30 de maio de 2011

O I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará por Alana Maria Soares

Alana Maria no palco do CUCA
Realizou-se nos dias 28 e 29 de maio no Centro Urbano de Cultura Arte, Ciências e Esportes Che Guevara em Fortaleza o I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará uma iniciativa do Centro de Estudos de Mídia Livre Barão de Itararé - CE em parceria com a Revista Nordeste Vinte Um. 

Blogueiros de todas as regiões do Estado participaram do Encontro. 

Este blogueiro e a estudante de Jornalismo Alana Maria (Blog Mau Começo) representaram Altaneira no encontro.

Leiam o que escreveu Alana Maria sobre o Encontro:

PRIMEIRO DIA

O dia clareou, colocamos nossa bagagem no porta-malas, deixamos os meninos na escola e seguimos nosso rumo! O destino é Fortaleza, nossa capital, e o objetivo é o participar do Primeiro Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará, nome grande que, depois, foi encurtado numa simples tag: #BlogCe.

Já em Fortaleza, acordamos cedo, tomamos café naquela que pode ser a padaria mais famosa da cidade. Logo após estávamos a caminho do Encontro. Passamos por lugares bastante interessantes: a residência oficial do Governador do Estado, onde "diz a lenda" existe um túnel subterrâneo ligando a casa e o gabinete. Passamos também pela Rua dos Cariris, onde pai - louco por história como é - me contou sobre o trecho em homenagem aos índios da região. Vimos ainda o Mercado Central, a Catedral de Fortaleza - que levou 30 anos para ser erguida (nossa!) -, a Praça de Encontro, onde a mocidade da década de 30 e 40 utilizava como ponto de encontro. Por fim, passamos sobre o Rio Ceará e chegamos ao popular CUCA.

Depois do cadastro e apresentações, eis que sobe ao palco nosso palestrante mais ilustre: Paulo Henrique Amorim. Todos que estavam sentados em suas cadeiras, a maioria concentrados em seus notebooks, levantaram os olhos e murmuraram. Subiram ao palco também: a presidenta do Site Conversa Afiada, Geórgia Pinheiro, Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa e Daniel Bezerra, do Blog da Dilma.

Amorim começou com graça, seu típico "Olá, tudo bem?" fez todos caírem na risada. Depois de algum tempo de descontração, a conversa séria começou. O debate sobre a democratização da mídia e o fracasso do PIG foi o ponto principal. PIG, para quem não sabe, é o Partido da Impressa Golpista, onde se utiliza da mídia de massa para alienar, enganar, omitir fatos à população. Já a democratização, Amorim comentou que é preciso termos livre acesso à rede, as notícias reais e o fim do monopólio midiático - a batalha da midiatização livre. Borges disse "não confundirmos liberdade de expressão com liberdade de monopólio”.

Já Geórgia Pinheiro ficou com o tema “Blogosfera e seus mecanismos”, onde comentou de forma bela e profissional sobre como começou o “Conversa Afiada” e de que ele serve. Blog ácido, que escreve sobre, principalmente, política de forma clara e original, levando a informação de forma contextualizada e imparcial. Dito como “blog sujo”, termo usado para blogs que não são ligados com grandes jornais ou TVs, são céticos e críticos e desafiam o Partido da Impressa Golpista. Daniel Bezerra disse “somos as formiguinhas incomodando a base do PIG”.

Tivemos uma pausa par a almoço. Nossos convidados ilustres nos deixaram para gravarem suas reportagens. Ficamos à tarde com o Jornalista Plínio Bortolotti (Diretor do Sistema O Povo de Comunicação) e o professor Glaudiney Mendonça (Coord. do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da UFC). Bortolotti mostrou slides e comentou muito sobre o jornalismo. Identifiquei-me bastante com essa parte. Pareceu muito uma aula na faculdade. Claro, muito mais interessante. Uma frase importante que captei do palestrante foi "Não importa chegar primeiro, o importante é fazer o melhor". Conectando o jornalismo com os blogueiros.

