31 de julho de 2023

Ministra e presidente da Funai atendem Chamado do Cacique Raoni

O evento de lideranças indígenas foi realizado na Aldeia Piaraçu, em Mato Grosso (Foto: Foto: Kamikia Kisedje)

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara  e presidente da Funai, Joenia Wapichana participaram ontem do "Chamado do Cacique Raoni", evento de lideranças indígenas que foi realizado no final de semana na Aldeia Piaraçu, no Mato Grosso. Na oportunidade, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), aprovou os estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhnore, localizada no Pará e Mato Grosso.

"Esse homem que há anos luta para defender nossos parentes, nossas terras e nossa cultura recebeu um grande presente no dia de hoje: a Funai aprovou os estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhnore (...) é considerado um local sagrado para os povos de ocupação tradicional Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (conhecidos como Kayapó)", afirmou a ministra em publicação. As terras a serem demarcadas são também originárias de Raoni, que é Kayapó.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, ressaltou a importância de regularizar as terras indígenas: "É nossa missão institucional reconhecer as terras indígenas. A delimitação é um dos principais atos dentro do processo de regularização da terra indígena. Seguimos na luta para a conclusão dessa regularização".

O principal assunto tratado no evento foi o Marco Temporal. Esta foi a segunda vez que Raoni reúne lideranças no Mato Grosso. A primeira ocorreu em janeiro de 2020, antes da pandemia da covid-19, e resultou no Manifesto do Piaraçu — uma carta de compromisso das lideranças.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

No G20, Marina Silva afirma que desmatamento da Amazônia diminuiu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.