Páginas

30 de abril de 2013

O STF está promovendo agitação política por Luis Nassif

Luis Nassif lembra que  PEC 37  tramita desde 2011 - foto SINDJORCE
Hoje em dia, tornou-se tão disseminada a manipulação política do noticiário que, na coluna de ontem, acabei embarcando na suposta retaliação do Congresso ao STF (Supremo Tribunal Federal), com a tramitação da PEC 33 – que define o poder recursal do Congresso a leis declaradas inconstitucionais pelo STF.

Funcionários do Banco do Brasil fazem paralisação de 24 horas em todo o país

Clientes aguardando abertura da Agencia em Crato - foto Raimundo Soares
Os clientes do Banco do Brasil (BB) só poderão fazer operações e serviços bancários nos caixas eletrônicos e pela internet nesta terça-feira (30). Os funcionários do BB cruzarão os braços por 24 horas em todo o país em protesto contra o novo plano de carreira adotado pela instituição. Os sindicatos exigem a abertura de negociações e reclamam que o plano foi implementado sem consulta aos trabalhadores.

Manuscritos de José de Alencar são digitalizados


Autor de alguns dos maiores clássicos da literatura nacional, como O Guarani e Iracema, José de Alencar (1829-1877) costuma ser reconhecido pelo grande romancista que foi. No entanto, a atuação do cearense nascido no sítio Alagadiço Novo – quando Messejana ainda era um município vizinho de Fortaleza – não se restringiu ao campo literário. Além de escritor, ele foi jornalista, dramaturgo, deputado, ministro da Justiça, crítico literário e um estudioso da língua portuguesa. “Ele é mais do que tem sido dito a seu respeito”, afirma Marcelo Peloggio, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se dedica a estudar a obra alencarina há dez anos.

Vacinação contra gripe é prorrogada até 10 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio. Até lá deve ser imunizada a população formada pelos idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. 

29 de abril de 2013

Política indígena brasileira vive momento perigoso, diz antropóloga da UFRJ

Antropóloga Elsja Lagrou em palestra no Museu do Índio – foto  Vladimir Platonow
O movimento indígena brasileiro vive um momento delicado, ante as pressões de setores econômicos e políticos que cobiçam as terras e aldeias indígenas para a exploração de madeira, agricultura ou recursos naturais e minerais. A avaliação é da antropóloga Elsja Lagrou, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que adverte para uma perda de direitos históricos, duramente conquistados pelos índios nas últimas décadas.

Carta resposta a Rachel Sheherazade: contra a hierarquização da cultura

Série de fotos de Mariana Gomes dançando até o chão encaminhada em anexo a sua resposta - divulgação
Há alguns dias foi postada aqui no Blog de Altaneira uma notícia sobre a dissertação de mestrado que estuda e pretende desconstruir o funk e sua relação com o feminismo. “My pussy é poder: A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural”, projeto de mestrado de Mariana Gomes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro ganhou visibilidade nos portais de notícias e na grande mídia televisiva por ter como um dos objetos de estudo a cantora Valesca Popozuda.

Realizada terceira etapa da Seleção Pública para Gestores das Escolas Estaduais


Foi realizada ontem (28/04) a terceira etapa da Seleção Pública para Gestores das Escolas Estaduais. Concorrem para a escola Santa Tereza em Altaneira s professores Ermeson David, Francisco Adeilton, Paulo Robson, Reginaldo Venâncio, a professora Eliane de Oliveira e a atual Diretora Meire Alencar.

A Coordenadoria de Concursos – CCV, da Universidade Federal do Ceará - UFC, divulgou no inicio da tarde de ontem o gabarito da avaliação e na opinião do Professor Paulo Robson (foto) todos os candidatos e candidatas altaneirenses devem ser habilitados para a quarta fase.

Kassab coloca PSD à disposição do governador Cid


A conjuntura nacional, cuja definição respinga no palanque para Governo do Estado em 2014, deve determinar a saída do governador do Ceará Cid Gomes do PSB. Cid estaria se sentindo desconfortável com a possibilidade cada vez mais real - e intensificada na propaganda do PSB veiculada na semana passada - da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), à presidência da República.

