5 de outubro de 2010

Eleições 2008: um pleito histórico

A Eleição de 2008, entrou para a história política de Altaneira por vários motivos. O primeiro foi o fato de que pela primeira vez desde a emancipação política do Município dois candidatos filhos naturais disputaram o pleito.

Clique na imagem para ampliar
A nossa intenção era antecipar essa disputa já para o pleito de 2004, quando provocamos uma reunião do PMDB e decidimos por lançar a candidatura de Delvamberto, inclusive no Boletim Informativo do PMDB (imagem ao lado) lançado em agosto de 2003 foi noticiada esta decisão. 

Naquele informativo foi registrado que era um momento ímpar, pois pela primeira vez na história de Altaneira poderíamos discutir uma candidatura com propostas claras com tempo para trabalhar as alianças.

Outras lideranças do partido manifestaram opinião apoiando a candidatura própria do PMDB em Altaneira.

A decisão do partido foi bem recebida na comunidade altaneirense, no entanto, Delvamberto entendeu que aquele não era o seu momento e apontou os nomes de Mago e Zé David como os mais preparados para a disputa.

No ano seguinte o PMDB decidiu apoiar a candidatura de Zé David (PPS), o PSDB após ampla discussão interna formaliza a candidatura do vereador Antonio Dorival em Coligação com o antigo PFL que indicou o ex-prefeito Chico Fenelon para Vice.

O Resultado da Eleição em 2004 foi o seguinte:
Clique na imagem para ampliar

Poucos dias após as eleições o candidato do PPS, de uma forma não muito honrada volta ao Rio Grande do Norte e o Mago que tinha aceitado concorrer como Vice na chapa desponta como líder natural da oposição. Filiado ao PSB Mago coordena a campanha vitoriosa do Governador Cid Gomes em Altaneira, pela primeira vez um candidato a Governador apoiado pelo Prefeito não sai vitorioso nas urnas locais.

A vitória de Cid Gomes fortaleceu ainda mais o Mago já que o Prefeito Dorival fazia campanha aberta para a reeleição do então tucano Governador Lucio Alcântara.

Em abril de 2008 pesquisa contratada pelas lideranças da oposição apresentava um quadro nada animador para as forças de oposições, na pesquisa espontânea a soma dos três nomes lembrados somava 20% , mas na estimulada nenhum repetia tal percentual, Mago tinha 11% e Delvamberto aparecia apenas com 6% de intenções de voto, vejamos:
(clique na imagem para ampliar) 

Analisando a pesquisa via-se claramente que único pré candidato que tinha condições de crescer era Delvamberto, uma vez que praticamente não tinha rejeições. O Ex-Prefeito Mago ainda tinha restrições dentre os autênticos de oposição,  Zé David era o melhor colocado, mas tinha a maior rejeição, pois tinha a antipatia dos eleitores do Prefeito e de grande parte dos oposicionistas.

A candidatura de Zé David fora descartada de forma natural e nas diversas reuniões já se apontava o Mago como o nome mais provável para enfrentar o Prefeito Dorival, já que Delvamberto descartava a possibilidade de sua candidatura alegando compromisso de apoio ao Mago. O ex-Prefeito João Ivan, rompido com seu pupilo, defendia também a candidatura do Mago, visando uma possibilidade de retomada do poder.


Surgiu então a possibilidade da candidatura própria do PT que foi ganhando força e apoio de lideranças do PMDB que viam no movimento Pro-Mago a ressurreição do Ex-Prefeito João Ivan. A possibilidade de uma terceira via agita o grupo de oposição e provoca a desistência da candidatura do Mago que lança Delvamberto candidato a Prefeito.

A decisão do Mago de apoiar Delvamberto se deu há poucos dias do Congresso Municipal do PSB. O que eles chamam de Congresso nos demais partido é ato meramente burocrático para escolha dos dirigentes partidários. Convenci seu Mundim Presidente do PSB, Mago e Delvamberto a transformar aquele ato simbólico num grande evento.

Adaptamos uma música de Chico Pessoa, cedida a Joãozinho Matias, e gravamos na voz de Fran & Felix, confeccionamos cinco mil panfletos, distribuídos em todos os recantos da cidade, convidando a comunidade para o evento.