O professor da UFC fez sua apresentação com seu notebook nas pernas. Palestrou sobre as tendências em mídias digitais. Relacionou os sites de relacionamento, os blogs, os micro-blogs como novos meios de comunicação mais efetivos e com a vantagem do entretenimento. Comentou também sobre a nossa atual dependência da internet, disse "Hoje quando falta energia não sei mais o que fazer". Isso também já aconteceu com você?

SEGUNDO DIA

O domingo começou calmo, quando chegamos ao CUCA, me pareceu haver mais pessoas dessa vez. Ao total, foram 200, segundo o Conversa Afiada. O tema da manhã foi Marco Regulatório da Mídia e Conselho Estadual de Comunicação Social, especialmente no Ceará. Aqueles estavam no palco conduzindo a palestra eram o jornalista Altamiro Borges, Tião Simpatia (autor do jingle “Quero Dilma”) e Martônio Mont-Alverne, Procurador-Geral do Município de Fortaleza.

Para começar, tivemos o simpático Tião Simpatia recitando dois belos poemas regionais. Logo depois, ele pegou sua viola e começou a improvisar uma canção no melhor estilo Caju & Castanha. Depois de todos com sorrisos no rosto, começaram os debates. Opiniões pessoais eram jogadas no debate que parecia pegar fogo. Com relação a opiniões pessoais em blogs noticiosos, Altamiro Borges comentou "Precisamos melhorar nosso conteúdo, ainda estamos muito de opinião. Todos querem dar opinião, mas cadê a solução?".

Novamente, a pausa para o almoço foi respeitada e na volta, aqueles que continuaram fiéis ao I Encontro ficaram com a palestra de Marcelo Branco, coordenador da campanha nas redes sociais da candidata Dilma Rousseff nas eleições de 2010. Curiosidade, ele filmou toda a apresentação do Tião Simpatia e, quase imediatamente, colocou-a a disposição no site YouTube para visualização. Branco, palestrou sobre as ameaças das liberdades digitais. Disse que “As redes vêm substituindo tradicionais organizações, como os sindicatos, na mobilização de grandes atos reivindicatórios”. E sobre a neutralização das redes, disse: "A neutralidade da rede é uma rede que não discrimina os pacotes baseados em seu conteúdo."

Marcelo Branco teve seu discurso muito bem aceito e aplaudido, principalmente no Twitter. Ele falou sobre projeto AI-5 Digital de Azeredo, que foi barrado por Lula no FISL, dando origem ao Marco Civil, disse “O Marco Civil da Internet Brasileira inclui o principio de que o acesso à internet consiste em direito fundamental”. Ainda mencionou cultura, copyleft, GPL e Creative Commons.

Ao todo, o I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará foi um sucesso. Serviu como preparativo para a esperança do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, logo mais em junho nos dias 17, 18 e 19. Ficou também a esperança de que haja um Encontro Regional de Blogueiros do Cariri, dito pó um membro da platéia. Então fica a dica para quem possui um blog, sendo progressista ativo ou não, de ir aos próximos encontros.


Leia também:

Todas as regiões do Estado estão representadas no I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará

3 comentários:

  1. Acho que Alana deveria estar representando o Crato, e não Altaneira... mas como o SR. Soares quer insistir em dizer que ela é altaneirense, deixa pra lá...

    ResponderExcluir
  2. Esse Givanildo Gonçalves não segura a Língua mesmo. Acho que é de Família.

    ResponderExcluir
  3. Caro Raimundo, tudo bem?

    Desejo cumprimentá-lo pelo blog e pelo destaque deu ao encontro de blogueiros.
    O vento foi muito importante para articular esse enorme grupo de pessoas que se dedica a transmitir informações e opiniões através da blogosfera.
    Pretendemos organizar novos encontros, regionais e municipais, quando esperamos contar com sua contribuição para o apoio na organziação do evento do Cariri.

    Forte abraço,

    INácio Carvalho

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.