28 de abril de 2013

1°. de maio tem "Ciclo Sesc" em Altaneira

Ciclistas participantes do Ciclo SESC 2012 em Altaneira - foto João Alves
Apesar de ainda não esta sem titular a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo em parceria com o Sesc da cidade de Crato realizarão no próximo dia 01 de maio, mais uma edição do "Ciclo Sesc" com o tema, "Ciclo Sesc 2013 - 1° de maio é dia de pedalar. Viver mais a cidade."

27 de abril de 2013

Presidente da Câmara Municipal continua ignorando Relatório da Audiência Pública e viaja “a serviço” a Capital


Postamos no início desta semana que decorridos oito dias da aprovação do Relatório da Audiência Pública sobre Venda e o Consumo de Entorpecentes em Altaneira a Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereadora Lélia de Oliveira (foto), não havia adotado nenhuma das providências apontadas pela Comissão Processante.

O Relatório da Comissão Permanente, aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da ultima terça-feira (16/04), faz uma descrição dos fatos acontecidos na Audiência, a relação das autoridades e convidados, bem como das pessoas que usaram a tribuna e apresentaram propostas as Propostas colhidas na referida Audiência Pública.

Vereador Audic Mota do PMDB de Tauá é o novo presidente da UVC

O jovem Advogado Audic Cavalcante Mota Dias, Vereador pelo PMDB de Tauá assumiu o comando da UVC – foto arquivo da Câmara de Tauá
Eleito com 414 votos, o ex-presidente da Câmara Municipal de Tauá, vereador Audic Mota (PMDB), foi imediatamente empossado no cargo de presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). A eleição ocorreu durante toda a manhã e tarde de ontem, no Hotel Amuarama, em Fortaleza. O peemedebista assume o cargo no lugar do ex-vereador Deuzinho Filho (PMN) e deve ficar na presidência pelos próximos dois anos. Em segundo lugar, com 273 votos, ficou o vereador Marduque Duarte (PSDB), seguido pelo vereador Teodomiro Neto (PSB), que obteve 117 votos.

26 de abril de 2013

Educação do Ceará é ressaltada, mas Cid Gomes fica de fora do programa do PSB

Coube ao Deputado Beto Albuquerque a pequena fala sobre o Ceará - reprodução You tube
Evidenciando uma relação desgastada dentro do próprio partido com o seu presidente, o governador Cid Gomes apareceu apenas em foto e rapidamente durante o programa nacional da legenda ontem à noite. Durante os 10 minutos de programa, apenas os líderes do partido no Senado e na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF) e Beto Albuquerque (RS), tiveram uma breve participação, falando da PEC das Domésticas e dos feitos do PSB na área de Educação no Ceará, Pernambuco e Belo Horizonte. “Em tudo, você pode ter certeza, o Brasil pode fazer muito mais”, frisou Albuquerque.

Campos se apresenta como candidato no programa do PSB

Adotando um discurso crítico ao Governo Federal, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos disse que é preciso avançar ou "corremos o risco de regredir nas conquistas do nosso povo" - reprodução you tube 
Na mesma linha do slogan “é possível fazer mais”, o governador de Pernambuco e possível candidato do PSB à sucessão presidencial de 2014, Eduardo Campos, se apresentou ontem à noite ao eleitorado brasileiro no programa do horário partidário da legenda. Adotando um discurso crítico ao governo federal, Campos disse que é preciso avançar ou “corremos o risco de regredir nas conquistas do nosso povo”. “O Brasil precisa dar um passo adiante. E nós do PSB vamos dar este passo junto com o Brasil”, enfatizou o presidenciável.

Dias Toffoli diz que não há crise entre Legislativo e Judiciário

Ministro Dias Toffoli em sessão plenária do STF - foto Nelson Jr
O ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem (25/04) que haja uma crise entre Legislativo e Judiciário. Toffoli considerou como parte da democracia a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33, que submete as decisões do STF ao Congresso.

25 de abril de 2013

Sesc Crato realiza Festival de Judô com participação de medalhista de ouro

Apresentacões  de Judo  - foto: Jr. Panela
O novo Festival Sesc de Judô, que acontece nos dias 26 à 28 desse mês, traz em sua programação aulões, mostras de competições e palestra com a judoca Sarah Menezes, primeira medalhista de ouro olímpica do judô brasileiro, e seu técnico, Expedito Falcão.