Vejamos como estava a SS Casa de Show na noite de 27 de abril de 2008.
Clique na Imagem para ampliar

Por ocasião do Congresso do PSB a Dra. Magdala foi indicada pelo grupo liderado pelo ex-prefeito João Ivan para compor a chapa como candidata a Vice.

Além da coordenação jurídica, cuidaríamos, ainda, do marketing da campanha, para tanto participamos em São Paulo de um curso de marketing político e eleitoral ministrado pelo Prof. Manhaneli, um dos mais renomados marketólogos do Brasil.

Na pré-campanha lançamos o movimento “Delvamberto É PRA VALER” com distribuição de adesivos. A marca pegou, o adesivo virou febre, estava nos cadernos dos estudantes, nos carros e motos e nas fachadas  das casas. Confira o Adesivo: 
Clique na Imagem para ampliar

Iniciamos a organização do Seminário Altaneira Pra Valer, com a distribuição de panfletos, cartazes, painéis e outdoor em toda a cidade. A realização do Seminário foi mais um marco da campanha, pois era a primeira vez que um candidato reunia a comunidade para discutir seu Plano de Governo.

No Seminário recebemos representantes de todas as comunidades e de todos os seguimentos, durante todo o dia debatemos propostas que foram incluídas no Plano de Governo de Delvamberto.
Clique na Imagem para ampliar

Contratamos outra pesquisa após a realização do Seminário e antes da convenção já marcada para o final de junho, uma surpresa, o que muitos diriam coincidências a intenção de votos para Delvamberto foi exatamente a soma do seu percentual com o do Mago no levantamento anterior. 

O prefeito Dorival caiu 6 pontos em relação ao levantamento anterior.
Clique na imagem para ampliar

Analisando os dados da pesquisa percebia-se mais uma vez que a rejeição do Prefeito era alta, beirava aos 40% enquanto a de Delvamberto não atingia nem a metade disso. Outro ponto que despertou nossa atenção foram as respostas qualitativas que apontavam geração de emprego como principal preocupação do eleitorado.

Ora, Delvamberto era o maior empregador do Município e o Prefeito gerava apenas empreguismo na Prefeitura, distribuindo contratos temporários, daí decidimos bater nessa tecla já que o prefeito não tinha credibilidade para novas propostas de empregos, pois seu quadro já estava inviabilizando à administração.

Geração de emprego e renda foi o tema do discurso de Delvamberto com enfoque na sua história de vida, um vídeo com ilustração em quadrinhos mostrava sua história desde o pequeno engraxate até os dias atuais como um dos mais bem sucedidos empresários da região.

Na madrugada do dia da convenção (28/06) acordamos os altaneirenses com uma bateria de fogos e vários carros de som rodavam pelas ruas da cidade tocando a música Vencedor, Nós Estamos Com Você!, da banda Calcinha Preta, a idéia foi de Nágela Pereira, passamos o dia todo entre Crato e Juazeiro para conseguir a música, já que ainda não estava disponível na internet, nem tão pouco havia CD no mercado.

O dia foi um dos mais animados na cidade, a nossa militância estava na rua e as lideranças reforçando convites nos diversos pontos da zona rural. A convenção foi realizada na SS Casa de Shows. Confira como estava a SS Casa de Shows:
Clique na Imagem para ampliar

Encerrada a Convenção fizemos uma grandiosa caminhada acompanhando o pessoal da tradicional Quadrilha da Mangofa até a Chácara de Fabricio e Heloisa, onde assistimos a apresentação da Quadrilha e o forró se estendeu até à madrugada.

A Convenção do PSDB/DEM foi realizada no dia seguinte no Ginásio Poliesportivo, desafiando a lei, os partidos situacionistas realizaram um mini showmício com dois artistas e apresentação de vídeos com obras da Prefeitura. Pelo ato foram multados o candidato e os partidos em R$ 21.000,00 cada.

Confira imagens da convenção demo/tucana extraídas do vídeo do Professor Fabrício Ferraz:
Clique na Imagem para ampliar

Encerramos a pré campanha com três grandes eventos que repercutiram em todo a região, e animaram a nossa militância: o Congresso do PSB (em abril), o Seminário (em maio) e a Convenção (em junho).

