12 de dezembro de 2010

Papa oficializa beatificação de Irmã Dulce

O Papa Bento XVI reconheceu oficialmente o processo que legitima um milagre da religiosa Irmã Dulce. O decreto assinado pelo pontífice formaliza a beatificação da religiosa brasileira.

Irmã Dulce é, agora, a primeira beata da Bahia, ficando apenas a um passo da canonização, quando será considerada santa, embora, no coração dos baianos, Irmã Dulce já tenha sido conduzida aos altares. Para ser canonizada, será necessária a comprovação de mais dois milagres, que, também deverão ser reconhecidos pelo Vaticano. A Igreja já reconheceu que a religiosa curou uma sergipana que havia sido desenganada pelos médicos durante o parto após sofrer uma hemorragia.

"Mesmo não sendo uma surpresa, pois esperávamos a assinatura do papa até o dia 15, ficamos muito felizes, esse é um dia de muita alegria para nós. Agora, podemos começar a preparar uma festa para os devotos de Irmã Dulce, como ela merece", afirmou a superintendente da Obras Sociais de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes.

A data prevista para a festa, que ainda depende da aprovação do Vaticano, é o dia 22 de maio de 2011, um domingo, dia dedicado a Santa Rita de Cássia. Com expectativa de um público estimado em 50 mil pessoas, a cerimônia, que deverá ser presidida por D. Geraldo Majella Agnelo, será realizada no Parque de Exposições, em Salvador.

Maria Rita
já tem audiência marcada com o governador Jacques Wagner (PT) na próxima semana, para discutir a ajuda financeira e de logística que espera receber do Estado para as comemorações.

A disposição do Vaticano de transformar o Anjo Bom da Bahia, como a freira ficou conhecida no Brasil, em beata foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, D. Geraldo, no dia 27 de outubro, mês em que o Vaticano reconheceu um milagre ocorrido por intercessão da freira.

Faltava apenas a assinatura do Papa Bento XVI autorizando o processo, que foi iniciado em janeiro de 2000, pelo próprio D. Geraldo. Desde junho de 2001, o processo tramitava na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano
.

Com informações o Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.