PSB vai esperar até outubro, diz Campos

O Eduardo Campos garantiu, nos bastidores da Radio Jornal, que não vai antecipar o debate - foto Vinícius Sobreira
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deixou claro que não vai convocar o diretório nacional do PSB para examinar requerimento de seu correligionário e governador do Ceará, Cid Gomes, que pede uma rápida definição partidária sobre a sucessão presidencial.

24 de abril de 2013

CPI deve ser instalada para apurar conduta da ex-primeira Dama e seu esposo

Damares Arrais foi Secretária de Administração e Finanças na ultima gestão de seu esposo Dorival de Oliveira – foto do arquivo de João Alves
A Presidente da Câmara Municipal de Altaneira comunicou em Plenário que foi requerida, na forma regimental, a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar contratação e pagamento de empresa sem a devida prestação dos serviços.

Vereador critica vacância na Secretaria de Cultura, Turismos e Esportes


O vereador Professor Adeilton (PP) alertou, mais uma vez no seu Blog, que na atual gestão a Secretaria de Cultura, Turismo e Desportes só ficou com titular por menos de 10 dias e que ainda não foi nomeado o diretor para o Departamento de Esportes vinculado a mesma Secretaria.

Adeilton lembra que o prefeito Delvamberto Soares (PSB) vem numa busca ferrenha para encontrar titulares pra essas duas importantes e necessárias funções em nosso município e que na Audiência Pública realizada com o objetivo de debater o Consumo e Uso de Entorpecentes em Altaneira, ficou claro o clamor de nossa juventude pela reativação do Departamento de Esportes como também da nomeação urgente de um titular para pasta da Secretária de Cultura. Fato comprovado nos discursos de quase todos que usaram a tribuna.

23 de abril de 2013

Presidente da Câmara Municipal ignora Relatório da Audiência Pública sobre Venda e o Consumo de Entorpecentes em Altaneira

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira - foto João Alves
Decorridos oito dias da aprovação do Relatório da Audiência Pública sobre Venda e o Consumo de Entorpecentes em Altaneira a Presidente da Câmara Municipal de Altaneira não adotou nenhuma das providencias apontadas pela Comissão Processante.

Dr. Soares sai do PT

Raimundo Soares Filho em recente visita ao Plenário da Câmara dos Deputados - foto João Matias 
Na manhã de ontem (22/04), Raimundo Soares Filho, advogado e blogueiro, entregou ao Presidente da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT, em Altaneira, uma carta comunicando sua desfiliação “caráter irrevogável e irretratável, por motivos de ordem pessoal”, conforme o documento oficial. Mais tarde, declarou que, no momento, não pretende se filiar a nenhum outro partido, dedicará seu tempo livre ao Blog de Altaneira e, em breve, concluirá seu livro sobre a história política de Altaneira.

Seis candidatos estão habilitados na Seleção Pública para Diretor(a) da Escola Santa Tereza


A Coordenadoria de Concursos – CCV, da Universidade Federal do Ceará - UFC, divulgou no inicio da tarde de ontem (22/04) a relação dos candidatos habilitados para a terceira fase da Seleção Pública que visam à composição de um Banco de Gestores Escolares para provimento do cargo de diretor e coordenador das escolas públicas estaduais nos termos da Lei 13.513/04.

PSB Ceará cobra debate nacional sobre candidatura

Cid comandou encontro do PSB estadual – foto Igor Melo
A executiva estadual do PSB aprovou ontem, por sugestão do presidente estadual da sigla, governador Cid Gomes (PSB), manifestação coletiva requisitando reunião da comissão nacional do partido para tratar da sucessão presidencial de 2014.

22 de abril de 2013

Usuários abandonam suas contas no Orkut


Para olhos que não estiveram pela rede social Orkut nos últimos três anos, o cenário é desolador: apesar do layout com muitas alterações, ferramentas que oferecem interação com outros através do compartilhamento de "vibe", há poucas atualizações (quando elas existem) na timeline. Esse é o caso de muitas contas abandonadas no Orkut, em que os usuários optaram pelo Facebook.

MP do Ceará tenta atrair apoio da população contra PEC 37

Promotores e Procuradores promovem  ato contra a PEC 37 em Fortaleza – foto Tatiana Fortes
O Ministério Público do Estado do Ceará promoveu na manhã de ontem (21/04), na Praia do Futuro, ato contra a Proposta de Emenda à Constituição 37, chamada por seus opositores de “PEC da Impunidade”, que tira do Ministério Público o poder de realizar investigação criminal.