Dois dias antes do início da propaganda regulamentar Palito (MegaSom) já tinha providenciado os dois carros de som e Joãozinho (Infocus) os cartazes e os minidoors que chegaram em Altaneira nos primeiros minutos do dia 06 de julho. Confiram:
Clique na Imagem para ampliar

Nas primeiras horas da manhã do dia 06, um domingo, dia de feira em Altaneira, realizamos o nosso primeiro ato de campanha: uma passeata de motociclistas, saindo do Sítio Poças e rodando nas principais ruas da cidades.
Clique na Imagem para ampliar

A pesquisa realizada no dia 10 de julho mostrava que Delvamberto duplicara sua intenção de  votos e o candidato a reeleição perdera exatos 10 pontos nos dois levantamentos. 
Clique na imagem para ampliar

Parte dos indecisos e dos que tinham intenção de anular o voto também migraram para Delvamberto. A pesquisa mostrava que estávamos no caminho certo e precisávamos avançar.

A nossa militância distribuía o material de propaganda nas ruas e na zona rural, enquanto isso a campanha da situação ainda nem sequer começara.

O mês de julho foi dedicado ao planejamento e visitas localizadas em especial aos formadores de opinião de cada região do Município.

No dia 27 de julho realizamos o primeiro Comício que foi antecedido por uma grande carreata com a participação de mais de 100 carros, iniciando no Sítio Poças e passando pelas principais ruas da cidade.
Clique na Imagem para ampliar

O comício no calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Almeida mostrou a como seria a campanha de Delvamberto, com discursos propositivos e baseados em dados e fatos concretos, sem propostas mirabolantes, nem tão pouco demagógicas.

A empolgação da miltância foi outro marco na campanha de Delvamberto desde o início. Confira imagens do Primeiro Comício de Delvamberto.

Clique na Imagem para ampliar
Decorrido o primeiro mês de campanha se fazia necessário uma análise conjuntural das ações para adoção de providências.

No dia 10 de agosto recebemos mais uma pesquisa que confirmava a tendência de crescimento de Delvamberto, mas ele  ainda tinha pouca aceitação na região do sol nascente (Serra do Valério,  Samambaia e São Romão), principal reduto do Prefeito, por outro lado liderava na zona urbana e na região poente (Tabuleiro, Córrego, Taboquinha e Tabocas).

Delvamberto cresceu 4 pontos em relação ao levantamento anterior e o Prefeito caiu 2, a pesquisa confirmava o crescimento da campanha nas ruas, mas precisávamos avançar ainda mais. Confira o levantamento no quadro ao lado. 
Clique na imagem para ampliar

As pesquisas não eram divulgadas, pois para tanto seria necessário registro prévio na Justiça Eleitoral, mas como se a turma do nosso Comitê soubessem do resultado decidiram organizar uma visita ao São Romão. A princípio a coordenação foi contra mas os jovens convenceram Roso Bitu que de imediato organizou uma carreta e centenas de pessoas apareceram para o evento.

A carreata saiu do Comitê Central subiu na Furtado Leite e desceu ao vale, passando pela Vila e encerrando no Balneário do Cieldo. O evento ficou conhecido como a "Invasão do São Romão". No dia seguinte “pipocaram” fotos no Orkut com dizeres invadimos o São Romão.

Confiram fotos da “invasão” do São Romão. 
Clique na Imagem para ampliar

No dia 16 de agosto outro marco na história política de Altaneira, a realização do Comício da Mulheres, organizado pela professora Meirenildes Alencar. Nesse ato as mulheres altaneirense realizaram uma grande caminhada pelas ruas da cidade e um Comício onde discursaram a Dra. Magdala, nossas candidatas a vereadoras e esposas de candidatos e de lideranças.

O ato também foi um desagravo em favor da Dra. Magdala que teve sua candidatura impugnada pela Promotora pelo fato de assinar uma receita médica com o timbre da Prefeitura.
Clique na Imagem para ampliar

O comício das Mulheres foi um dos mais empolgantes da campanha.

No dia 19 de agosto, uma terça-feira, tem início o período da propaganda eleitoral gratuita no rádio. O primeiro programa foi dos vereadores, apresentamos todos os nossos candidatos e candidatas, nos dias seguintes dividimos os candidatos em blocos, de forma que todos desfrutassem de mais tempo para apresentar suas propostas.

A regularização da Comissão Provisória do PMDB nos deu três minutos a mais de tempo no rádio que a coligação adversária, tempo este que foi devidamente aproveitado.

