tentar responsabilizar o Instituto Butantan pelo atraso na entrega de doses da vacina. Já foram entregues 9,8 milhões doses para imunização. De cada 10 brasileiros, nove estão recebendo a vacina do Butantan", disse.

19 de fevereiro de 2021

Equipe de PSF em Altaneira reclama de péssimas condições do veículo destinado ao transporte dos profissionais

Veículo destinado a uma das equipes do PSF de Altaneira (Foto: Reprodução/WhatsApp) 

O Blog A Pedreira publicou na manhã de ontem (18/02) imagens enviadas por profissionais de uma das equipes Programa Saúde da Família de Altaneira (PSF) em que denunciava as péssimas condições do veículo disponibilizado pela Secretaria de Saúde para transporte dos profissionais.

Governador pede a prefeitos reforço em barreiras e no toque de recolher


Camilo ressaltou a relevância do isolamento social frente ao aumento de casos na capital e outros municípios cearenses (Foto: Reprodução/Facebook)

Em reunião virtual com mais de 170 prefeitos do Ceará ontem (18/02) o governador Camilo Santana (PT) fez apelo para que gestores municipais se comprometam com a execução das medidas previstas no decreto que estabelece normas para o combate à Covid-19 no Estado. No encontro, que começou às 14h30min e se estendeu até depois das 17 horas, o chefe do Abolição frisou sobretudo a aplicação de três ações: barreiras sanitárias, trabalho remoto e toque de recolher.

Brasil supera 10 milhões de casos de covid-19


Na contramão do mundo, o Brasil segue ampliando a lista de contaminados e de mortos pela covid-19. A doença deixa um rastro de destruição no país que já acumula mais de 10 milhões casos e se aproxima da trágica marca de 245 mil mortos. Ontem (18/2) foram registrados 51.879 novos casos positivos para coronavírus e 1.367 mortes. Os resultados deixam o Brasil no 4° lugar do ranking da Our World In Data de países com mais mortes causadas pela covid-19.

18 de fevereiro de 2021

Altaneira registra sétima morte por COVID-19

Foi publicado na tarde de ontem (17/12) no portal oficial do Governo Municipal e nas redes sociais o Boletim Informativo registrando a sétima morte em decorrência da infecção do novo coronavírus em Altaneira.

Câmara Municipal de Altaneira autoriza prefeito a contratar servidores temporários

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)


Em Sessão Ordinária realizada na manhã de ontem (17/02) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou por maioria de votos projeto de lei, de iniciativa do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), autorizando a contratação temporária de servidores municipais.

Vereadoras e vereadores pedem retorno das Sessões Virtuais

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

A ausência da vereadora Robercivania Oliveira (PSD) na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (17/02) foi justificada pelo presidente da Casa, vereador Deza Sores (PT) como sendo apenas “por motivos pessoais”, mas após a Sessão a parlamentar informou nas redes sociais que estava em isolamento social por ter mantido contato com uma pessoa positivada para Covid19.

Novo decreto do governador tem toque de recolher e suspensão de atividades no Ceará

 

Camilo disse que são medidas duras, mas visam proteger a vida do cearense (Foto: Reprodução/Facebook)

Toque de recolher das 22h às 5 horas em todo o Ceará, fechamento de todos os espaços públicos a partir das 17 horas, suspensão das aulas presenciais no ensino público e privado a partir desta sexta-feira, trabalho remoto para o serviço público municipal e estadual, horário reduzido de atividades não essenciais e manutenção das barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal.

CNBB faz crítica à "negação da ciência" na campanha da fraternidade

 

Recorte do cartaz da 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica, promovida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (Foto: Divulgação/CNBB)

Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), promovida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começou com polêmica. O evento de abertura deste ano ocorreu em formato on-line e com um vídeo de divulgação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O texto-base, que justifica a escolha do tema da campanha, gerou polêmica e recebeu uma onda de críticas ao reprovar a “negação da ciência” durante a pandemia da covid-19, criticar a atuação do governo federal no combate ao coronavírus e igrejas que não respeitaram o distanciamento social. A campanha também condenou agressão contra mulheres, negros, indígenas e comunidade LGBTQI+.

17 de fevereiro de 2021

Camilo anuncia pacote de medidas ao setor de eventos

 

Um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o pacote de medidas (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou na noite de ontem, 16, cinco medidas de apoio ao setor de eventos para o enfrentamento da crise financeira causada pela pandemia de Covid-19. Um auxílio financeiro no valor R$ 1 mil, dividido em duas parcelas de R$ 500, será pago para pessoas que trabalham no setor.

Ministério da Saúde anuncia a compra de mais 54 milhões de doses de vacinas contra a covid

O Fórum Nacional dos Governadores pressiona o Governo Federal por um cronograma de vacinação (Foto: Foto: Aloisio Mauricio)

O Ministério da Saúde divulgou ontem (16/02) um cronograma de compra de vacinas CoronaVac que, de acordo com a pasta, abastecerá o país até setembro. Segundo o órgão, além de uma totalidade de 46 milhões de doses já contratadas, o governo federal assegurou outras 54 milhões. O contrato teria sido assinado pela Fundação Butantan na noite da última segunda-feira (15/02). O estoque atual já acendeu a luz vermelha em diversos estados. A reunião entre o ministro e os chefes de Executivo estaduais está marcada para às 15h, justamente para tratar do tema.