21 de abril de 2013

Estudante critica campanha antecipada na Escola Santa Tereza


O estudante Eduardo Amorim (foto) criticou em postagem na rede social Facebook campanha antecipada na Escola Santa Tereza, uma vez que foi realizada apenas a primeira fase da Seleção Pública  para escolha dos novos gestores.

O processo de seleção pública sob a responsabilidade da Coordenadoria de Concursos – CCV, da Universidade Federal do Ceará - UFC, constitui-se de até três fases.

Brasília comemora 53 anos de fundação

Vista parcial de Brasilia da Torre de TV - foto Raimundo Soares filho
Brasília, capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população era de 2.562.963 habitantes, sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa.

20 de abril de 2013

O concorrente do Google

Matherly, do Shodan, filtra os pedidos dos usuários cadastrados - foto: Matt McClain/ Getty Images
O Google é uma ferramenta de buscas que abarca grande parcela da internet, mas não tudo. “Quando as pessoas não veem algo no Google, acham que ninguém pode achar aquilo. Isso não é verdade”, diz John Matherly à rede de notícias CNN. Matherly é o criador da ferramenta de buscas Shodan, capaz de encontrar servidores, impressoras, roteadores, câmeras e qualquer equipamento conectado à internet.

19 de abril de 2013

Mais de 130 estudantes caririenses vão ao VIII Congresso da UFC

Mais de 130 estudantes do campus Cariri, da Universidade Federal do Ceará, embarcaram na data de ontem para a oitava edição do Congresso dos Estudantes da UFC, que acontece de 19 a 21 de Abril em Fortaleza, no campus do Benfica. A temática da vez é “A produção do Conhecimento Para Quem? Em Busca da Democratização da Universidade”.

Valesca Popozuda, funk e feminismo é tema de projeto de mestrado

Valesca Popozuda se diz feminista:
acréscimo a luta pela liberdade
ou mais um negócio da indústria cultural?
Segundo informações do portal G1, a estudante Mariana Gomes, 24 anos, e seu projeto de mestrado “My pussy é poder: A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural” foram aprovadas na segunda melhor colocação da pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro. A proposta principal do trabalho é a desconstrução da ideia de que o funk, através das músicas de Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco e as mulheres-frutas, seria a mais nova estratégia de luta feminista.

No gingado da liberdade: capoeira é luta, arte e filosofia


O público-passageiro do projeto gratuito Percursos Urbanos Cariri (CCBNB e UFC) se encontra mais uma vez para uma tarde cheia de cultura popular e conhecimento neste sábado (20), às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Intitulado “No Gingado da Liberdade”, o roteiro cultural desta edição abordará a capoeira forma de resistência da cultura afro-brasileira.


Altaneira pode ganhar bibliotecas rurais

 Elmano Rodrigues e Raimundo Soares Filho em Brasilia - foto João Matias
Por intermédio do servidor publico aposentado, Elmano Rodrigues, o Município de Altaneira irá se habilitar no programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O programa promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras.

TCM livra gestores da Ficha Suja

O ex-procurador eleitoral Márcio Torres criticou a revisão de julgamentos de gestores antes considerados inelegíveis - foto arquivo da PRE
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará está revisando decisões de julgamentos que colocavam gestores cearenses na lista dos “Ficha Suja”. O procurador federal e ex-procurador eleitoral do Estado, Márcio Torres, disse que, por isso, vários prefeitos e vereadores conseguiram “limpar a ficha” e reverter o status negativo. Ele citou os casos dos prefeitos de Pereiro, João Francismar Dias (PSD), e de Camocim, Mônica Aguiar (PSB). Mônica é mulher do deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), que é filho do presidente do TCM, Francisco Aguiar.

18 de abril de 2013

Deputado Genecias solidário na luta contras as drogas em Altaneira

Deputado Genecias Noronha e Raimundo Soares Filho na Câmara dos Deputados em Brasilia - foto Andrea Santana
Entregamos ontem (17/04) ao Deputado Federal Genecias Noronha (PMDB), em seu Gabinete, cópia do Relatório da Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira sobre Audiência Pública realizada no ultimo dia 09 em Altaneira.