Os programas de rádio eram gravados na Rádio Vale FM em Juazeiros do Norte ancorado por Henrique Vidal e Milene Morais, com participação de Adalberto Amorim e Jota Rodrigues e trabalhos técnico de Geraldo Valério, sob nossa coordenação.

No dia seguinte, 20 de agosto, foi ao ar o primeiro programa de Delvamberto no rádio, onde fizemos um relato de sua vida, sua origem, seus trabalhos, suas conquistas e seus sonhos de desenvolvimento para Altaneira.

Montamos um programa sério, mas com descontração, tocamos os jingles da campanha e apresentamos as primeiras propostas da Coligação Altaneira do Jeito Certo.

No dia 21 de agosto recebemos a visita do Ex-Governador Ciro Gomes que veio emprestar seu apoio a Delvamberto e Dra. Magdala. Mais uma vez o povo veio as ruas e o discurso de Ciro Gomes mostrou que Delvamberto tinha apoio do Governador para realização de seus projetos.

Ciro lembrou  que todos os partidos da base do Governo estavam com Delvamberto e ainda que o Deputado Roque que apoia Delvamberto é amigo pessoal do Governador e pode ajudar muito Delvamberto na Prefeitura.

Foi calorosa a recepção de Ciro Gomes em Altaneira, confira:
Clique na Imagem para ampliar

Parte do discurso de Ciro Gomes foi editada e lançamos no programa de rádio, foi um sucesso.

Encerrando o segundo mes de campanha decidimos realizar o Comício do São Romão. A situação era tensa, pois, o único distrito de Altaneira reunia o maior colégio eleitoral do Prefeito.

Realizamos uma grande Carreata e descemos ao Vale  na noite de 30 de agosto, céu escuro, muita poeira e povo animado.

Realizamos um dos maiores comícios da história da Vila, a recepção foi calorosa. O vereador Jaka foi um dos mais aplaudido pela simplicidade e bom humor. Delvamberto lembrou o caso do Lixão que polui a nascente e os riachos do Vale. Prometeu, se eleito, viabilizar a vinda de uma industria para aproveitar o calcário da região gerando emprego e renda. Lembrou que o São Romão é uma das regiões de mais rica do Município, mas infelizmente não é aproveitada.

Ao finalizar o Comício sentíamos que o povo recebeu a mensagem de forma positiva e que ainda restava esperanças de mudanças no quadro atual.

Confira como estava a Vila do São Romão para ouvir Delvamberto e lideranças:
Clique na Imagem para ampliar

No dia 05 de setembro recebemos mais uma pesquisa de intenção de votos, nesse levantamento o Prefeito caiu apenas um ponto, mas Delvamberto cresceu 4 recebendo votos dos indecisos e dos que dizia que anularia o voto.

O levantamento mostrava ainda que situação na Zona Rural mantinha-se estável o que era realmente preocupante em especial na Serra do Valério e no São Romão.
Por outro lado o crescimento de Delvamberto se deu na Zona urbana, chegamos a conclusão que deveríamos intensificar ainda mais as nossas ações na cidade. 
Clique na imagem para ampliar

No dia seguinte estava agendado o Comício da Juventude evento organizado pelo o Professor Wberlandio e sua equipe. O entusiasmo da juventude altaneirense emocionou os candidatos que sairam em passeata pelas principais ruas da cidade até o local do Comício.

No dia anterior ao Comício da Juventude o Tribunal Regional Eleitoral – TRE julgou em definitivo registro da candidatura da Dra. Magdala. O Dr. Idelgardo Alencar, advogado da Coligação em Fortaleza, anuncou o resultado de sete a zero favorável a Dra Magdala o que causou alvoroço em jovens e adultos.

No seu discurso o advogado Idelgardo Alencar explicou todos os tramites do processo de registro de candidatura da Dra. Magdala e anunciou que por unanimidade o TRE considerou equivocada a impugnação da Promotora de Justiça acatada pela justiça local.

Delvamberto recebeu várias homenagens dos jovens altaneirenses naquela noite especial.
Clique na Imagem para ampliar

Os nossos jovens também dominavam a internet, cada dia aumentava os perfis no site de relacionamento orkut o número 40 seguido do nome dos usuários. No dia seguinte aos atos  da campanha dezenas de jovens apareciam com fotos na rede mundial. Os irmãos Edezyo e Edycler eram os mais antenados representantes de Delvamberto no mundo on line.