16 de fevereiro de 2021

Mais uma reclamação dos profissionais de saúde de Altaneira repercute na mídia regional

Sede da Secretaria de Saúde de Altaneira em foto de arquivo 

Profissionais de saúde de Altaneira reclamam da falta de mascaras, este foi título de uma matéria publicada na manhã de ontem no portal Miséria, um dos mais visualizados do Estado do Ceará. Escrita pelo competente jornalista José Boa Ventura a matéria informa há quase um mês a Secretaria de Saúde não fornece máscaras cirúrgicas descartáveis para uso de seus profissionais em serviço.

Camilo reúne secretários e define estratégias prioritárias para 2021

O governador Camilo Santana (PT) reuniu ontem (15/02), remotamente, seu secretariado para listar os objetivos prioritários da sua gestão em 2021. Entre as metas discutidas com os titulares das pastas esteve a superação da pandemia com a vacinação, o retorno seguro às aulas presenciais, o acolhimento social das famílias mais vulneráveis, a redução dos índices de violência e o fortalecimento da economia, com mais investimentos e a geração de novos empregos.

Se acelerar vacinação, Brasil pode reduzir morte em 70%, aponta estudo

 

 As análises são de um grupo de pesquisadores das universidades Unesp, Unicamp e da York University (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma estratégia de vacinação acelerada e eficiente, nos moldes do que o Brasil tem capacidade para realizar, seria capaz de reduzir em 70% as mortes por covid-19 a partir das duas vacinas já incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI): a chinesa CoronaVac e a Covishield (Oxford/AstraZeneca). A insuficiência de doses, no entanto, é um gargalo, neste momento. Por outro lado, é preciso cuidado com a falsa sensação de segurança trazida pelo início da campanha, que ainda engatinha, para evitar o aumento das interações entre as pessoas e da transmissão do vírus, mesmo em meio à vacinação.

15 de fevereiro de 2021

Ceará deve receber novo lote de CoronaVac em oito dias

 

Governador Camilo em reunião do Comitê Covid  (Foto: Reprodução/Facebook)

O Ceará deverá receber um novo lote de CoronaVac dentro de oito dias, conforme o governador Camilo Camilo (PT) informou ontem (14/02) por meio das redes sociais. A informação, segundo o petista, é do próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Este será o quinto lote de vacinas contra a Covid-19 a chegar no Estado, sendo o quarto da CoronaVac.

O Carnaval que não aconteceu

Na Praia de Iracema, pequenos focos de aglomeração, apesar das grades e barreiras (Foto: Julio Caesar)


"Ano que vem vai ter que ser 12 meses de Carnaval", brinca Eudes da Rocha, 51, um folião frustrado por causa do cancelamento da festa, uma das medidas empregadas pelo Governo para atenuar os riscos de alta na contaminação por Covid-19 no Ceará.

14 de fevereiro de 2021

Bolsonaro, o energúmeno por Pedro Jorge Ramos Vianna

"Acho que ele queria ser o Trump tupiniquim" escreveu o professor Pedro Jorge (Foto: Reprodução/Facebook)

Começo este artigo confessando o meu pecado. No segundo turno eu votei em Bolsonaro. Por absoluta falta de opção. Mas, há muito me arrependi. Eu fui enganado pelas promessas do candidato e no começo do mandato, ainda acreditava que ele faria um bom governo. Pelos ministros que escolheu, por não aceitar o "toma lá, dá cá".

Ritmo lento de vacinação no país abre brecha para multiplicação e mutações do vírus

 

Sem controle da transmissão e com um ritmo de vacinação lento, o Sars-CoV-2 encontra um ambiente perfeito para se multiplicar e desenvolver mutações que desafiam a eficácia das vacinas já produzidas no mundo. Enquanto um imunizante de vírus inativado pode se revelar mais eficaz contra as novas variantes — por conter a totalidade do patógeno, o que prepara o sistema imunológico para uma defesa mais abrangente —, o que utiliza o RNA pode ser redesenhado mais facilmente dentro dos laboratórios para se adaptar às novas cepas. Na dúvida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas indicam que a vacinação contra a covid-19 deve continuar com a maior velocidade possível.

13 de fevereiro de 2021

Prefeito de Altaneira lança nota sobre Operação Salus

Prefeito de Altaneira em uma de suas visitas a Delegacia Regional de Polícia Civil no Crato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Em nota batizada de
“Carta aberta aos altaneirenses” lançada na rede social Instagram na noite de ontem (12/02) o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), comenta pela primeira de vez de forma direta Operação Salus, investigação policial que culminou com a prisão preventiva de 13 pessoas, sendo dois secretários municipais (Finanças e Saúde), um ex-secretário de Saúde, dois empresários, servidores e assessores do prefeito.

Com auxílio acertado, PEC do Pacto Federativo vira prioridade

 

Em negociação com Guedes, Lira e Pacheco pedem extensão do benefício por quatro meses, a partir de março (Foto: Luis Macedo)

Agora que o Congresso e o governo já têm um acordo para retomar o auxílio emergencial, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), encaram um desafio: passar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo em dois turnos, nas duas Casas, com maioria absoluta e sem alterações no texto. Segundo o senador, a expectativa é pagar o benefício de março a junho, mas o valor ainda não está definido.

12 de fevereiro de 2021

Senador Tasso pressiona Pazuello e pede medidas efetivas para garantir vacinação

Tasso também registrou as contradições do governo em relação a Covid-19 no Brasil (Foto: Reprodução/Tv Senado)

Durante audiência do Senado Federal realizada ontem (11/02) o senador Tasso Jereissati (PSDB) pressionou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O parlamentar cearense pediu que, a partir de agora, medidas efetivas fossem tomadas no sentido de garantir a vacinação em massa no Brasil e o combate à disseminação do coronavírus.