Governador Cid Gomes destaca fortalecimento da democracia para geração de oportunidades

Cid Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasilia - foto Joselito Silveira
Com o tema “A Construção da Gestão Pública no Estado do Ceará”, o governador Cid Gomes proferiu a Conferência Anual do VI Congresso Consad de Gestão Pública, na manhã de ontem (17/04), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ao lado do Governador estavam o secretário do Planejamento e Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, Eduardo Diogo, o prefeito Roberto Cláudio e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo.

17 de abril de 2013

Câmara Municipal aprova Relatório da Audiência Pública sobre Venda e o Consumo de Entorpecentes em Altaneira

Vereador Edezyo Jalled (PRB), Vereador Professor Adeilton (PP) e Vereador Flavio Correia (PCdoB) - foto Junior Carvalho
A Câmara Municipal de Altaneira em Sessão Ordinária realizada na tarde de ontem (16/04) aprovou por unanimidade o Relatório da Primeira Audiência Pública Sobre a Venda e o Consumo de Entorpecentes em Altaneira.

O Relatório da Comissão Permanente composto de três laudas traz uma descrição dos fatos acontecidos na Audiência Pública e relação das autoridades e convidados, bem como das pessoas que usaram a tribuna e apresentaram propostas.

16 de abril de 2013

TCM cria programa para orientar gestores

Sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará - TCM/CE
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará criou o Programa TCM Cidadania e Controle Social. O propósito é fornecer subsídios aos cidadãos para que exerçam, de forma mais efetiva e direcionada, o controle social da gestão pública no âmbito das administrações municipais.

Jornalista Mino Carta lança romance em Fortaleza


O jornalista Mino Carta (foto) lança hoje, no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar, o romance O Brasil (Editora Record, 2013). A apresentação será feita pelo ex-governador Ciro Gomes (PSB). O livro conta a história de Abukir, menino de oito anos que acompanha o pai, professor de história e geografia, ao prédio do jornal O Estado de S.Paulo no dia da morte de Getúlio Vargas, em 1954. A partir daí, a trama se desenrola até o fim da ditadura brasileira, em 1985, mostrando a ascensão de Abukir no jornalismo paulista.

15 de abril de 2013

PSDB está irregular em Altaneira

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que abrigou os últimos três prefeitos de Altaneira e o prefeito em exercício do Município em 2011, vereador Raimundim encontra-se em situação irregular no Município de Altaneira.

No portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta a informação de a Comissão Provisória do partido “encontra-se com prazo de validade expirado” conforme se vê pela cópia da certidão ao lado. 

Ana Flávia, uma história de luta e superação

Ana Flávia Lima e sua mãe Aguida Gomes no Campus de Lagarto da UFS - foto Paulo Ricardo
A altaneirense Ana Flávia Lima Araújo ganhou notoriedade no mês de marco por ser a primeira estudante natural de Altaneira a ser aprovada para o curso de medicina em uma universidade federal.

Criação de Tribunal Regional Federal no Ceará divide opiniões

Senador Eunicio Oliveira na Tribuna - foto divulgação 
A criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) em Fortaleza, que deverá ser votada no plenário do Senado nesta quarta-feira, 17, põe em lados opostos representantes da Justiça Federal no Ceará e em Pernambuco. Atualmente, o TRF da 5ª Região, sediado em Recife (PE), tem em sua jurisdição, além desses dois estados, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

Campanha de Imunização contra a gripe começa hoje


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Altaneira iniciam hoje (15/04), a campanha de imunização contra a gripe que vai até o dia 26 de abril. A meta é vacinar, durante a campanha, 80% da população. São crianças de seis meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e 15.200 presidiários.

14 de abril de 2013

ACEJI realiza XI Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Interior em Salitre

Com sucesso e grande organização, foi realizado no município de Salitre ontem (13/04) o XI Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Interior. Para o evento compareceu mais de 300 profissionais de todo o Estado do Ceará e estados vizinhos.

Professor Carlos Tolovi comenta Audiência Pública


Recebemos do professor Carlos Alberto Tolovi (foto), via correio eletrônico, texto para o Blog parabenizando pela abordagem do tema das drogas em Altaneira. “Em primeiro lugar, parabéns pela audiência realizada. É reflexo de sua contribuição, por meio da provocação” escreveu Tolovi. 

O professor Tolovi, que atualmente está residindo em São Paulo onde conclui seu Doutorado, diz que daria sua contribuição ao tema por intermédio de comentários no Programa Esperança do Sertão que será transmitido diretamente de São Paulo pela Rádio comunitária Altaneira FM.