 Todas as noites de quintas do mês de setembro Delvamberto realizava uma reunião em locais previamente escolhidos. Os candidatos, lideranças e militancia saiam em caminhada do Comitê Central até o local do evento acompanhados por uma multidão de eleitores.

Essas caminhadas foram denominadas de “arrastão” e quando se terminava uma o povo já queria saber onde seria próximo.

Um dos mais emociantes desses “arrastões” se deu no Conjunto Santa Tereza onde famílias estavam sendo ameaçadas de perder as casas doadas pelo Governo do Estado.

Lá os candidatos não falaram quem falou foi o povo que desabafou suas mágoas do atual prefeito, o destaque foi o técnico em agropecuária Joaquim que contou as razões que motivaram o seu voto em Delvamberto.

Confiram algumas fotos dos “arrastões”.
Clique na Imagem para ampliar

No mês de setembro realizamos mais três comícios nos sítios Tabuleiro, Taboquinha e Serra do Valério.

O Comício da Taboquinha foi um dos maiores da nossa campanha, a previsão era a realização de uma grande carreata, no entanto os carros não foram suficientes para levar todos os eleitores daí os candidatos e lideranças seguiram a pé atrás do último veículo acompanhados de dezenas de eleitores.

Foi na Taboquinha que o empresário Adevaldo Arrais fez seu primeiro discurso de campanha e declarou que Delvamberto era o melhor candidato para Altaneira. Infelizmente não temos imagens dos Comícios da Taboquinha e do Tabuleiro.

O ultimo Comício do mês foi realizado na Serra do Valério para este ato realizamos também outra grande carreata. O povo mais uma vez compareceu e Delvamberto renovou as  suas  propostas de geração de emprego e renda.

Confira as fotos do Comício da Serra do Valério:
Clique na Imagem para ampliar

Os últimos dias de setembro foram dedicados a gravação da propaganda eleitoral no radio, preparamos um programa especial. Esse era os dois últimos programas de Prefeito, pois o ultimo dia era dedicado aos vereadores. Colocamos no ar depoimentos de dois altaneirenses que se deram bem ao lado de Delvamberto. Os dois estavam em São Paulo e voltaram para trabalhar com Delvamberto esse era um tema de um dos jingles de maior sucesso na campanha.

Todos os radialistas que trabalharam na campanha deixaram depoimentos e Delvamberto e Dra. Magdala apresentaram as suas considerações finais e agradecimentos.

Encerramos o programa com a mensagem especial do Presidente Lula a grande surpresa do dia.

Ouça o nosso último Programa no Radio.

Diário do Nordeste em 02/10/2008
Na tarde daquele mesmo dia foram presos em flagrante pela Polícia Federal os presidentes dos dois partidos da Coligação do Prefeito. Um estava abastecendo seu veículo com vale da Prefeitura e o outro estava distribuindo os vales para abastecimentos dos veículos que iriam transportar eleitores para o comício do Prefeito.

A notícia repercutiu em todo o estado do Ceará, pois foi a primeira prisão no estado por crime eleitoral.

A matéria ao lado foi publicada no Diário do Nordeste no dia seguinte.

No comício de encerramento da campanha do Prefeito os presidentes dos dois partidos de sua coligação não estavam presentes, no entanto os oradores ignoraram o fato, numa vã tentativa de esconder as prisões.

No dia 02 de outubro, ultimo dia de campanha, o Governador Cid Gomes veio a Altaneira para demonstrar seu apoio a Delvamberto.

O campo de futebol da AEA lotou naquela manhã ensolarada para receber o Governador Cid Gomes que após o pouso de sua aeronave foi recebido pelas lideranças e segui em caminhada até a Praça Pe. David Moreira.

O Governador lembrou que há dois anos atrás foi recebido naquele mesmo local para falar ao povo de Altaneira num momento em que estava em desvantagens nas pesquisas. Agradeceu a Delvamberto e as lideranças o apoio recebido naquele pleito e pediu o voto de confiança para eleger Delvamberto Prefeito.

Disse que Delvamberto é do seu partido tem apoio pessoal do Governador e que seria muito bom para Altaneira a eleição de um Prefeito parceiro do Governador do Estado.

