![]() |
| Nos primeiros movimentos, Danilo Forte deixou o União, Idilvan Alencar se filiou ao PSB e Fernando Hugo migrou para o Republicanos (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais) |
Entrando na penúltima semana da janela partidária, período, neste ano, em que deputados podem trocar de legenda sem risco de perda de mandato, o cenário político no Ceará já começa a se reorganizar de olho nas eleições de 2026.
Com a proximidade do prazo final, marcado para 3 de abril, a expectativa é de que novas mudanças ocorram nos próximos dias, redesenhando alianças e fortalecendo estratégias para o próximo ciclo eleitoral.
A movimentação mais recente envolve a vice-governadora, Jade Romero, que deve deixar o MDB para se filiar à federação União Progressista. Com isso, abre-se caminho para que ela escolha entre duas siglas que compõem o bloco: o União Brasil ou o Progressistas.
A decisão, anunciada por ela, é um movimento para consolidar o grupo dentro da base governista, ainda alvo de disputas com a oposição.
Antes de bater o martelo, conforme o colunista Guilherme Gonsalves, do O POVO+, Jade recebeu convites de diferentes partidos, entre eles PDT, PSB, PSD, Republicanos e PT.
Na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), as mudanças também já começaram.
O deputado Fernando Hugo deixou o PSD e migrou para o Republicanos. Em sentido inverso, o deputado Apóstolo Luiz Henrique anunciou saída do Republicanos. Embora tenha sinalizado inicialmente ida para o PSD, o parlamentar optou, ao final, pela filiação ao MDB.
Outro foco de atenção está na bancada do PDT na Alece, que deixará a base governista e migrará para partidos de oposição. Integram o grupo os deputados Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho.
O destino deles ainda não está fechado. Antes o quarteto pendia para PL e União Brasil, contudo, há possibilidade de debandada ao PSDB, presidido por Ciro Gomes.
Nesse cenário, também há conversas para que os deputados do União migrem juntos à sigla tucana, sendo eles Sargento Reginauro, Heitor Férrer e Felipe Mota.
Na esfera federal, o primeiro a anunciar mudança de partido foi Danilo Forte, que saiu do União Brasil, mas ainda não definiu destino.
Já o deputado federal Idilvan Alencar trocou o PDT pelo PSB, já Eduardo Bismarck seguirá ao Podemos, presidido no Ceará pelo seu pai, Bismarck Maia. O parlamentar confirmou a saída da sigla ainda em 2025.
Pré-candidata ao Senado Federal, a deputada Luizianne Lins (PT) recebeu convites de filiação do Psol e da Rede. A ex-prefeita de Fortaleza ainda não indicou se deixará a legenda.
Publicado
originalmente no portal O Povo +

Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.