A educação na prevenção das drogas


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) recebe, até 10 de maio inscrições para os concursos de cartazes, fotografias, vídeos e jingle com o tema “A Educação na Prevenção ao Uso de Drogas”

13 de abril de 2013

Comissão Permanente da Câmara Municipal conclui Relatório da Audiência Pública

Membros da Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira e o Assessor Juridico Dr. Emanuel Pinheiro
Os vereadores que compõem a Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira reuniram-se na tarde de ontem (12/04) para analise das 26 propostas colhidas na Audiência Pública sobre a venda e consumo de entorpecentes em Altaneira, realizada no ultimo dia 09.

Santana do Cariri sediará a próxima Etapa dos Jogos Abertos do Interior


A cidade de Santana do Cariri será a sede esportiva para as disputas da Região Sul/Cariri  da maior competição esportiva do Ceará, os Jogos Abertos do Interior. A Solenidade de Abertura se deu ontem (12/04)  às 18 horas no Ginásio Pedro Onofre, o evento segue até domingo (14).

12 de abril de 2013

Comissão Permanente da Câmara Municipal analisa propostas apresentadas na Audiência Pública

Os Vereadores Edezyo Jalled (PRB), professor Adeilton (PP) e Flavio Correia durante a Audiência Pública - foto Joao Alves 
Os vereadores que compõem a Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira realizarão na tarde de hoje (12/04) a primeira reunião para analise das propostas colhidas na Audiência Pública sobre a venda e consumo de entorpecentes em Altaneira, realizada no ultimo dia 09.

Obras do Anel Viário em Juazeiro devem iniciar neste mês

A nova rodovia começará no trevo que dá acesso à Avenida do Agricultor, em Juazeiro do Norte - foto Elizângela Santos
O primeiro trecho do projeto compreende 8,5km, e custará aos cofres públicos R$ 11 milhões. Somente para o início, em 3,4km, serão gastos R$ 3 milhões. Começará na saída da CE-060, entrada de Juazeiro, para quem vem de Caririaçu, no começo da Rodovia Padre Cícero. O primeiro trecho e mais os dois seguintes demandarão cerca de R$ 22 milhões. O Estudo de Impacto Ambiental junto como o Relatório (EIA- Rima), foi apresentado ontem, no auditório do Palácio da Microempresa, durante audiência pública para dirimir todos os aspectos relacionados aos problemas ambientais, que possam ser causados pela obra. Pelo menos 80 propriedades e casas serão desapropriadas, apesar de poucas moradias estarem estabelecidas durante o percurso.

Assembleia Legislativa homenageia 85 anos do Jornal O Povo

A presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, foi uma das homenageadas ontem pela Assembleia Legislativa, que celebrou os 85 anos do jornal - foto Sara Maia
Jornalistas de várias gerações, que marcaram a história dos 85 anos do O POVO, foram homenageados na noite de ontem pela Assembleia Legislativa, que ficou lotada de personalidades da política e da economia do Ceará em celebração ao aniversário do jornal. Ao mesclar trechos de um discurso de seu pai, Demócrito Dummar, feito no Senado por ocasião dos 80 anos da publicação, a presidente do Grupo de Comunicação O POVO, jornalista Luciana Dummar, reafirmou o compromisso de se manter firme “na luta por uma imprensa cada vez mais livre e atuante”.

11 de abril de 2013

Audiência Pública: na falta de propostas reais, vemos conservadorismo de sobra

Parte da Mesa Diretora dos trabalhos da Audiência Pública  - foto João Alves
Na manhã de terça-feira, 09, aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social a primeira Audiência Pública de combate às drogas, em Altaneira. Requerida pelo vereador Edezyo Jalled, a audiência contou com a participação de vereadores, do Promotor de Justiça, representantes da Polícia Civil e Militar, advogados, secretários municipais, diretores e professores das escolas municipais e estadual, estudantes, cidadãos em geral e representantes das igrejas católica e evangélica. Você pode conferir aqui um relato mais completo dos presentes. Reunidos em prol de tiragem de propostas a fim de combater o tráfico de drogas ilícitas, a fala dos presentes deixou a desejar em propostas efetivas e reais e revelou o conservadorismo da sociedade altaneirense.