Cid Gomes falou por cerca de 40 minutos e citou os seus projetos já implementados e que Altaneira seria beneficiada com várias ações governamentais, disse ainda que seria uma grande alegria ver Delvamberto eleito Prefeito de Altaneira.

Após descer do palanque o Governador foi recepcionado pela militância e eleitores de Delvamberto.

Confira as fotos da participação do Governador Cid Gomes na Campanha de Delvamberto:
Clique na Imagem para ampliar

No mesmo dia à noite estava agendado o Comício de encerramento da Campanha de Delvamberto e Dra. Magdala.

Mais uma vez a concentração se deu em frente a SS Casa de Shows de onde candidatos, lideranças e eleitores seguiram em caminhada pelas principais ruas da cidade até o Calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Almeida.

A abertura do Comício foi a exibição de um vídeo produzido por Fabricio e Heloisa da Copy Art´s com os melhores momentos da campanha e depoimentos de lideranças e pessoas da comunidade que acreditavam que Delvamberto era o melhor para Altaneira. Delvamberto emocionado agradeceu a equipe Copy Art´s e a todos que colaboraram com seu Marketing que considerou digno de cidade grande. 

As principais lideranças discursaram e contamos ainda com o depoimento do Presidente da CDL do Cariri, Geraldo Pinheiro, que falou sobre o empreendedorismo de Delvamberto.

Delvamberto, ao lado de esposa e filhos, agradeceu o apoio que recebeu nas ruas, nas residências e em todos os recantos, disse que se sentia um vencedor, pois, conheceu uma outra Altaneira que não conhecia, sentiu de perto os problemas do povo e finalizou que se eleito, faria o impossível para amenizar as dificuldades da população altaneirense.

Agradeceu, ainda, aos demais membros da família, as lideranças políticas que emprestaram apoio e em especial a sua vice a Dra. Mary Magdala.

O comício da noite do dia 02 de outubro foi um dos maiores da história política de Altaneira, confira:
Clique na Imagem para ampliar

No tarde do dia 03 realizamos uma pequena reunião da residência de Eles Pio para analisarmos a ultima pesquisa da campanha. O gráfico mostrava que Delvamberto oscilou para cima e o Prefeito para baixo, mas ambos na margem de erro.

Convertendo os pontos percentuais em votos chegamos a conclusão que a eleição seria decidida na cidade, uma vez que na região da Samambaia, São Romão e Serra do Valério o Prefeito ganhava com uma maioria de 400 votos, enquanto Delvamberto ganhava da região do Tabuleiro e Taboquinha com 120 votos.
Clique na Imagem para ampliar
Informações reservadas nos davam conta de que a turma do Prefeito contava com uma maioria de 300 votos, uma vez que acreditavam que ganhavam na região do São Romão/Samambaia/Serra com 500 votos, perdiam apenas com 100 na cidade e na região da Taboquinha/Tabuleiro.

Seu Chico de Arthur disse que acreditavam mais no nosso levantamento, pois representava um pouco melhor a realidade, no entanto teríamos que trabalhar com afinco nos últimos dois dias para retirar a diferença que acreditava girar em torno de 100 votos.

Apresentei a minha análise da pesquisa (confira rascunho abaixo)  nos seguintes termos :

Clique na Imagem para ampliar

Considerando os últimos índices de abstenção apostei que o numero de eleitores faltosos ficariam em 10% ou seja 530 eleitores, daí seriam apurados 4.770 votos. 

Cada ponto percentual na pesquisa representaria, portanto, um grupo de 48 votos.

A pesquisa apontava 48% para o Prefeito, ou seja, 2.304 votos e 46% para Delvamberto o que representava na teoria 2.112 votos, dessa forma na antevéspera da eleição a pesquisa apontava uma diferença em favor do Prefeito de 192 votos.

Os 6% de indecisos que representaria, em tese, 288 votos, em minha opinião seria igual aos brancos e nulos. O voto nulo na maioria dos casos é voto errado em face da dificuldade do eleitor em teclar na urna eletrônica. Na pesquisa brancos e nulos só aparecia com 2%, mas o percentual sempre gira em torno de 5 pontos.

Desconsiderando brancos e nulos a nossa aposta era que seriam apurados 4.500 votos válidos, como deveríamos levar em conta que delvamberto perderia uns 50 votos por erro, deveríamos conquistar 200 votos em dois dias, para ganharmos as eleições.

