20 de outubro de 2026

Erika Hilton comanda ato pró-Lula em Fortaleza

O ato foi encabeçado pelo deputado estadual eleito Leo Suricate (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais)

A deputada federal reeleita Erika Hilton (Psol-SP) participou de ato pró-Lula na capital cearense ontem (19/10). A parlamentar destacou estratégias para este segundo turno das eleições 2026, disputado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). No evento, ela também fez fala contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.

"O projeto da extrema direita para o Brasil é um projeto de miséria, de violência, de desigualdade. Eles querem voltar ao poder para dar anistia para aqueles que construíram o 8 de janeiro. Eles estão achando que o Bolsonaro vai subir a rampa. Mas Bolsonaro, o povo brasileiro só tem uma coisa para dizer para você: você vai apodrecer na cadeia. É sem anistia".

Questionada, em entrevista coletiva, sobre as estratégias para estes últimos dias antes da votação, Erika respondeu: "Nossa estratégia tem sido uma nacional. Como é que a gente consegue acumular os interesse da população brasileira, os temas que são mais relevantes e colocar essas pautas para fora? E como é que a gente também consegue driblar o algoritmo? A gente tem observado, inclusive a própria Meta já assumiu, que o algoritmo não tem sido isento".

A parlamentar destacou que as big techs "têm atuado com interferência nas nossas eleições". Ela protocolou nesta semana o pedido da criação de uma  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis abusos cometidos pela Meta, responsável por redes sociais como o Instagram, durante as eleições.

"A gente precisa investigar a atuação dessas empresas estrangeiras nas eleições brasileiras. Não é possível que um candidato e outro tenham tratamentos desigual nas plataformas", acrescentou.

Driblar o algoritmo

Para a deputada, uma maneira de driblar o algoritmo é orientar a população a não engajar em conteúdos dos adversários.

"Como que os conteúdos deles furam a bolha? Porque o nosso público vai lá e começa a brigar, começa a bater boca, começa a dizer que é mentira, começa a discutir e isso fura as bolhas, entra no círculo de pessoas que não estavam", disse a deputada.

Erika Hilton completou: "A gente tem pensado em estratégias a níveis nacional de entender quais são os temas mais quentes e relevantes na boca da população. E aí eu acho que sim, cada território tem a sua particularidade. Cada estado do Brasil tá discutindo um tema mais relevante. Claro, tema da segurança pública, direito das mulheres, saúde, que são temas mais universais. Então, cada estado vai dizer qual é o seu tema prioritário e como é que a gente vai driblando esses algoritmos que têm sido uma ameaça para a democracia brasileira".

No ato encabeçado pelo deputado estadual eleito Leo Suricate (Psol), estava o governador reeleito Elmano de Freitas (PT), além do prefeito da Capital, Evandro Leitão (PT).

Marcaram presença, ainda, os presidentes das Casas Legislativas minicipal e estadual, Leo Couto (PSB) e Romeu Aldigueri (PSB), respectivamente. A atual vice-governador, Jade Romero (PT), eleita deputada estadual, e a nova vice de Elmano, Gabriella Aguiar (PSD), participaram.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

Cid reúne prefeitos contra Flávio: "Não tem espírito público"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.