Todos ficariam em silêncio até que Rigoberto Rufino afirmou que era possível, sendo colaborado por Elles Pio. Afirmei que ganharíamos a maioria dos indecisos com a movimentação da militância e poderíamos ganhar vários eleitores desgostosos como o Prefeito se ele não cumprisse os compromissos de última hora.

Ficou decidido então que Dariomar e sua equipe iriam vigiar o Prefeito para evitar a distribuição de dinheiro nas 48 horas antes da votação.

Delvamberto e as lideranças tentariam conquistar o máximo de votos possíveis enquanto faríamos mais uma reunião com os fiscais para evitar possíveis fraudes no processo de votação.

Realizamos naquela noite a segunda reunião com os fiscais, todas as comunidades estavam representadas, uma vez que nossos fiscais seriam escolhidos dentre os moradores de cada localidade.

Foi uma reunião bastante proveitosa, passamos as orientações necessárias, apresentamos os nossos delegados da coligação, distribuímos o Kit do Fiscal contendo, camisa vermelha, credencial, manual do fiscal, relação das Sessões e  agenda de telefones dos delegados, advogados e principais lideranças da Coligação. 

Ao final da reunião nossos fiscais estavam motivados e cientes do grande papel que iriam desenvolver no dia das eleições. Uma frase estava na cabeça de todos: "uma boa fiscalização não ganha eleição, mas evite que seu candidato perca".

Saímos todos juntos às 22h da SS Casa de Shows após um lanche reforçado com a presença de Delvamberto e Dra Magdala.

Infelizmente não temos fotos da reunião com os fiscais.

Enquanto a equipe do Prefeito usou nos últimos dois dias de campanha músicas de duplo sentidos e pejorativas, colocamos em todos os carros de som da campanha para divulgação das mensagens de Cid, Ciro e Lula e, ainda, o agradecimento final de Delvamberto. As mensagens foram espalhadas em todos os cantos da cidade, vários amigos colocaram seus carros e as pessoas procuravam CD para tocar em suas casas. Era difícil um ponto da cidade em que não se ouvia as mensagens de Delvamberto, Ciro, Cid e Lula.

O efeito era sentido nas ruas, os eleitores mais velhos recebiam a nossa mensagem enquanto criticavam os abusos cometidos pelos jovens simpatizantes da candidatura da situação local.

A noite de sábado foi uma agitação total, motos seguiam os carros das lideranças por todos os lados, uma distração ideal para que Wberlandio e sua turma colocassem em prática a nossa tática final, o que seria percebido no dia seguinte.

O domingo em Altaneira estava amarelo, no sentido literal da palavra. Em todas as ruas, em todos os locais de votação o que se viam eram eleitores de todas as idades com camisas amarela estampado o 40 vermelho na frente e nas costas. O nosso eleitor estavam alegre, rapidamente se formavam aglomerações o que deixava irritadas a lideranças da situação, eles não conseguiam esconder o semblante da derrota.

Confiram como amanheceu Altaneira no dia 03 de outubro de 2008:

Clique na Imagem para ampliar

Não foi constatado nenhum problema na votação, os nossos fiscais entenderam a mensagem repassada e trabalharam com vigor, disponibilizamos em todos os locais de votação da cidade um Advogado para dar suporte jurídico aos fiscais, além de que permaneceram de plantão um Advogado na sede da Coligação e outro na Unidade Policial.

O dia transcorreu normalmente o povo de amarelo continuava nas ruas e pouco antes das 17h. já se encontrava mais de uma centena de eleitores em frente a sede da Coligação onde faríamos a totalização dos votos.

Às 17:08h. chega o primeiro Boletim de Urna da escola Santa Tereza é a da Seção 005 o resultado foi o seguinte: Delvamberto – 105; Dorival – 82; Brancos – 02 e Nulos – 16; Alguém grita: “primeira urna maioria de 24”. Foi uma gritaria enorme a rua estavam tomada pelo povo, que gritava o nome de Delvamberto.

As 17:15 soltamos a primeira parcial, totalizados 4 BU´s a maioria de Delvamberto era de exatos 100 votos, confira:
Os BU´s chegavam e a maioria aumentava o que deixava todos na eufóricos, a cada grupo de 4 BU´s divulgávamos uma parcial.

Totalizamos todos os BU´s da cidade a maioria de Delvamberto na cidade foi de 255 votos, 50 a mais que indicava a ultima pesquisa.

Com a chegada dos BU´s do Tabuleiro e Taboquinha a maioria de Delvamberto aumentou para 353 votos, confira:
Restavam apenas as urnas onde o Prefeito detinha a maioria absoluta dos votos, mas o povo comemorava na rua, na sala de totalização havia uma preocupação grande, principalmente pelos que acompanhavam as pesquisa, uma vez que na última dava ao Prefeito uma maioria de 400 votos na região.

Esperamos cerca de 20 minutos pelos BU´s, restantes, o primeiro a chegar foi o da Samambaia, perdemos lá com por 27 votos a maioria cai para 326 votos. O Vereador Devaldo Nogueira afirmou que o resultado foi positivo, pois o Prefeito contava sair de lá com 30 votos na frente.

O comentário do Vereador foi motivo para outra gritaria e fogos, ligamos pra Delvamberto que aguardava o resultado na chácara de Ariovaldo, mas ele não se animou, pois acreditava que essa diferença seria tirada na Serra do Valério e São Romão.

Pouco antes das 18h. Paulo chega com os 3 BU´s do São Romão o resultado foi seguinte: Dorival - 414; Delvamberto - 173; a nossa maioria cai para apenas 85 votos

Ninguém entendia o atraso do BU da Serra do Valério, os boatos começaram a chegar, uns davam contada que a maioria do Prefeito era 80 votos outros diziam 100, o certo que  o nosso povo estavam comemorando e o deles triste.

Um militante gritou que viu o Prefeito entrar chorando na residência do Pai dele, outro disse que viu os carros dos parentes do Prefeito e lideranças descendo para o Crato, cada boato aumentava a alegria do povo e nada do BU da Serra chegar.

Pouco depois das 18h. Humberto do PT chega com o BU da Serra do Valério e foi logo dizendo: perdemos por 100”. Um silêncio fúnebre dominou o ambiente dava pra ouvir o som do teclado ao digitar o resultado. Perdemos a eleição por 15 votos.

O povo não saia da rua, ao contrário, cada minuto chegava mais eleitor e lideranças, comunicamos a Delvamberto o resultado e em poucos minutos ele compareceu e em cima de uma cadeira agradeceu ao povo pela expressiva votação e assumiu o compromisso de continuar na luta por melhores condições de vida para seu povo. 

O povo voltar a gritar e cantar e levaram Delvamberto nos ombros até o calçadão onde a aglomeração aumentou. A comemoração de nosso povo aumentou a certeza da derrota deles, pois, segundo informações eles não tinham o resultado da Taboquinha, onde acreditavam que perdiam com mais de 80 votos.

Continuamos com a totalização, pois a preocupação de Delvamberto agora era a eleição dos vereadores, sabíamos que elegeríamos 4 vereadores, mas havia a expectativa da quinta vaga em face da cassação do registro da candidatura do Ex-Presidente Raimundo Rufino pelo TSE, o que não se confirmou, elegemos apenas 4 vereadores, Deza, Devaldo, Lélia e Flavio.

Confira o resultado oficial:

Delvamberto pediu ao povo que ainda estava nas ruas para recolher-se as suas residências para evitar confronto, pois os vencedores tem direito de comemorar.


A turma do prefeito fez um tímida comemoração com discursos inflamados.

No início de dezembro Delvamberto fez uma festa na SS Casa de Show para agradecer a expressiva votação que recebera nas urnas e reafirmou o compromisso de continuar na luta ao lado do povo de Altaneira.

Antes da festa houve uma caminhada saindo da residência de Delvamberto, o povo gritava e cantava como se ainda estivesse em campanha.

A eleição de 2008 foi uma grande lição, um confronto entre a força da máquina administrativa da Prefeitura contra as propostas e a história de jovem empresário que foi chamado ao dever cívico de defender seu povo.

A eleição de 2008 reacendeu a chama da liberdade e da esperança, via-se claramente a possibilidade real do povo tomar o poder municipal de forma legítima e democrática. Mostramos o caminho, o tempo dirá quem tem razão.

Plagiando meu amigo Antonio Vicelmo, E era Só.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.